segunda-feira, 26 de outubro de 2026

0 Do Fogo do Altar à Era Digital: Uma Reflexão de 30 Anos sobre a Fé Pentecostal.

 

.

Por: João Augusto de Oliveira

Trinta anos de caminhada na fé pentecostal — o equivalente a cruzar da década de 1990 até os dias atuais — oferecem uma perspectiva única e privilegiada. Quem viveu essa trajetória não testemunhou apenas a passagem do tempo, mas uma das transformações culturais, tecnológicas e eclesiásticas mais profundas da história do movimento evangélico no Brasil.

Lembrar daquela época não é mero apego ao passado, mas um exercício necessário de memória espiritual. Há três décadas, a vida da igreja pulsava em uma frequência muito diferente. O pentecostalismo não contava com o conforto dos grandes templos climatizados, com a tecnologia dos telões de alta definição e nem com a visibilidade das redes sociais. No entanto, havia uma densidade na presença de Deus, um quebrantamento no altar e uma sede de busca que preenchiam cada canto das congregações.

À medida que a igreja cresceu, modernizou-se e conquistou espaços na sociedade, muitas coisas mudaram. Algumas melhorias trouxeram maturidade e estrutura; contudo, pelo caminho, parece que deixamos transbordar partes essenciais da nossa própria identidade.

Ao olhar pelo retrovisor dessa jornada de 30 anos, esta reflexão saudosista percorre as transformações mais marcantes da nossa história — confrontando a nostalgia do que ficou com as realidades do tempo presente.

1. A perda das disciplinas de busca: Cultos de oração e vigílias

  • O passado: Os cultos de oração no meio da semana não eram reuniões secundárias; eram o motor da igreja. As vigílias pentecostais — que atravessavam a madrugada até o amanhecer — eram momentos de intenso clamor, lágrima e quebrantamento. Dobrar os joelhos no chão de taco de madeira por horas a fio era a prática comum de quem buscava a face de Deus sem pressa e sem olhar para o relógio.
  • O presente: A rotina acelerada e a busca pelo conforto encurtaram os cultos de doutrina e as reuniões de oração. As vigílias de madrugada tornaram-se raras, muitas vezes substituídas por programas de poucas horas no início da noite. O espaço para a intercessão demorada e para a oração no Espírito cedeu lugar a cronogramas enxutos e focados na pontualidade.

2. O Batismo no Espírito Santo: De regra no culto à raridade

  • O passado: O batismo no Espírito Santo com a evidência do falar em novas línguas não era um evento esporádico ou um detalhe secundário; era uma experiência viva e esperada como regra em cada culto. Havia momentos em que o pregador nem conseguia concluir a mensagem, pois o "fogo caía", o povo começava a glorificar e fiéis eram batizados simultaneamente no corredor ou no altar.
  • O presente: O falar em línguas e o mover dos dons espirituais tornaram-se menos frequentes no dia a dia da congregação. Em muitos lugares, a busca genuína pelo revestimento de poder foi empurrada para retiros específicos, deixando os cultos públicos com uma dinâmica mais formal e menos propensa ao avivamento espontâneo.

3. A pregação: A unção do Espírito vs. Teologia fria e rasa

  • O passado: As pregações avivadas eram geradas no "quarto de oração" e no estudo debruçado sobre a Bíblia Sagrada. Eram mensagens pregadas por homens e mulheres cheios de autoridade espiritual, cuja Palavra vinha como um martelo que quebra a rocha: confrontava o pecado, produzia profundo arrependimento, trazia cura e gerava salvação genuína.
  • O presente: O púlpito contemporâneo frequentemente transita por dois extremos: ou mensagens superficiais pautadas em autoajuda, ou uma exposição puramente acadêmica, cerebral e fria. Embora o estudo teológico seja valioso, quando se descola da unção e da vida de oração, ele se transforma em uma palestra sem vida, incapaz de mover o coração e transformar o pecador.

4. Da simplicidade dos templos ao "clima de evento"

  • O passado: Os templos eram modestos — salões alugados, bancos de madeira e iluminação simples —, mas a presença divina era avassaladora. O louvor era puxado no gogó, no acordeom, no trompete ou no pandeiro, com os hinos da Harpa Cristã cantados em uníssono por toda a igreja. Havia um temor solene misturado com a liberdade de dar um "glória a Deus" bradado do fundo da alma.
  • O presente: A profissionalização dos ministérios de louvor, os recursos de iluminação, os sistemas de som sofisticados e a estética moderna trouxeram ordem, mas muitas vezes criaram uma atmosfera de espetáculo. Ficou a execução perfeita da música, mas, em muitos momentos, sente-se a falta daquela adoração despretensiosa onde a única atração era a glória de Deus.

Preservando o Altar Aceso

Recordar esse tempo não é cultuar o passado por mero saudosismo, mas lembrar de onde viemos para não perder a nossa essência. As ferramentas modernas e o acesso ao conhecimento têm o seu valor, mas nada substitui o joelho no chão, a lágrima no altar, a pregação ungida e o fogo do Espírito Santo que queimava no peito da igreja de antigamente.

Que possamos olhar para os últimos 30 anos não apenas com saudades, mas com um renovado desejo de clamar: "Aviva, ó Senhor, a tua obra no meio dos anos".

Como tem sido para você observar essas mudanças na sua caminhada de fé? Deixe o seu comentário abaixo e compartilhe as suas memórias.


0 comentários:

Postar um comentário

 

A voz da Palavra Profética Copyright © 2011 - |- Template created by Jogos de Pinguins