quarta-feira, 14 de março de 2018

0 É relevante o cessacionismo?





E estes sinais acompanharão aos que crerem: em meu nome expulsarão demônios; falarão novas línguas;  pegarão em serpentes; e se beberem alguma coisa mortífera, não lhes fará dano algum; e porão as mãos sobre os enfermos, e estes serão curados (Marcos 16.17-18).

Porque a promessa vos pertence a vós, a vossos filhos, e a todos os que estão longe: a quantos o Senhor nosso Deus chamar (Atos 2.39).

“Jesus Cristo é o mesmo, ontem, e hoje, e eternamente”. (Hebreus 13:8)

Segui o amor, e procurai com zelo os dons espirituais (1 Coríntios 14:1ª)

INTRODUÇÃO – Cessacionismo (O cessacionismo é a visão de que os "dons milagrosos" de línguas e cura cessaram, ou seja, que o fim da era apostólica trouxe um fim aos milagres associados a esse período. A maioria dos cessacionistas crê que, embora Deus possa e ainda faça milagres hoje, o Espírito Santo não mais usa indivíduos para realizar sinais miraculosos).

Eu já escrevi algumas postagens acerca do cessacionismo e a elaboração de mais uma pode até parecer redundante, mas acredito ser relevante. Não estou aqui para “declarar guerra” aos nossos irmãos que creem no “cessacionismo”, porém, como estudante da Bíblia não posso calar a minha voz, diante de alguns ataques massivos que têm como alvo àqueles que acreditam no “continuísmo dos Dons Espirituais”.

Cessacionismo – Um pensamento desconexo

Particularmente não vejo conexão entre o texto bíblico e as ideias cessacionistas. Acredito que os que defendem tal crença devem fundamentar suas ideias em outros livros, não na Bíblia Sagrada.

Podemos examinar com calma toda a Bíblia, principalmente o Novo Testamento e acima de tudo as “cartas paulinas” e jamais conseguiremos provar “sem sombra de dúvidas” que os Dons de Deus cessaram com o fim da era apostólica e a completude no cânon das Escrituras Sagradas.

Quando, porém, vier o que é perfeito, o que é imperfeito desaparecerá (1 Coríntios 13:10). Esse é um dos textos mais usados pelos defensores do fim dos Dons com a completude da Bíblia. Alegam que era propósito de Deus fazer cessar o Dom de Línguas e as operações miraculosas (o que é imperfeito), tão logo a Bíblia (o que é perfeito) estivesse completa.

Mas de onde tiraram eles essa interpretação estapafúrdia? Onde no contexto de I Coríntios 13 ou da Carta em si, nos outorga autoridade para fazer tal afirmação? Pelo contrário, lendo o contexto observamos que o que é “PERFEITO” na colocação de Paulo é a Vida Eterna nos Céus de Glória e não o fim da composição dos Livros Neotestamentários.

Agora, pois, vemos apenas um reflexo obscuro, como em espelho; mas, então, veremos face a face. Agora conheço em parte; então, conhecerei plenamente, da mesma forma como sou plenamente conhecido (1 Coríntios 13:12).

Quando o veremos face a face, senão no céu? Quando o conheceremos plenamente senão quando chegarmos lá? Essa e a ideia do apostolo Paulo de QUANDO VIER O QUE É PERFEITO e não a completude da Bíblia.

Quando a Igreja chegar aos céus os Dons Cessarão, pois lá não precisaremos falar em “línguas estranhas” visto que todos falaremos a mesma língua;

Quando chegarmos ao céu não mais precisaremos profetizar, pois o Deus dos profetas falará diretamente conosco;

Quando chegarmos aos céus não mais precisaremos dos Dons de Curar, pois todos terão saúde perfeita e serão sarados diretamente pelo próprio Deus.

NO entanto, enquanto estivermos “aqui nesta terra” os Dons e as operações sobrenaturais de Deus continuarão, pois ele usará seus servos como canal para mostrar o seu grande poder e assim, ser glorificado.

Se acreditarmos na “interpretação cessacionista” de I Co 13.10, seremos obrigados a admitir que ela entra em conflito direto com outras passagens significativas, como por exemplo Atos 2.39, Marcos 16.17-18 e I Co 14.1ª; entre outras. Sabemos que a Bíblia é harmônica em sua interpretação, portanto se uma passagem entrar em conflito com outras, devemos rever urgentemente nossa hermenêutica.

Yaweh, O Deus que opera milagres

Em toda a Bíblia encontramos as grandes operações de Deus, mesmo antes do período apostólico. Se os “sinais” autenticavam a pregação dos apóstolos, então porque Deus estava operando no Antigo Testamento de forma tremenda?

Ele operou através de Abraão, Isaque e Jacó, Moisés (sinais poderosos no Egito e no deserto) e através dos profetas. Basta ler de forma simples a Bíblia e nos encontraremos face a face com um Deus de milagres.

Deus sempre operou milagres e sempre os operará enquanto não vier o que é “perfeito”, pois essa foi a sua maneira de relacionar-se com as suas criaturas, mostrando assim a sua total superioridade e dignidade de ser temido e adorado.
Deus operou grandes milagres durante o ministério do Senhor Jesus na terra e todo o período apostólico.

Mesmo não estando na Bíblia podemos pesquisar e ver como Deus continuou distribuindo Dons e operando milagres, mesmo havendo cessado o período apostólico. Haja vista o que ele fez no século XIX e XX através de homens como Smith Wigglesworth e William Seymour.

CONCLUSÃO - Agora se você não consegue crer no Poder do Deus a quem você afirma servir, pelo menos não o afronte dizendo que ele não usa mais ninguém e que, portanto toda a operação sobrenatural cessou. Pois fazendo isso você afronta a santidade de Deus e entristece o Espírito Santo, pregando algo que ele nunca imprimiu no texto bíblico. Isso sem falar que gera contendas desnecessárias e mancha o nome da Igreja de Cristo na terra.

Na paz de Cristo,

                   João Augusto de Oliveira

0 comentários:

Postar um comentário

 

A voz da Palavra Profética Copyright © 2011 - |- Template created by Jogos de Pinguins