quarta-feira, 21 de março de 2018

0 7 Perguntas sobre o inferno




  João Flávio Martinez 


01) – Como era o Hades dividido antes de Cristo?
Lc 16.19-31 encontramos três subdivisões: O local dos remidos, o local dos perdidos e o abismo.
02) – A onde está o Paraíso hoje?
Sobre o assunto, diz o apóstolo Paulo: “…Quando ele subiu às alturas, levou cativo o cativeiro, e concedeu dons aos homens. Ora, que quer dizer subiu, senão que também havia descido até às regiões inferiores da terra?” (Ef 4.8,9). Entende-se, pois, que Jesus, ao ressuscitar, levou para o Céu os crentes do Antigo Testamento que estavam no “seio de Abraão”, conforme ele prometera em Lucas 16.22. O apóstolo Paulo foi ao Paraíso, o qual está no terceiro Céu (2Co 12.1-4). Portanto, o Paraíso está agora lá em cima, na imediata presença de Deus. Não em baixo, como dantes. A mesma coisa vê-se em Ap 6.9,10, onde as almas dos mártires da Grande Tribulação permanecem no Céu, “debaixo do altar”, aguardando o fim da Grande Tribulação, para ressuscitarem (Ap 20.4) e ingressarem no reino milenial de Cristo.
03) As Testemunhas de Jeová afirmam que Inferno significa sepultura – mas Jesus poderia usar outra palavra grega no lugar de Hades?
Sim, ele poderia ter usado a palavra Mnema, que é apropriada para sepultura. O Pr. Natanel Rinadi siz o seguinte: Seol-Hades indica o lugar da alma, enquanto o corpo vai para a sepultura (em hebraico keverkevurah e, em grego taphosmnema mnemeion).
04) Por que a ressurreição, se as almas já estão no céu e no inferno?
Os salvos para receber um corpo incorruptível e muito especial – leiamos: E há corpos celestes e corpos terrestres, mas uma é a glória dos celestes e outra a dos terrestres (I Co 15.4) – Deus quer que experimentemos a glória desse novo corpo. O corpo de Adão, antes da queda, já era muito superior ao nosso, e se ele tivesse comido da árvore da vida, com certeza, ele transformaria seu corpo num semelhante aquele da ressurreição de Cristo ou naquele descrito em I Co 15. Com certeza, Deus quer que sintamos algo superior ao que os próprios anjos sentem no seu dia a dia, caso contrário não receberíamos um corpo tão especial.
Quanto aos perdidos, vão receber seus corpos para serem plenamente castigados na Geena eterna (Ap 20 e Ap 14).
05) O que é ressurreição ? A alma vem do céu e do inferno e entra novamente no corpo?
Um dos pais da igreja, Justino Mártir (100-165 d.C.) disse claramente: “A ressurreição é a ressurreição da carne que morre”.
A ressurreição dos salvos: Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro. I Ts 4.16
A ressurreição dos perdidos: E deu o mar os mortos que nele havia; e a morte e o inferno deram os mortos que neles havia; e foram julgados cada um segundo as suas obras. E a morte e o inferno foram lançados no lago de fogo. Esta é a segunda morte. E aquele que não foi achado escrito no livro da vida foi lançado no lago de fogo. Ap 20.13-15
06) Minha duvida é: como um Deus de amor vai proporcionar alegria para uma mãe no céu e ao mesmo tempo tortura seu filho no inferno eterno?
No hades, por ser um estado intermediário, haverá lembrança de tudo (Lc 16.25-28). No futuro glorioso, parece-me, que a memória humana será apagada: Porque, eis que eu crio novos céus e nova terra; e não haverá mais lembrança das coisas passadas, nem mais se recordarão. Is 65.17
07) – O que é fazer padecer a alma na Geena (Mt 10.28)?
E não temais os que matam o corpo e não podem matar a alma; temei antes aquele que pode fazer perecer no inferno a alma e o corpo.
O Dr Anthony Hoekema: Apollymi, no Novo Testamento, contudo, nunca significa aniquilamento. Esta palavra nunca significa aniquilar quando é aplicada a outras coisas que não o destino eterno do homem.
(1) Às vezes, apollymi simplesmente significa “estar perdido”. A palavra é utilizada nesse sentido nas três parábolas acerca do “perdido”, em Lucas 15 – para designar a ovelha perdida, a moeda perdida e o filho perdido. No caso do filho, sua perdição significava que ele estava perdido para a comunhão do seu pai, uma vez que fora contra o propósito de seu pai.
(2) Às vezes, a palavra apollymi pode significar “tornar-se inútil”. Assim, em Mateus 9.17, ela é utilizada para mostrar o que acontece aos odres velhos quando se coloca vinho novo neles: os odres “se rompem” ou ficam inutilizados.
(3) Às vezes, apollymi é usado para significar “matar”. Por exemplo, observe-se Mateus 2.13: “porque Herodes há de procurar o menino para o matar (apolesai)”. Mesmo à parte do fato de que a passagem fala acerca da tentativa para matar Jesus, será matar o mesmo que aniquilar? Vimos, em Mateus 10.28, que “aqueles que matam o corpo” “não podem matar a alma” – por causa disso aniquilamento está fora de questão. Além disso, estritamente falando, nem mesmo se aniquila o corpo quando se mata um homem. As partículas de um corpo em decomposição passam para outras formas de matéria.
Rabino fala sobre a visão dos judeus sobre a imortalidade da alma:






FONTE: http://www.cacp.org.br/7-perguntas-sobre-o-inferno/ 

0 comentários:

Postar um comentário

 

A voz da Palavra Profética Copyright © 2011 - |- Template created by Jogos de Pinguins