PRIMEIRO TRIMESTRE DE 2015
OS DEZ MANDAMENTOS: valores divinos para uma sociedade em constante mudança
COMENTARISTA: ESEQUIAS SOARES DA SILVA
COMENTÁRIOS - EV. CARAMURU AFONSO FRANCISCO
ASSEMBLEIA DE DEUS - MINISTÉRIO DO BELÉM - SEDE - SÃO PAULO/SP
HINOS SUGERIDOS: 124, 131, 407.
ESBOÇO Nº 4
LIÇÃO Nº 4 – NÃO FARÁS IMAGENS DE ESCULTURA
O segundo mandamento proíbe qualquer uso de bens materiais para adoração.
INTRODUÇÃO
- Na sequência do estudo dos dez mandamentos, analisaremos o segundo mandamento, que proíbe fazer imagens de escultura.
- O segundo mandamento proíbe qualquer uso de bens materiais para adoração.
I – QUAL É O SEGUNDO MANDAMENTO
- Na sequência do estudo dos dez mandamentos, analisaremos o segundo mandamento, que proíbe fazer imagens de escultura.
- Consoante vimos na lição anterior, a divisão dos dez mandamentos é feita diferentemente entre os estudiosos das Escrituras Sagradas. Os mestres judeus costumam considerar como primeiro mandamento o que é, na verdade, o prefácio dos mandamentos, a apresentação de Deus como sendo o único Deus e Aquele que havia tirado o povo de Israel da escravidão do Egito (Ex.20:2; Dt.5:6), algo que não é adequado, já que se tem aqui qualquer preceito, mas uma introdução.
- Vimos, também, que Agostinho apresentou, em alguns de seus escritos, uma “fórmula catequética” em que considera como primeiro mandamento “adorar a Deus e amá-l’O sobre todas as coisas”, fórmula que foi seguida pela Igreja Romana, sendo adotada tanto no Catecismo Romano, elaborado após o Concílio de Trento (1545-1563) em 1566, que foi convocado precisamente para combater a Reforma Protestante, como no atual Catecismo da Igreja Católica, que data de 1992, fórmula esta bastante conveniente para os propósitos do Romanismo, uma vez que reúne no primeiro mandamento o conteúdo de Ex.20:3-5 e Dt.5:7-9, “ocultando”, então, a proibição do uso de imagens de escultura, algo que é praticado por aquele segmento da Cristandade.
Na minha opinião, a Imagem mais adorada pelos Cristãos e não Cristãos é a Imagem do Dinheiro.! Pois, Imagens de gesso apenas fortalece um pouco a Fé dos que precisam se agarrar em suportes para conservar a Fé. Porém, o Dinheiro com o seu poder de consumo é o mais Idolatrado, pois, sua Imagem representa o Poder, as Vaidades e tudo o que o Poder do Mundo pode oferecer. É bom lembrar que existem centenas de tipo de Idolatria que não são Imagens de Gesso, tais como: Adorar cantores, Artistas, Atores...etc.. Na Verdade, o homem Adora a Deus com a sua boca, mas, as suas Ações provam que em seu coração adoram mesmo é ao Poder do Deus Dinheiro que é a Imagem de todas as Glórias que o Mundo oferece.
ResponderExcluirQuerido obrigado pela sua participação neste “Blog”. Concordo plenamente com você quando você diz que a “idolatria” não se restringe necessariamente a “confecção de imagens”, encontramos muitas formas de idolatria como ao dinheiro, a fama, cultura etc. e também sabemos que toda e qualquer forma de idolatria é perniciosa e um grave pecado contra Deus. Isso porém, não quer dizer que a confecção de imagens deixe de ser pecado e idolatria e uma afronta grave contra Deus. Ouçamos a voz da Bíblia e o que ela tem a dizer sobre a idolatria:
ResponderExcluir•
Êxodo 20:1-6
Salmos 115:1-8
(Bíblia Católica – Livro de Sabedoria cap 13)
Fica com Deus,
João Augusto