quarta-feira, 21 de agosto de 2019

0 Os anjos e suas atividades







“E a qual dos anjos disse jamais: Assenta-te à minha destra, até que ponha a teus inimigos por escabelo de teus pés? Não são porventura todos eles espíritos ministradores, enviados para servir a favor daqueles que hão de herdar a salvação?” (Hebreus 1.13-14).


PERGUNTA: O que é um anjo?


RESPOSTA: Os anjos são seres criados por Deus antes da criação do universo (Jó 38.7), para servirem ao próprio Pai, a Cristo e à igreja (Hebreus 1.6,14). São incontáveis, uma vez que João afirma ter visto milhões de milhões (Apocalipse 5.11) e possuem intelecto, emoções e vontade (2 Samuel 14.20; Lucas 15.7: Judas 6). Não devem ser adorados (Apocalipse 22.8-9), embora sejam maiores do que os homens em sabedoria e poder (Hebreus 2.7).

PERGUNTA: Como os anjos agem? Eles podem mudar os rumos da vida de uma pessoa?
RESPOSTA: A palavra hebraica para anjo é mal’akh e a palavra grega é angelós. Ambas significam mensageiro. A mesma palavra é usada tanto para um mensageiro humano como para um enviado do Senhor. Apenas o contexto pode indicar a que tipo de mensageiro se refere. Por exemplo, referindo-se a João Batista, Marcos 1.2 diz: “Eis que envio o meu anjo ante a tua face”. Os anjos agem segundo a vontade de Deus dentro do propósito para eles criado (Hebreus 1.7,14).


Os anjos podem ainda mudar o curso da vida de uma pessoa, quando obedecidos. É o caso de Pedro na prisão, quando estava para ser morto. Sua vida foi poupada e ele continuou seu ministério por mais algum tempo (Atos 12.7-11). O mesmo ocorreu com Paulo durante o naufrágio do navio em que viajava (Atos 27.23-25).

PERGUNTA: Os anjos podem ser visto por nós humanos, como ocorre em filmes e novelas?
RESPOSTA: Sim, os anjos podem ser vistos pelos humanos. Há vários exemplos disso na Bíblia. É o caso de Abraão, que foi visitado por anjos (Gênesis 18.1-16): É o caso de Ló (Gênesis 19.1).

PERGUNTA: Os anjos podem se apaixonar por seres humanos?
RESPOSTA: Biblicamente não, pois os anjos são seres assexuados (Lucas 20.36).

PERGUNTA: Os anjos podem ser representados por imagens? Existem inclusive lojas especializadas em anjos.
RESPOSTA: Os anjos são representados por imagens nas igrejas católicas, mas isso não deveria acontecer, pois a Bíblia previne contra cultos a anjos e diz que isso constitui idolatria (Colossenses 2.18). Existem lojas especializadas que vendem objetos religiosos, dentre eles imagens de anjos.

PERGUNTA: Não há um risco dos anjos ocuparem o lugar dos santos da igreja católica? Uma espécie de anjolatria…
RESPOSTA: Não há tal risco, porque o número de santos representados por imagens é muito grande, e os anjos mais cultuados são apenas o anjo Gabriel e o arcanjo Miguel, que não podem competir com a popularidade de Maria, que deu margem à mariolatria praticada no Brasil.

PERGUNTA: Devemos confiar nos anjos, uma vez que a própria Bíblia nos alerta quanto a isto, quando afirma que ainda que um anjo nos anuncie um outro evangelho seja anátema (Gálatas. 1.8)?
RESPOSTA: Nem sempre devemos confiar nos anjos pois o próprio Satanás se transfigura em anjo de luz (2 Coríntios 11.14). Foi um suposto anjo, chamado Morôni, que apareceu a Joseph Smith Jr. e lhe deu informações sobre outro evangelho de Jesus Cristo, escrito em placas de ouro, que ele deveria desenterrar, pois conteria o evangelho eterno. Os mórmons justificam o Livro de Mórmon, o outro testamento de Jesus Cristo, com Isaías 29.4: “Então serás abatida, falarás de debaixo da terra, e a tua fala desde o pó sairá fraca, e será a tua voz debaixo da terra, como a dum feiticeiro, e a tua fala assobiará desde o pó”.
Ellen Gould White tinha um anjo acompanhante para justificar suas visões e revelações, que lhe ditou que a obra de Jesus Cristo no Calvário não foi concluída, e que hoje Jesus está na posição de juiz, realizando o chamado ‘Juizo Investigativo’. Ela declarou: “ai de quem mover um alfinete nas revelações trazidas por esse anjo acompanhante”.
E hoje fala-se muito dos anjos cabalísticos, também conhecidos como gênios. Em algumas revistas especializadas fala-se como promover a comunicação com os anjos: usar roupas e acender velas com a cor preferida do seu guardião, ou mesmo usar perfumes e acender incensos do aroma que ele mais gosta, e que deixa o anjo mais feliz e disposto a ajudar a pessoa quando precisa. Indicam que o número dos anjos cabalísticos são 72, correspondendo às cartas do baralho de Tarô. Altares para oração aos anjos, com velas na cor preferida do anjo, o. cristal que representa o anjo, o incenso com o aroma que mais agrada o anjo etc. O culto prestado aos anjos é um culto aos demônios (1 Coríntios 10.19-20).

PERGUNTA: Os anjos são enviados por Deus para exercerem uma certa missão, ou estão sempre ao nosso lado como ‘anjo da guarda’?
RESPOSTA: Eles são enviados por Deus para exercerem certa missão, como se vê nos exemplos de visitas de anjos para determinadas missões entregues aos homens.

PERGUNTA: No entendimento da maioria das pessoas só existem anjos bons. Isso é verdade?
RESPOSTA: Existem os anjos caídos, que acompanharam Satanás na sua rebelião contra Deus, hoje conhecidos como potestades do ar (1 Samuel 16.14; Isaías 14.12-14; Ezequiel 28.14-16; Marcos 1.21-26; Lucas 10.17-20, 11.14 e 11.24-26; Efésios 2.2-3 e 6.12; Apocalipse 12.4).

PERGUNTA: Os anjos podem fracassar na sua missão?
RESPOSTA: Eles podem temporariamente ser impedidos de trazer resposta à oração, como no caso de Daniel 10.13, mas não definitivamente. Isso falando-se dos anjos que servem a Deus. Os anjos caídos fracassaram na sua missão.

PERGUNTA: Por que os anjos não aparecem com tanta frequência nos dias atuais?
RESPOSTA: Desconhecemos as razões, embora se reconheça que eles estão atuando invisivelmente em favor dos que vão herdar a salvação (Hebreus 1.14).




Por Pr. Natanael Rinaldi

0 comentários:

Postar um comentário

 

A voz da Palavra Profética Copyright © 2011 - |- Template created by Jogos de Pinguins