domingo, 16 de dezembro de 2018

0 Qualificações para bispos, pastores e diáconos.






Texto: Esta é uma declaração digna de todo crédito: Se alguém almeja o episcopado, de fato, deseja algo excelente (I Timóteo 3.1).

Introdução – Temos uma eclesiologia bem diversificada em nosso país. Com diferentes ministérios evangélicos (pentecostais, tradicionais e luteranos), acabamos por divergir (amigavelmente) em nossas escolhas ao santo ministério. Alguns têm bispos, presbíteros, pastores, diáconos, diaconisas etc., contudo, essa diferenciação em nada altera o curso da obra de Deus. Certo é que todos os anos, diversos ministérios evangélicos separam centenas de homens e mulheres a ocupar cargos de liderança na obra de Deus.

Geralmente há uma série de exigências do candidato e acho isso perfeitamente normal e bíblico, pois afinal de contas estamos escolhendo uma pessoa para laborar na obra de Deus e não em qualquer empreendimento humano. Se as empresas exigem uma série de requisitos de seus candidatos à vaga empregatícia, nada mais normal do que exigir-se do candidato ao ministério que ele preencha alguns requisitos bíblicos.

Sim eu disse requisitos bíblicos. Claro que cada ministério tem suas regas e exigências internas e eu respeito isso. Desde que não se extrapole e queira impor ao candidato algo não bíblico (uma regra interna) como se fosse, pois é necessário fazer a diferenciação.

Segue uma tabela bíblica de qualificações para a correta separação de todo candidato ao ministério (do diácono ao pastor) e devem ser aplicadas pela supervisão ministerial, a fim de se evitar “lobos à frente do rebanho”, ou mesmo, tão somente pessoas totalmente imaturas e despreparadas moral e intelectualmente cuidando da Igreja do Senhor Jesus.

OBS: Uma observação que quero fazer aqui é sobre a “exigência de o candidato ser dizimista”, de acordo com alguns ministérios. Não sou contra o cristão ofertar e dizimar (por amor e gratidão), pois não estamos debaixo da dispensação da lei, mas da graça. Porém, faço uma ressalva nesse quesito em particular, pois alguns ministérios têm essa “regra” como a primeira de todas (quase a única) e dizem que ela é uma regra “bíblica”, porém examinando as escrituras neotestamentárias eu não a encontrei em lugar nenhum (se alguém achou, por favor, me ajude).

O que quero dizer é que regras como essa do dízimo podem e devem ser respeitadas como “regra ministerial” ou regulamento interno desse ou daquele ministério, porém jamais como uma ordenança bíblica à igreja da nova aliança. Pois se assim fosse, então também deveríamos obedecer a diversos outros mandamentos, mas não estamos debaixo da lei, à graça nos alcançou. 

Precisamos tomar cuidado para não aplicarmos “norma interna humana” como se fosse doutrina bíblica.

Dito isto, segue a tabela de qualificações, de acordo com a Bíblia de Estudo NVI (página 2072):



Ser prudente
(I Tm 3.2; Tt 1.8)
Hospitaleiro
(I Tm 3.2; Tt 1.8)
Ser apto para ensinar
(I Tm 3.2 ; 5.17; Tt  1.9)
Não ser violento, mas amável
(I Tm 3.3; Tt 1.7)
Não ser violento, mas pacífico
(I Tm 3.3)
Não ser apegado ao dinheiro
(I Tm 3.3)
Não ser recém-convertido (NEÓFITO)
(I Tm 3.6)
Ter boa reputação perante os de fora
(I Tm 3.7)
Não ser orgulhoso
(Tt 1.7)
Não ser briguento
(Tt 1.7)
Ser amigo do bem
(Tt 1.8)
Ser consagrado
(Tt 1.8)
Ter domínio próprio
(Tt 1.8)
Ser irrepreensível
(I Tm 3.2 ; Tt 1.6 ; I Tm 3.9)
Ser marido de uma só mulher
(I Tm 3.2;Tt 1.6; I Tm 3.12)
Ser sóbrio
(I Tm 3.2; Tt 1.7; I Tm 3.8)
Ser respeitável
(I Tm 3.2; I Tm 3.8)
Não ser apegado a muito vinho
(I Tm 3.3; Tt 1.7; I Tm 3.8)
Saber governar a família
(I Tm 3.4; I Tm 3.12)
Manter os filhos sujeitos
(I Tm 3.4-5; Tt 1.6; I Tm 3.12)
Não ser havido por lucro desonesto
(Tt 1.7; I Tm 3.8)
Apegar-se à mensagem fiel
(Tt 1.9: I Tm 3.9)
Ser homem de palavra (I Tm 3.8)
(I Tm 3.8)
Ser experimentado
(I Tm 3.10)


Conclusão – Concluo dizendo a todos os candidatos ao santo ministério que se submetam a Deus e as exigências bíblicas. Respeite as normas internas de seu ministério, desde que ele saiba diferenciar “NORMA INTERNA DE DOUTRINA BÍBLICA”.

Paz seja com todos,  

                                           João Augusto de Oliveira

0 comentários:

Postar um comentário

 

A voz da Palavra Profética Copyright © 2011 - |- Template created by Jogos de Pinguins