PORTAL ESCOLA DOMINICAL
PRIMEIRO TRIMESTRE DE 2015
ADULTOS - OS DEZ MANDAMENTOS: valores divinos para uma sociedade em constante mudança
COMENTARISTA: ESEQUIAS SOARES DA SILVA
COMENTÁRIOS - EV. CARAMURU AFONSO FRANCISCO
ASSEMBLEIA DE DEUS - MINISTÉRIO DO BELÉM - SEDE - SÃO PAULO/SP
Escrito por Caramuru Afonso Francisco
HINOS SUGERIDOS: 20, 75, 175.
ESBOÇO Nº 11
LIÇÃO Nº 11 – NÃO DARÁS FALSO TESTEMUNHO
Devemos sempre falar a verdade e jamais difamar o próximo.
INTRODUÇÃO
- Na sequência do estudo sobre os dez mandamentos, hoje analisaremos o nono mandamento – não dirás falso testemunho contra o teu próximo.
- Devemos sempre falar a verdade e jamais difamar o próximo.
I – QUAL É O NONO MANDAMENTO
- Na sequência do estudo sobre os dez mandamentos, hoje analisaremos o nono mandamento – não dirás falso testemunho contra o teu próximo.
- Consoante já temos visto ao longo deste trimestre letivo, este é o nono mandamento para os cristãos protestantes, com exceção dos luteranos, e para os cristãos ortodoxos, assim como para os judeus. A Igreja Romana e os luteranos, ao seguirem a fórmula catequética de Agostinho, que omite o segundo mandamento (“não farás para ti imagens de escultura”), consideram ser este o oitavo mandamento.
OBS: Flávio Josefo, em seu livro Antiguidades Judaicas, ao mencionar o significado dos dez mandamentos, afirma que o nono mandamento tem como sentido “não se deve dar falso testemunho” (Antiguidades Judaicas III, 4. In: História dos hebreus. Trad de Vicente Pedroso, v.1, p.69).
- O nono mandamento encontra-se em Ex.20:16 e em Dt.5:20, com a mesma redação, a saber: “não dirás falso testemunho contra o teu próximo”.
- Para os que entendem que cada tábua da lei possui cinco mandamentos e, portanto, há uma correspondência entre os mandamentos da primeira tábua e os da segunda tábua, este nono mandamento faz correspondência com o quarto mandamento, ou seja, o que determina a guarda do sábado.
0 comentários:
Postar um comentário