sábado, 31 de agosto de 2024

0 Apologética - Testemunhas de Jeová - Parte VII – Bibliologia


 



As TJs procuram dar a impressão de que se valem só da Bíblia para apoiar os seus ensinos. E assim, declaram enfaticamente:

Declaração

As Testemunhas de Jeová crêem que a Bíblia inteira é a inspirada Palavra de Deus, e, em vez de aderirem a uma crença baseada na tradição humana, se apegam à Bíblia como base para todas as crenças (“Raciocínios à Base das Escrituras”, p. 384).

Mas, quando se examinam as publicações da Torre de Vigia vamos verificar que não é bem assim. Sempre é preciso o Corpo Governante delas, que representa o escravo fiel e discreto para dizer o que é certo ou errado da Bíblia. Do contrário, só a Bíblia não representa muito. E, então, temos o seguinte:

Contradição

A Bíblia é um livro de organização e pertence à congregação cristã como organização, não a indivíduos, não importa quão sinceramente creiam poder interpretar a Bíblia. Por esta razão, a Bíblia não pode ser devidamente entendida, sem se ter presente a organização visível de Jeová (“A Sentinela”, 1-6-1968, p. 327).

Como se vê, a Bíblia tem pouco valor se não for interpretada pelo escravo fiel e discreto. Como afirmam que não seguem tradição humana? Os católicos têm a Bíblia e a Tradição. Ensinam mais os católicos que só a Igreja pode interpretar a Bíblia sem errar. As Testemunhas de Jeová, embora critiquem acerbamente, os católicos têm o seu Vaticano em Brooklyn, Nova York. Lá o intitulado corpo governante composto do escravo fiel e discreto é o único grupo religioso capaz de dar a interpretação correta para elas.

Sem essa liderança não se pode interpretar corretamente a Bíblia. Chegam ao cúmulo de afirmar que as verdades que as Testemunhas de Jeová têm de anunciar são aquelas que esse grupo escravo fiel e discreto publica por intermédio da literatura da Sociedade Torre de Vigia.

Leiamos: As Verdades que havemos de publicar são aquelas que a organização do escravo discreto fornece, não algumas opiniões pessoais contrárias ao que o escravo providenciou como sendo sustento conveniente (“A Sentinela”, novembro de 1952, p. 164).

Paradoxalmente ensinam: O homem que apenas fala ao povo e expõe suas conclusões ou as opiniões de outros homens não é ‘pregador’ no sentido das Escrituras. O termo mais apropriado para designar tal indivíduo seria ‘charlatão’ (“Riquezas”, p. 133).

CANAL DE COMUNICAÇÃO

A vaidade religiosa dessa liderança é tão grande que não se acanham de intitular-se de canal de comunicação de Deus com os homens.

Dizem:

Jeová Deus proveu também sua organização visível, seu escravo fiel e discreto, composto dos ungidos com o espírito, para ajudar os cristãos em todas as nações a entender e a aplicar corretamente a Bíblia na sua vida. A menos que estejamos em contato com este canal de comunicação usado por Deus, não avançaremos na estrada da vida, não importa quanto leiamos a Bíblia (“A Sentinela”, 1-8-1982, p. 27) (destaque nosso).

Literatura

Por meio de sua literatura é que esse suposto canal de comunicação de Deus com os homens é mantido aberto. Dentre as publicações de maior circulação estão as chamadas revistas associadas:

A Sentinela, publicada nos dias 1 e 15 de cada mês;

Despertai! Publicada nos dias 8 e 22 de cada mês.

Livros

Hoje está sendo usado o livreto “Conhecimento Que Conduz à Vida Eterna” como manual de orientação para as pessoas que aceitam o convite para o estudo da Bíblia. Esse estudo é conhecido como o estudo domiciliar da Bíblia. Pensam as pessoas visitadas estar estudando a Bíblia, mas, na verdade, estão estudando as doutrinas ensinadas pelas TJs.

As perguntas constantes do rodapé das páginas do livro de estudo são feitas pelo instrutor e as respostas de cada página, são lidas pelos aprendizes e por fim vão à Bíblia para apoiar seus ensinos como se fossem bíblicos.

Utilizam também o livro “Raciocínios à base das Escrituras” para responder às objeções levantadas pelos opositores no seu trabalho de campo.

Uma particularidade observada quando se entrega qualquer literatura a uma Testemunha de Jeová ela recusá-la terminantemente. Está proibida de ler qualquer literatura não publicada pela Torre de Vigia.

BÍBLIA TRADUÇÃO DO NOVO MUNDO

QUAIS FORAM OS TRADUTORES?

Quando a Comissão da Tradução do Novo Mundo da Bíblia doou os direitos autorais da tradução realizada, ela pediu que seus membros permanecessem no anonimato... Os tradutores não buscavam proeminência para si, mas apenas dar honra ao Autor Divino das Escrituras Sagradas (“Raciocínios a Base das Escrituras”, p. 394).

Resposta Apologética:

A BÍBLIA É SUFICIENTE

Paulo, escrevendo a Timóteo, declarou que ele sabia as sagradas letras que poderiam fazê-lo sábio para a salvação pela fé em Jesus Cristo (2 Tm 3.15). Em continuação, afirma que toda a Escritura divinamente inspirada era suficiente para habilitar-nos para toda a boa obra (2 Tm 3.16-17).

O Espírito Santo seria o Consolador que nos guiaria em toda a verdade (Jo 16.13-14).

IDENTIFICAÇÃO DOS ESCRITORES BÍBLICOS

Paulo sempre se identificou como o escritor de todas as suas cartas, chegando até, em algumas delas, dar a conclusão com as próprias mãos (Rm 1.1; 1 Co 1.1; 2 Co 1.1; Gl 1.1; 6.11; Ef 1. l; Fp 1.1; Cl 1.1). Moisés é declarado como escritor do Pentateuco (Gn, Êx, Lv, Nm, Dt). Quiseram esses homens proeminência para si quando foram identificados como autores de seus respectivos livros?

Distorção da TNM em Várias Passagens:

Os autores da Tradução do Novo Mundo declaram no prefácio da sua Bíblia que procuraram fazer sua tradução ser a mais exata possível em confronto com as línguas originais da Bíblia. Fizeram isso com relação às passagens abaixo?

a) Gn 1.2 força ativa em lugar de Espírito de Deus;

b) Mt 4.1-3 onde aparece grafado com letra minúscula, espírito, e com maiúscula Diabo e Tentador. A palavra filho aparece com letra minúscula;

c) Mt 27.52-53 (negação da ressurreição corporal dos santos). Apenas foram expostos fora das sepulturas os corpos mortos e não ressuscitados. Diz a TNM: ... muitos corpos de santos que tinham adormecido foram levantados (e pessoas, saindo dentre os túmulos memoriais depois de ter sido levantadas, entraram na cidade santa) e tornaram-se visíveis a muitas pessoas.

d) Mt 14.33; 15.25; 28.9,27; Jo 9.38; Hb 1.6 prestar homenagem em lugar de adorar a Jesus. A palavra proskuneo é sempre traduzida por prestar homenagem para Jesus. Para o Pai, Satanás e deuses falsos sempre é traduzida por adorar (Mt 4.10; Jo 4.24; Lc 4.7; Ap 13.4; 22.8).

e) Jo 8.58 (eu tenho sido em vez de eu sou), para evitar comparação com Êx 3.14.

f) Mt 27.50 estaca de tortura em lugar de cruz.

g) 2 Co 11.8 Paulo é chamado de ladrão, tendo roubado outras igrejas. Diz a TNM: A outras congregações roubei...

h) Lc 23.43 Deveras te digo hoje em lugar de hoje estarás comigo no Paraíso.

NOTA: A Torre de Vigia confessa no rodapé da TNM (Bíblia de Púlpito) que alterou sua tradução, dizendo: Embora WH coloque uma vírgula no texto grego antes da palavra ‘hoje’... omitimos a vírgula antes de hoje.

i) Jo 1.1 um deus falando de Jesus (deus com letra minúscula refere-se a um deus falso).

NOTA: O que notáveis eruditos do grego afirmam sobre João 1.1 na TNM:

Dr. Ernest C. Colwell, da Universidade de Chicago.

Um nominativo definido no predicado tem o artigo quando segue o verbo; não tem o artigo quando precede o verbo... essa declaração não pode ser considerada como estranha no prólogo do Evangelho que alcança seu clímax na confissão de Tome: ‘Senhor meu a Deus meu’ (Jo 20.28).

Dr. B. F. Wescott (cujo texto do Novo Testamento – mas não a parte em inglês – é usado na Tradução Interlinear do Reino):

O predicado (Deus) encontra-se na posição inicial enfaticamente, como em João 4.24. É necessariamente sem o artigo... Nenhuma idéia de inferioridade de natureza é sugerida por essa forma de expressão, que simplesmente afirma a verdadeira deidade da Palavra (Jesus)... Na terceira cláusula declara-se que ‘a Palavra é Deus’, a assim incluída na unidade da divindade.

Dr. Eugene A. Nida, chefe do Departamento de Tradução da Sociedade Bíblica Norte-americana:

Com relação a João 1.1, há, é claro, uma complicação simplesmente porque a Tradução do Novo Mundo foi aparentemente feita por pessoas que não levaram a sério a sintaxe do grego (Responsável pela Good News Bible – a Comissão trabalhou sob sua direção).

Dr. F. F. Bruce, da Universidade de Manchester, Inglaterra:

Os gramáticos amadores arianos fazem muito alarde da omissão do artigo definido com ‘Deus’ na oração predicativa... ‘um deus’ seria totalmente indefensável.

Dr. J. R. Mantey (que é citado nas páginas 1158-1159 da Tradução Interlinear do Reino da Sociedade Torre de Vigia):

Uma má tradução chocante. Obsoleta e incorreta. Não é nem erudito nem razoável traduzir João 1.1 a Palavra era (um) deus.

Dr. Bruce M. Metzger: (da Universidade de Princeton, professor de Língua a Literatura do Novo Testamento):

Uma tradução horripilante..., errônea..., perniciosa, repreensível. Se as Testemunhas de Jeová levam essa tradução a sério, elas são politeístas.

Dr. Samuel J. Mikolaski, de Zurique, Suíça:

Esta construção anartra (usada sem o artigo) não significa o que o artigo indefinido ‘a’ significa em inglês (e o artigo indefinido em português). Traduzir a frase ‘a Palavra era (um) deus’ é monstruoso.

Dr. William Barclay, da Universidade de Glasgow, Escócia:

A distorção deliberada da verdade por essa seita é vista na sua tradução do Novo Testamento. João 1.1 é traduzido: ‘a Palavra era (um) deus’, uma tradução que é gramaticalmente impossível. É abundantemente claro que uma seita que pode traduzir o Novo Testamento assim é intelectualmente desonesta.

Não bastassem as opiniões de gramáticos da língua grega refutando a TNM de Jo 1.1 e a Palavra era (um) deus, há que se levar em conta também que os tradutores da TNM se valeram de uma tradução espírita para a sua tradução de Jo 1.1, isso confessado por elas mesmas em sua edição de A Sentinela de 1-10-1983, p. 31. Na A Sentinela de 1-10-1956, p. 187/10, elas reconheceram sobre o tradutor Johannes Greber: Greber esforça-se para fazer que sua tradução do Novo Testamento soe bem espírita.

j) Cl 1.16-17 (quatro vezes aparece a palavra outras) para sugerir que Jesus é a primeira criação por meio de quem as outras coisas foram criadas. Jesus é o Criador e não criatura (Jo 1.3).

k) Traduziram as palavras gregas Kyrios (Senhor) e Théos (Deus) no Novo Testamento para JEOVÁ 237 vezes sempre que a passagem se referia a uma citação do Antigo Testamento, onde aparecesse o tetragrama JHVH. Quando o tetragrama aparecia num texto do Antigo Testamento, e aplicado a Jesus no Novo Testamento com as palavras Kyrios ou Théos, traduziram por Senhor, não seguindo a regra por elas mesmas estabelecidas para a inserção do nome Jeová no Novo Testamento. Nem uma só vez aparece o nome Jeová no NT. Isso é reconhecido pelos líderes delas: Nenhum manuscrito grego hoje em nosso poder, desde os livros de Mateus até o Apocalipse, contém o nome de Deus (isto é, Jeová) por si mesmo (“O Nome Divino”, p. 23).

Exemplos:

Salmo 102.1, 25, 26 é aplicado a Jesus em Hb 1.10-12. Aqui aparece a palavra Senhor, e não Jeová. Deixaram de seguir a regra empregada para o Pai, que sempre traduzem para Jeová.

Isaías 8.13 é aplicado a Jesus em 1 Pe 3.15.

Isaías 8.14 é aplicado a Jesus em 1 Pe 2.4.

Isaías 45.23 é aplicado a Jesus em Fp 2.11.


https://www.icp.com.br/apologetica063.asp

sábado, 10 de agosto de 2024

0 10 Razões Porque Você Deve Estudar Teologia



Estudar teologia deve fazer parte da vida de cada cristão, uma vez que, a busca pelo conhecimento de tudo que cerca a questão da vida cristã é fundamental para o desenvolvimento de cada cristão como um integrante do Reino de Deus e responsável pela expansão desse Reino no mundo, pela pregação e ensino da Palavra de Deus.

Algumas pessoas não pensam ao menos na possibilidade da existência de um Deus e menos ainda sobre questões que envolvem as características do transcendente. Em outras palavras é dizer que a busca por algo que não vemos e tocamos se torna mais complexa, o que, de certa maneira afasta muita gente do interesse em estudos teológicos.

No que diz respeito à Teologia, esta traz respostas para muitos questionamentos acerca de Deus; tudo aquilo que está atrelado a Ele e ao sujeito na terra. É dizer que enquanto a Teologia auxilia no entendimento de quem é Deus, ela também ajuda a compreender quem somos.

Mesmo quem é leigo no assunto já possui dentro de si afirmações prontas em relação a Deus; já tem em mente uma organização sobre o que pensam sobre a Bíblia e aos posicionamentos teológicos.

Algumas pessoas começam estudar Teologia em busca de uma compreensão aprofundada sobre Deus, sobre si mesmo enquanto ser no mundo e assuntos sobrenaturais. Tal situação é válida, já que é através das indagações internas que possuímos que nasce o conhecimento.

Se um determinado indivíduo simplesmente vive e não procura conhecer cada vez mais sobre as coisas é como estar dentro do desconhecido, mas não se importar com ele; é fechar os olhos para não ver o que não sabe e com isso limitar a capacidade de estudar para conhecer.

Quando o assunto, portanto é estudar Teologia, cada pessoa pensa sobre isso de uma forma distinta; cada um vai procurar por esse estudo com uma finalidade própria.

Sendo assim, para quem pretende estudar Teologia com profundidade e de forma sistemática precisa saber da sua importância; veja 10 razões pelas quais você deve investir na Teologia:

1. Estudar Teologia é entender melhor sobre a ciência que explica Deus

Neste ponto vale dizer que a busca por conhecimento sempre é válida, uma vez que ao estudar algum assunto, é possível estabelecer um pensamento ou um raciocínio sobre algo.

Dessa forma, estudar Teologia de modo sistemático é de grande importância para o nosso desenvolvimento intelectual e espiritual, tornando-nos capazes de abrir o entendimento sobre vários assuntos e aspectos da Fé Cristã que anteriormente, provavelmente não tínhamos.

Quando se estuda a Teologia o sujeito passa a compreender o mundo sobrenatural; Deus e tudo o que envolve aquilo que, como humanos, não podemos ver.

Não é um mundo visível, mas real já que na Teologia estudamos o nosso relacionamento com Deus. Em outras palavras é dizer que ao estudar Deus estudamos também o ser humano.

2. O estudo teológico fortalece a nossa fé racional nos livrando do emocionalismo

Ao estudar questões relacionadas ao sobrenatural é comum que haja um envolvimento mais emocional; o estudo de Deus, como já foi mencionado anteriormente é algo distante do mundo visível o que pode prejudicar o pensamento racional.

Por outro lado, estudar Teologia permite o conhecimento de forma profunda onde tudo está totalmente organizado e estruturado a fim de trazer uma análise crítica sobre o que é divino e o que é humano.

Pensando desta maneira, entendemos as coisas de Deus como algo, que sim pode ser racional e não apenas sensações ou emoções.

A Teologia faz com que enxerguemos o mundo da fé sob a ótica da razão; eu conheço, raciocino e creio. Assim, compreendemos a lógica divina, em que tudo faz o devido sentido.

3. Obter um conhecimento bíblico de modo sistemático e científico

É fato que a Bíblia é vista por muitos como algo totalmente fora da realidade; como se fosse um livro fantasioso e tudo mais.

Analisando isso de uma certa forma, tal situação é compreensível, porque é um livro que apesar de ser histórico contem questões que fogem do nosso mundo tátil.

Há também quem busca o conhecimento bíblico por si só e não expande o seu entendimento nas entrelinhas, na história, na cultura e outros. Assim, todo o estudo fica extremamente raso em todos os sentidos.

Porém quando estudamos Teologia podemos enfim abrir a nossa compreensão da Bíblia levando em conta todo o contexto em que este livro está inserido. Estudamos de modo amplo analisando e questionando com base sistemática e científica.

4. Defender sua crença com argumentos claros e bem fundamentados

As pessoas de modo geral tem o costume de defender aquilo em que acreditam. Porém, não são todos que sabem fazer isso com clareza, o que pode até transmitir para outros questões equivocadas que atrapalham o entendimento.

Para que você possa defender a sua crença é fundamental o estudo teológico, porque através dele é possível esclarecer, argumentar de forma profunda e coesa sobre todos os assuntos que envolvem Deus e o nosso relacionamento com Ele.

Quanto mais estudo teológico você tiver maior será a sua capacidade em falar de modo conciso sobre diversos temas e com isso auxiliar o entendimento de um determinado ouvinte.

Então realmente é muito importante este estudo não apenas para o seu próprio conhecimento, mas para expandi-lo da melhor maneira possível.

5. Entender os fatos históricos apresentados na Bíblia

A Bíblia nos apresenta uma série de fatos históricos que não podem passar despercebidos.

É muito comum alguém ler a Bíblia sem procurar compreender ou analisar mais profundamente o contexto de uma determinada passagem. Isso é fazer uma leitura muito superficial.

Na verdade, qualquer livro deve ser lido em suas entrelinhas e levando em consideração, no mínimo os acontecimentos históricos e a cultura. O que não seria diferente no caso da leitura bíblica.

Acontece que muitos veem a Bíblia como algo extremamente sobrenatural, o que pode levar a um estudo emocional. Isso faz com que não sejam notados outros pontos essenciais.

Sendo assim, ao fazer uma leitura bíblica é necessário estudar no mesmo instante todo o enredo histórico a fim de conhecer o povo da época, seus pensamentos, a maneira em que viviam e como isso interfere em suas ações ou comportamentos.

6. Desenvolver um pensamento equilibrado sobre a religiosidade humana

O desenvolvimento de qualquer pensamento ocorre com base em tudo o que nos cerca, aquilo que ouvimos, lemos e tudo mais.

No que tange o questionamento sobre religião um determinado indivíduo tende a desenvolver o seu pensamento de acordo com a realidade em que ele está inserido, sendo assim, muitos assuntos relacionados a este tema podem não ter uma base sólida.

Por tal motivo o estudo da Teologia permite que uma pessoa desenvolva todos os pensamentos sobre a religiosidade humana de forma coerente e moderada.

Através também de base científica, a Teologia estuda a relação do homem com Deus. Há todo um processo de pensamento crítico e estruturado sobre Deus, o ser humano e o sentido da vida.

7. Entender sobre as necessidades do homem contemporâneo

A partir do momento em que estudamos o relacionamento do ser humano com Deus e os seus comportamentos em relação à vida, também analisamos como o homem enxerga a questão de sua existência aqui na terra.

Dessa forma, pode-se notar toda a evolução do pensamento humano ao longo dos tempos. É dizer que o estudo teológico deve levar em consideração o homem contemporâneo e suas necessidades neste tempo.

De certa maneira, a base do pensamento humano sempre foi a mesma, porém sofreu e sofre, sem sombra de dúvidas alterações conforme a época em que vive, seu ambiente, seus relacionamentos e sua cultura.

Então, todo o questionamento sobre a relação do ser humano com Deus deve estar atrelado a esse pressuposto.

8. Necessário para quem deseja exercer um ministério frutífero

Não é segredo que para alguém exercer um ministério que dê frutos de fato, o estudo teológico é imprescindível.

Quanto mais conhecimento sobre Deus melhor. Somente desta maneira é possível transmitir uma mensagem coerente e fundamentada para outros.

Não basta apenas conhecer pontos superficiais sobre a Bíblia e Deus, sem ter um estudo profundo sobre o que vai além. Assim, quem exerce um ministério deve manter uma rotina de estudos disciplinada.

Muitas pontuações bíblicas que vemos em certos locais, são altamente rasas e pobres em argumentos. Tal situação compromete o desenvolvimento de um ministério frutífero.

Estudar Teologia, portanto é parte necessária para que um ministério caminhe sobre uma base sólida e estruturada.

9. Para obter o entendimento da Bíblia com maior profundidade

A leitura de qualquer livro que seja deve ser estudada também em base de outras coisas que estão fora dele. A compreensão mais profunda ocorre desta maneira.

Por exemplo, se você lê um livro sobre economia e ao mesmo tempo estuda em outras fontes o mesmo tema ou assuntos que possuem correlação com ele, você é capaz de fazer um estudo analítico através de relações que abrem o entendimento.

No caso da leitura bíblica é a mesma coisa. É claro que dentro dela temos acesso ao entendimento de quem é Deus e de quem somos nós, porém para que possamos obter um conhecimento mais abrangente, devemos estudá-la com olhar minucioso levando em conta aspectos mais profundos.

Tendo isso em vista, é por meio do estudo teológico que podemos ter um entendimento mais detalhado e sistemático sobre a Bíblia.

10. Para aplicar o aprendizado no desenvolvimento de outros irmãos

Quando adquirimos um conhecimento e guardamos para nós é como se isso não valesse de nada. Do que adianta uma pessoa passar uma vida inteira estudando e não aplicar tal estudo em sua vida e na de outros?

Se você estudou algo transmita o que sabe aos outros, compartilhe e troque conhecimento. Isso é também importante para o seu crescimento.

Na verdade todos nós ensinamos e aprendemos. Então faça isso; busque conhecer não apenas para si, mas divida o que sabe.

No caso do estudo teológico, além de você obter um pensamento mais profundo em tudo que diz respeito ao nosso relacionamento com Deus, você será capaz de desenvolver outros irmãos.

Isso é incrível, porque nada é em vão; tudo tem um propósito certo. Estude para aprender e transmitir conhecimento.

Tendo em vista as 10 razões pelas quais você deve investir em teologia podemos dizer que realmente vale muito à pena sempre a busca pelo conhecimento através de estudos, leituras e pesquisas.

Estudar Teologia é bastante válido tanto para quem é apenas um leigo, ou que conhece um pouco de Bíblia ou ainda para quem tem até certo conhecimento bíblico aprofundado, mas que não possui um olhar teológico sobre os assuntos.

Saiba que quanto mais estudamos um determinado tema e de forma correta, isto é, por meio de ferramentas específicas, melhor será a nossa capacidade de fazer as relações, indagações e tudo mais.

Invista no estudo Teológico e amplie o seu entendimento sobre Deus, o humano e o sentido de todas as coisas da vida. Estude tudo isso com base no saber teológico e científico.

 

Matéria extraída do site: https://institutodeteologialogos.com.br/10-razoes-para-estudar-teologia/

 

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