sexta-feira, 9 de março de 2018

3 Reflexão – Quando a amizade atrapalha a Obra de Deus




Texto: Sucedeu, pois, que, morando Davi já em sua casa, disse Davi ao profeta Natã: Eis que moro em casa de cedros, mas a arca do concerto do Senhor está debaixo de cortinas. Então, Natã disse a Davi: Tudo quanto tens no teu coração faze, porque Deus é contigo.
Mas sucedeu, na mesma noite, que a palavra do Senhor veio a Natã, dizendo: Vai e dize a Davi, meu servo: Assim diz o Senhor: Tu me não edificarás uma casa para morar (II Crônicas 17.1-4)
INTRODUÇÃO – Amizade (substantivo feminino / sentimento de grande afeição, simpatia, apreço entre pessoas ou entidades – ver Dicionário Aurélio). A amizade é algo maravilhoso e significativo para nosso desenvolvimento pessoal.
 Até a Bíblia dá conta de pessoas a quem DEUS chamou de amigas (Moisés e Abraão/ Êxodo 33.11; Números 12.7-8; Isaías 41.8). O Deus filho (o Senhor Jesus) também não ficou para trás, pois o Evangelho de João nos dá conta da declaração de amizade dele para com os discípulos (João 15.15).

Podemos e devemos adquirir manter e conservar o máximo de amizades possíveis no nosso convívio diário, mas todo cuidado é pouco quando essas amizades começam a atrapalhar nossos critérios de “escolhas, pregações e administração” da obra de Deus. Não podemos misturar nossas amizades como nossas decisões à frente da obra do Senhor.

Contudo isso não quer dizer que não podemos aceitar conselhos de amigos sábios para ajudar-nos a conduzir o rebanho ou mesmo administrar bem a obra. Exemplo clássico é Moisés sendo aconselhado pelo seu sogro (amigo) Jetro (Êxodo 18.13-24). Existem momentos que o Pastor, Pregador ou qualquer um que lidere a obra do Senhor pode e deve pedir um sábio conselho para ajuda-lo em momentos difíceis, mas tomando o devido cuidado de não abandonar a voz de Deus para ouvir a dos amigos; pois isto é muito perigoso.

Ouvindo vozes estranhas a de Deus

Exemplo clássico é o citado no texto base dessa reflexão. Quem não lembra a disposição e boa vontade de Davi em construir um templo ao Senhor, para tirar a Arca da Aliança (SÍMBOLO DA PRESENÇA DE DEUS), que até então habitava em tendas?

Ele então chama o seu amigo e profeta Natã para comunicar seu desejo e aquilo que ele julgava ser a vontade de Deus no seu coração. Quando o profeta ouve o Rei, de imediato dá sua aprovação, sem ao menos perguntar se era ou não aquilo que o Senhor queria.

De imediato a voz do Todo Poderoso fala ao profeta repreendendo-o pela sua autorização a Davi, sem que o Eterno fosse consultado (leia todo o texto para entender melhor).

Esse foi um caso clássico em que a amizade falou mais alto numa decisão administrativa da Obra do Senhor e a voz de Deus “quase” foi ignorada. Ainda bem que Natã era totalmente sensível à voz do Senhor para fazer a correção daquele equivoco em tempo hábil, senão o Rei Davi tinha entrado numa fria e o povo de Deus sofreria terrivelmente.

Hoje em dia, meus amigos, não está muito diferente em algumas Igrejas que conhecemos. Várias decisões estão sendo tomadas, pessoas colocadas em cargos, outras consagradas, algumas afastadas não por determinação de Deus, mas por opiniões de colegas e amigos que muitas vezes pensam de forma totalmente contrária à vontade de Deus.

Quando a Igreja iniciou suas atividades lá em Jerusalém, Damasco, Antioquia etc. quem decidia as regras e escolhia pessoas era o Espírito Santo (Atos 13.2), mas já não posso dizer o mesmo hoje em dia.

Temos inúmeras pessoas vocacionadas e chamadas por Deus sentadas nos bancos de nossas Igrejas, pois foram rejeitadas não pelo Senhor, mas pela “sugestão” de amigos do líder. Sim, essa é a verdade. Quantas pessoas poderiam estar assumindo posições estratégicas na Obra do Senhor, mas estão mofando nos bancos porque o Pastor não vai com a cara delas, ou simplesmente porque “aquele amigo” lhe falou enquanto comiam uma pizza: Você vai colocar aquela pessoa? Você não acha que ele (a) é totalmente despreparado (a) para essa função?

Assim a obra do Senhor vai sofrendo nas mãos de pessoas despreparadas e mal escolhidas, pessoas essas a quem o Senhor não chamou àquela função, mas que foram colocadas à força, sem que Deus fosse consultado.

Isso sem falar que quando a Igreja vai escolher uma pessoa para qualquer função, o caminho correto é a “oração” para que o Senhor guie àquele ou aquela que ele quer e não o que nós queremos como se fôssemos os donos da Igreja. Tem pastor que esquece que Deus o colocou a frente da obra apenas como mordomo (administrador) e não como dono da obra. O único dono da Igreja é JESUS CRISTO O SENHOR.

Não devemos em tempo algum ignorar o comando do General (Jesus) à frente da congregação, sob-risco de desagradar o Espírito Santo e causar enormes prejuízos ao bom andamento do trabalho.

Isso sem falar que quando ignoramos o comando do General, nós entristecemos o Espírito Santo e extinguimos seu trabalhar em nosso meio. De nada adianta orar e buscar a Deus dia e noite, se estamos tomando as decisões erradas e desprezando as pessoas, baseados em nossos falsos critérios de avaliação.

Conclusão – Lembre-se que Jesus aquele que morreu na cruz é o único “dono da Igreja”. Nós, somos apenas seus mordomos a administrar de acordo com o talento que ele nos confiou. Quando esquecemos o nosso lugar, causamos enormes estragos ao trabalho do Senhor e destruímos vidas que ele salvou com o seu sangue precioso na cruz do Calvário.

                  Do vosso conservo em Cristo,

                           João Augusto de Oliveira



3 comentários:

  1. Jesus como é bom e emportante ter pessoas guiadas pelo espirito Santo d Deus para fala comigo assim na palavra. Tudo isso acontece na minha congregação. O pastor confiou a obra a duas missionaria e elas fazem o que quer e diz que orou e elas concordaram em fazer o que elas dizem que foi permissão de Deus. Mais eu lendo aqui o senhor abriu minha mente.

    ResponderExcluir
  2. Jesus como é bom e emportante ter pessoas guiadas pelo espirito Santo d Deus para fala comigo assim na palavra. Tudo isso acontece na minha congregação. O pastor confiou a obra a duas missionaria e elas fazem o que quer e diz que orou e elas concordaram em fazer o que elas dizem que foi permissão de Deus. Mais eu lendo aqui o senhor abriu minha mente.

    ResponderExcluir
  3. Obrigado querida irmã pelo reconhecimento da vontade de Deus nessa postagem. Sinta-se sempre a vontade para ler, comentar, sugerir e orar por esse servo do Senhor... Paz

    ResponderExcluir

 

A voz da Palavra Profética Copyright © 2011 - |- Template created by Jogos de Pinguins