sábado, 8 de dezembro de 2018

0 Reflexão Bíblica – Não vos amoldeis ao sistema desse mundo




E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.

Romanos 12:2 (ARC Fiel)
Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.

Romanos 12:2 (NVI)

Introdução – A palavra “conformados” na tradução de Almeida Revista e Corrigida Fiel tem o sentido de amoldar-se (adequar, acostumar, adaptar, familiarizar). Neste texto, o apóstolo Paulo conclama a Igreja veementemente (Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus). (Romanos 12:1/ ARC), a não se conformar com o padrão de vida deste mundo caído e degradado pelo pecado. O rogo de Paulo não é em seu nome, mas no de Deus nosso Criador e Salvador. Paulo sabia que a “junção” entre a Igreja de Cristo e o sistema desse mundo, resultaria em tragédia e derrota espiritual.

Este mundo está em trevas
Não é motivo de espanto a ninguém tal afirmação. Todos sabem que esse mundo está caído no pecado e na degradação moral; a ponto de João dizer que o mesmo “jaz no maligno”.

É necessário pensar bem antes de procurar laços de amizade com um mundo que jaz em trevas e afunda-se a cada dia no pecado e na maldade. Podemos dizer sem sombra de dúvidas que esse mundo assemelha-se a um trem desgovernado, descendo ladeira abaixo, nisso qualquer pessoa com um mínimo de inteligência pode ver qual o fim dessa história.

O pecado tornou-se o padrão de comportamento natural desse mundo, tudo agora é aceito como normal e perfeitamente natural. Todo tipo de aberrações sexuais, negócios escusos, corrupção generalizada, homicídios, parricídios, matricídios e todos os tipos de comportamentos animalescos que se possa imaginar, tornou-se normal a esta geração que vive sob o controle do mal.

A igreja em meio ao mundo
Estamos neste mundo, mas não pertencemos a ele. Essa é a exortação máxima da Bíblia Sagrada a todos os cristãos. Somos estrangeiros e peregrinos nessa terra, rumo ao nosso lar, o CÉU.

Embora vivendo em meio ao caos devastador de pecado que grassa este mundo; a igreja do Senhor Jesus precisa manter-se pura e limpa (na medida do possível) reservando-se como uma noiva imaculada que aguarda o noivo que saiu para a guerra e breve voltará para o casamento. Neste intervalo ela não pode unir-se a este mundo sob o risco de ser considerada adúltera e rejeitada pelo noivo, quando retornar.

Sabemos que mantar-se limpo em meio ao lamaçal não é tarefa fácil, porém no caso do crente, torna-se imperativo. Somos semelhantes à garça que vive em meio ao charco de lodo (os pântanos), contudo vive branca e limpa. Se sabemos que somos de Deus e queremos um dia ser chamados de “esposa de Cristo” não temos outra opção.

Tiago foi claro com o cristão quando disse que aquele que pretende ser amigo desse mundo (partícipes dos seus costumes e pecados) declara-se a si mesmo inimigo de Deus (Tiago 4.4). Não existe meio termo: Ou você é amigo de Deus e anda fazendo a vontade dele; ou você é amigo desse mundo e torna-se inimigo de Deus. A escolha é sua.

A igreja imitando o mundo
Amoldar-se é o que vem gradativamente acontecendo com a Igreja ao longo de décadas. Já diz o adágio que “água mole em pedra dura tanto bate até que fura”. É justamente o que satanás e o seu sistema mundano vêm fazendo com a igreja do Senhor Jesus. Estamos sendo bombardeados por propostas mundanas todos os dias e dizemos “não” várias vezes, mas o que parece é que a “pedra dura” finalmente está cedendo à agua.

Coisas que há alguns anos nem passavam pela nossa cabeça (como cristãos e como igreja), hoje se tornou a coisa mais normal do mundo (praias, sítios, aniversários dentro de nossos templos, comemorações puramente mundanas como os famigerados “amigos secretos”, balada gospel, carnaval gospel, arraiá gospel e tantas outras coisas satânicas) que antigamente as igrejas e os pastores combatiam; todavia, vê-se que os mesmos que pregavam contra, usam seus púlpitos para defender todo tipo de descalabro e chocarrice. Numa deliberada afronta ao Espírito de Deus.

A Bíblia é clara quando diz que o Espírito que em nós habita tem ciúmes (entenda-se zelo, cuidado) Tiago 4.5. Ele cuida de nós e nos protege de todas as possíveis influencias pecaminosas, pois nos quer inteiramente dedicados a ele.

Mas o que fazemos é desobedecer e nos rebelar contra o santo cuidado do Espírito do Senhor. Esquecemos que o autor da carta aos Hebreus diz que não resta mais sacrifícios pelo pecado, para os que deliberada e dolosamente voltam a afrontar a santidade de Deus depois de libertos (Hebreus 10.26-29).

Conclusão - CUIDADO PASTORES! Vós que fostes chamados a cuidar e apascentar o rebanho, no entanto o estais matando e entregando as carnes aos lobos.

CUIDADO PREGADORES! A quem Deus constituiu o poder de matar a sede com a ministração da Santa Palavra, a qual se compara a água viva; no entanto estais dando água suja para o povo de Deus beber.

CUIDADO CRENTES! Nisso todos estamos inclusos, pois Deus nos chamou à santidade e não à imundície. Ele nos escolheu em Cristo para sermos noiva santa e não uma MERETRIZ, nos prostituindo com esse mundo e tentando enganar a Deus com nossos falsos arrependimentos.

CUIDADO! Pois o autor da carta aos Hebreus diz que “Horrenda coisa é cair nas mãos do Deus vivo” (Hebreus 10.31).

 Bom final de semana a todos.

                           Do vosso conservo em Cristo,

           João Augusto de Oliveira

0 comentários:

Postar um comentário

 

A voz da Palavra Profética Copyright © 2011 - |- Template created by Jogos de Pinguins