quarta-feira, 29 de janeiro de 2020

1 Reflexão – A sua Igreja é Bíblica?


Deus colocou todas as coisas debaixo de seus pés e o designou cabeça de todas as coisas para a igreja (Efésios 1:22)

Introdução – Vivemos em meio a uma explosão de novos ministérios (IGREJAS) e isso ao invés de ser bom, na verdade tem provocado muita ansiedade e dúvidas naqueles que buscam uma Igreja bíblica para frequentar.

A pergunta que não quer calar é: Minha Igreja é bíblica mesmo? A comunidade evangélica que eu frequento (independente da nomenclatura) está seguindo o que diz às Escrituras?
Podemos e devemos fazer essa pergunta, antes de frequentar uma Igreja com regularidade e a ela confiar a nossa alma. O problema é que muitas pessoas estão mais preocupadas em resolver seus problemas imediatos do que saber se a sua denominação o está conduzindo ao céu.
Falta de conhecimento Bíblico
Faz-se necessário dizer que o fator “desconhecimento das escrituras” tem sido determinante para que pessoas frequentem comunidades que estão totalmente aquém no quesito biblicidade e fiquem durante anos sendo enganadas, até que descubram (talvez tarde) que perderam a sua salvação e se perderam no caminho, por confiar sua fé à uma instituição inescrupulosa e sem respeito às pessoas por quem Cristo morreu.

O profeta Oséias já no seu tempo (cerca de 722 a.C.), afirmava que o povo “perece” por falta de conhecimento. Mesmo após milênios de história nós enfrentamos o mesmo problema, pois as pessoas são negligentes, imprudentes e descuidadas no estudo das coisas de Deus e da sua santa palavra, ficando assim a mercê de piratas da fé, que nada querem senão dominar e enriquecer às custas dos fiéis.

Como saber se sua Igreja é bíblica?

1.    Ela prega as Escrituras em sua totalidade?
Esse é um requisito fundamental de uma igreja, pois sem ele, estamos diante de qualquer coisa menos de uma igreja.

Sua igreja prega a Bíblia? Doutrinas como salvação pela fé em Cristo, santificação pessoal, arrependimento de pecados e mudança de comportamento, novo nascimento, ação do Espírito Santo na igreja hodierna, batismo nas águas por imersão e em nome do Pai, Filho e Espírito Santo, batismo no Espírito Santo e atualidade dos Dons Espirituais, a volta do Senhor Jesus para buscar a sua igreja e julgar esse mundo perdido, etc. são assuntos fundamentais de uma igreja sadia e que tem como alvo conduzir homens e mulheres aos céus de glória. Agora meu amigo se isso não acontece na sua comunidade (igreja), fique atento, pois alguma coisa pode estar errada.

2.    Sua Igreja evangeliza e faz missões?
Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho a toda a criatura (Marcos 16.15). Essa foi a ordem imperativa do Senhor Jesus àqueles que se denominam “cristãos”. Você tem observado isso na sua Igreja? Ela gasta tempo e recursos com a evangelização dos povos? Ela tem cursos de capacitação evangelística e missionária? Ela o incentiva a ser uma testemunha do Senhor Jesus aonde você for?

Você sabia que a evangelização dos povos é a tarefa mais importante da Igreja? Podemos fazer tudo nessa vida, mas se não evangelizamos somos um fiasco como igreja.

Olha que frase interessante do Pastor e Pregador Charles Spurgeon: “Todo cristão é um missionário ou um impostor”.

O que temos sido? O que a sua congregação tem sido? O que você tem sido?

3.    Ela é inclusiva?
Eu não vou advogar que a Igreja deve comungar com erros e pecados de quem quer que seja. Mas o fato é que ela deve ser uma comunidade onde todos são bem recebidos e acolhidos (desviados, hereges, espíritas, homossexuais, etc.).

A igreja não pode ser um tribunal, mas sim deve ser um hospital onde as pessoas cheguem doentes e saiam curadas. Se assim não for, algo está errado e muito errado.

4.    Ela ajuda os necessitados?
Paulo diz que devemos ajudar a todos, mas principalmente os domésticos da fé (Gálatas 6.10).

Fico pasmo quando vejo igrejas onde membros “passam fome” devido a alguma crise financeira, enquanto sua liderança se preocupa em construções, reformas e ostentação. Isso é totalmente antibiblico e anticristão, ou seja, é contra todo o espírito de fraternidade pregada por Jesus e pelos apóstolos no nascedouro da Igreja, de onde alegamos ter vindo.
Não estou dizendo que a Igreja deve ser uma instituição de caridade, pois ela não tem condições financeiras para tal e nem é esse o seu papel, mas deixar membros à deriva, enquanto se prega no altar e defende um amor fingido, desculpe-me, mas isso soa tão hipócrita que acho, nem os fariseus da época de Jesus chegaram a tanto.

Conclusão – Portanto, analise a fundo se a denominação que você frequenta é mesmo bíblica e apostólica, caso contrário o seu caminho pode estar em risco.
Se seguimos o caminho certo chegaremos ao céu, mas se estamos pegando atalhos ou caminhos tortuosos a nossa surpresa pode ser grande ao acordar do outro lado da vida e perceber que pegamos um “trem rumo a uma eternidade sem Deus”.
Medite com calma e amor nestas palavras...

                                        João Augusto de Oliveira

1 comentários:

 

A voz da Palavra Profética Copyright © 2011 - |- Template created by Jogos de Pinguins