domingo, 20 de janeiro de 2019

1 Armas de Fogo – Estamos preparados para tê-las em casa?




Os críticos são nossos amigos, pois mostram nossas falhas (Benjamin Franklin)

Introdução – Desde que nos tornamos cônscios das nossas responsabilidades e da violência que grassa este mundo, procuramos uma maneira de nos defender e aos nossos ente queridos.

Pensando exatamente nisto é que elegemos o Estado (autoridades políticas, jurídicas e militares) para que nos defendam, frente a escalada da violência que se espalha como fogo em nosso País, ou porque não dizer, no mundo.

Sabemos também que nem sempre a autoridade policial está presente ao momento do “ato criminoso e violento” contra nossa integridade física e moral, por isso o próprio Estado através da codificação de Leis (Constituição Federal, Código Penal, Processual Penal, Militar, Civil etc.) nos faculta o direito a “LEGÍTIMA DEFESA”.

O que é a Legítima Defesa: “Entende-se em legítima defesa quem usando moderadamente dos meios necessários, repele injusta agressão, atual ou iminente, a direito seu ou de outrem.” Artigo 25 do CP.

Não vamos entrar nos pormenores deste artigo, mas parafraseando a lei podemos entender que desde que estejamos sofrendo injusta agressão, atual ou iminente e usemos moderadamente os meios necessários, não estaremos cometendo crime, pois estamos amparados por uma “excludente de ilicitude”.

Nisto, vemos os nossos governantes apregoar a céus abertos a ideia de armar a nossa população, permitindo a eles que tenham na prática esse direito à Legítima Defesa.

Sim, a “posse” de armas de fogo em nossas casas ou estabelecimentos comerciais talvez nos assegurem desse direito de nos defender e aos nossos familiares, eu não discuto isso, mas a minha pergunta que não quer calar é:

Estamos preparados educacional e psicologicamente para possuir armas em casa?
Aprovo muitos dos projetos do nosso atual excelentíssimo Presidente da República Federativa do Brasil, e dei a ele o meu voto de confiança por isso. Crente que ele fará mudanças drásticas em nosso Brasil e restaurará a moral, a ética e a paz em nosso território é que votamos nele.

Mas uma coisa que eu não poso deixar de questionar e “nunca” concordei foi com a ideia de liberar a posse de armas ao nosso povo. Sinceramente não vejo que essa seja a solução definitiva para barrar a onda de assaltos e até de homicídios que disparam dia a dia em nosso País.

Acho temeroso e até irresponsável facilitar armas em lares e estabelecimentos de trabalho quando já lidamos com centenas de crimes passionais fúteis e outra centena de homicídios por motivos torpes, sem falar das milhares de tentativas. Agora vamos somar isso a ideia de cada brasileiro (desde que passe nos requisitos exigidos) tenha uma arma de fogo em casa (ou quatro).

Sinceramente não vejo um nível educacional satisfatório no nosso povo para possuir uma arma – Desculpem os meus conterrâneos e os que discordarem dos meus pontos de vista. Mas somos um país superatrasado no quesito “educação formal” e não sabemos lidar com os mais simples conflitos sociais sem recorrer a gritos ou até mesmo a violência física.

A maioria de nós não conhece as normas mais simples de respeito e consideração pelo próximo – isso mesmo que estou falando. Pois a grande maioria dos brasileiros, principalmente nas “periferias” não respeitam o espaço do outro, ligam sons até altas horas da noite, ficam em bares bebendo, gritando e fazendo algazarra até tarde; sem o mínimo de respeito pelos outros vizinhos que precisam dormir. Isso porque não citei os pancadões que acontecem cotidianamente em alguns lugares, tirando o sono de milhares de pessoas.

Agora suponhamos que toda uma rua tenha armas em casa e de repente acontece um pancadão naquela rua? Qual será a reação desses moradores? Se manterão calmamente ou iremos estar diante de uma tragédia?

Podemos imaginar aqui “dezenas” de situações diárias que o brasileiro não sabe lidar calmamente e acreditem, haverá tiroteios e balas deflagradas em muitos desses casos semelhantes.

Talvez o bandido tenha um certo receio de assaltar casas sabendo que o dono pode estar armado – Porém isso não será uma regra, pois se assim fosse os bandidos não assaltariam bancos (onde existem seguranças armados e treinados); não assaltariam carro forte e até mesmo delegacias de polícia (com soldados fortemente armados) já foram vítimas de assalto. Donde podemos concluir plenamente que isso não será uma regra.
Ao contrário, pois, sabendo que o pai de família pode estar armado, ele renderá alguém da família e tomará a arma aumentando ainda mais o seu arsenal.

Ao invés de estar pensando em armar cidadãos, eu acredito que seria mais viável tomar algumas medidas:

·         Policiamento ostensivo em nossas fronteiras para evitar o tráfico de armas e drogas que corre livremente;
·         Remuneração justa a todo o corpo policial, preparo adequado e armamento correto e a retirada de toda massa podre que infesta a polícia brasileira;
·         Investimento em inteligência para detectar, rastrear e prender traficantes de drogas e armas; assim retirando das ruas mais pessoas que promovem o caos e a desordem;
·         Mudanças drásticas em nossa legislação penal (Código Penal, Processual e Lei de Execução Penal). Para que o bandido tenha medo de ser preso e não veja o sistema prisional como colônia de férias;
·         Contratação de mais centenas de policiais para que haja nas cidades (principalmente naquelas com maior índice de criminalidade) um policiamento triplicado, para garantir ao cidadão o direito de ir e vir com tranquilidade;
·         Investimento pesado em educação ao nosso povo, pois uma nação se constrói com educação e não com armas.

Conclusão – Não estou pregando contra o governo, mas apenas deixando minha sincera opinião sobre um tema que considero relevante e ainda não acabado. Mesmo centenas de pessoas se atirando nessa onda do “a favor”, acho que nunca é demais refletir sóbria e sabiamente, antes de promover um faroeste em nosso amado e querido Brasil.

Posteriormente escreverei uma matéria voltada especificamente aos cristãos, quanto a esse quesito “armas de fogo”. Pode um cristão possuir uma arma?  ele pode atirar em alguém em Legítima Defesa e tudo bem?

Próximas postagens.... AGUARDEM!!!

  Boa semana a todos,

                                        João Augusto de Oliveira

1 comentários:

  1. Ual.
    Um dos melhores posts que ja vi.
    você é muito inteligente, sr. João

    tenho tentado conversar sobre isso com algumas pessoas, mas eles não entendem o ponto que estou debatendo. Ficam como bodes batendo chifres - ta certo - ta errado - tem que liberar - tem que proibir.
    Mas poucos tem cultura e carga de conhecimento suficiente pra debater o importante: se liberar, estamos preparados?

    ResponderExcluir

 

A voz da Palavra Profética Copyright © 2011 - |- Template created by Jogos de Pinguins