terça-feira, 25 de fevereiro de 2020

0 Reflexão – Espírito Santo, o condutor da Obra de Deus




Textos de apoio: Porque pareceu bem ao Espírito Santo e a nós não vos impor maior encargo além destas coisas necessárias (Atos 15.28)
E, servindo eles ao Senhor, e jejuando, disse o Espírito Santo: Apartai-me a Barnabé e a Saulo para a obra a que os tenho chamado (Atos 13:2)

Introdução – Com a assunção do Senhor Jesus aos céus, alguns dias após a ressurreição, os discípulos receberam a visitação do Espírito Santo (OUTRO CONSOLADOR), conforme a promessa que lhe havia feito o Mestre. Esse outro semelhante a Jesus veio trazer consolo, revestimento de poder (BATISMO NO ESPÍRITO) e ajudar a direcionar a Igreja de Cristo na terra.

Na verdade, o Espírito Santo tem sido o grande guia da Obra iniciada pelo Senhor Jesus há quase dois mil anos e ouso dizer que essa é a única razão dela ainda não ter sucumbido ao mundanismo, secularismo, etc.

Maravilha-me ler as grandes obras realizadas pelo Espírito através da Igreja com o passar dos séculos. Basta tão somente uma lida na História do Cristianismo e nos deparamos com uma igreja gloriosa e que avança, não obstante às lutas e perseguições ferrenhas de inimigos externos e internos. Ao final desta reflexão citarei algumas obras literárias que o ajudarão a tirar suas próprias conclusões.
Mas não existe algo mais terrível para a Igreja do Senhor Jesus do que quando o homem retira o Espírito Santo da direção da obra e assume-a, levando assim a obra de Cristo por caminhos terríveis e estéreis, assim como também nos mostra a história e o senso comum.

Deixa Deus através do seu Espírito dirigir tua congregação local
Ninguém tem causado mais prejuízo a igreja atualmente do que nós mesmos (os que dizemos fazer parte dela) e alguns que foram escolhidos para liderar (PASTORES). Eu me atrevo a dizer que nem mesmo o comunismo russo, as perseguições na China, os campos de trabalhos forçados da Coreia do Norte ou qualquer outra força externa tem sido mais prejudicial a causa de Cristo na terra do que líderes que se julgam donos do rebanho e senhores de seus próprios feudos, assim retirando à força o Espírito Santo da direção, comprometendo a santidade, a espiritualidade e o crescimento sadio da Igreja.

Nada mais terrível do que o um PASTOR cabeça dura ou arrogante e que se acha o CARA. Age como se fosse o senhor da obra e a dirige totalmente alheio à vontade e direção do Espírito.

Tenho observado nestas últimas décadas da Igreja que têm sido cometidas verdadeiras atrocidades contra o Corpo do Senhor Jesus (A IGREJA) por aqueles que deveriam exatamente lutar por ela.

O Espírito Santo era o guia máximo da Igreja neotestamentária que nada fazia por si só, antes todas as suas decisões eram ordenadas e guiadas pelo Paracleto. Razão esta que justifica os grandes sucessos espirituais e conquistas de almas aos milhões, conforme relata o livro de Atos dos Apóstolos.

Todas as decisões da igreja (evangelização e missões, escolhas de líderes, consagração de diáconos etc.), eram feitas na direção do Espirito. Até mesmo a direção do culto nas congregações locais (ou igrejas nos lares) era feita sobre a vontade e guia do Espírito Santo.

Pareceu bem ao Espírito Santo e a nós

Essa é na minha opinião a frase mais linda do Livro de Atos acerca da parceria entre o Allos Paracleto (OUTRO CONSOLADOR) e a liderança da igreja de Cristo
.
Hoje em dia infelizmente quem toma as decisões são homens que deixam de lado ou ignoram a vontade do Espírito e fazem da igreja suas propriedades particulares. Convenções que deliberam sem a direção do Espírito, pastores locais que escolhem pessoas para cargos fora da direção do Espírito, cultos em que as próprias oportunidades são dadas fora da direção dele. Onde iremos parar se trabalhamos aquém da vontade e direção do Senhor da obra? Quais serão nossos resultados quando estamos andando na contramão de Deus?

O grande problema é que uma grande maioria de nós e de nossos próprios pastores perderam a direção do céu, não têm mais sensibilidade espiritual para perceber qual o caminho que o Senhor deseja os encaminhar. Antes, ao contrário, preferem fazer escolhas baseadas em amizades ou troca de presentes, sem perceber que estão causando um prejuízo irreparável a causa de Cristo.
Conclusão – Deixe Deus te guiar através do seu Espírito e prepare-se para ver a explosão de salvação de almas, vidas restauradas, pessoas renovadas, obreiros trabalhando satisfeitos e Deus abençoando maravilhosamente o seu ministério.

Meu caro pastor pare de dar ouvidos a vozes estranhas e busque ouvir DEUS através do seu Espírito dizendo a você o que fazer na igreja local, a quem escolher, a quem consagrar, a quem dar oportunidades e só então sentirás que não trabalhas só, pois terás ao teu lado um COMPANHEIRO inseparável e que jamais te deixará.

Deus te abençoe grandemente em nome de Cristo Jesus.

                               João Augusto de Oliveira

OBS: Livros para refletir sobre a grande obra do Espírito Santo na igreja ao longo dos séculos:
1.        História Eclesiástica (Eusébio de Cesareia)
2.        Os pais da Igreja (Hans Von Campenhausem)
3.        História do Cristianismo (Bruce l. Shelley)
4.        A Igreja do século XX – a história que não foi contada (John Walker)




0 comentários:

Postar um comentário

 

A voz da Palavra Profética Copyright © 2011 - |- Template created by Jogos de Pinguins