sábado, 1 de abril de 2017

0 Reflexão Bíblica – CARO PREGADOR, pregue a Bíblia!






Texto: Eu, a todo aquele que ouve as palavras da profecia deste livro, testifico: Se alguém lhes fizer qualquer acréscimo, Deus lhe acrescentará os flagelos escritos neste livro;

E, se alguém tirar qualquer coisa das palavras do livro desta profecia, Deus tirará a sua parte da árvore da vida, da cidade santa e das coisas que se acham escritas neste livro (Apocalipse 22.19-20).

Introdução Pregar o Evangelho é um dos maiores privilégios que o crente salvo pode dispor. Ao salvar-nos (pela graça) Deus nos escolhe para determinadas obras na Igreja (administrar, zelar, construir, pastorear, pregar etc.), e acredito que a pregação está entre as mais excelentes (não menosprezando as demais).

Porém, esse privilégio (digo, o de pregar), também se constitui numa grande responsabilidade. O pregador é um porta voz de Deus, ou seja, o pregador é o interprete da vontade de Deus para o seu povo. Por isso importa que ele maneje bem a Palavra da Verdade (II Timóteo 2.15).

Porque o pregador deve ater-se ao texto e pregar somente a Bíblia?

Encontramos diversos versículos na Bíblia Sagrada que nos exortam a pregar e ensinar a Bíblia em toda a sua completude e pureza (II Timóteo 2.15; Provérbios 30.5-6; II Timóteo 3.16-17; I Coríntios 4.6).

Deus não negocia a sua palavra, pois vela sobre ela para cumpri-la (Jeremias 1.12), porém para que ele a cumpra necessita que os intérpretes da mesma (pregadores, pastores e professores) a interpretem de forma PURA E CORRETA ao povo. Pois Deus não se responsabiliza pelas ideias pré-concebidas que erroneamente as colocamos nos texto.

Descuidada ou intencionalmente não temos desculpas para deturpar o texto bíblico. Acredito que a advertência de João no livro de Apocalipse (22.19-20) é mais do que suficiente para nos fazer gelar a alma, ao pensar em interpretar a Bíblia para a nossa vida e a da Igreja.

Quanto absurdos ouvimos no dia a dia em pregações e ministrações de seminários advindos de pregadores que intencionalmente TORCEM o texto das Escrituras para tentar fazer com que ela diga o que nunca quis dizer. Ou seja, não adianta fazer a Bíblia dizer o que eu quero que ela diga, mas devemos respeitar o pensamento do Sacro Escritor, pois ele quando escreveu foi inspirado pelo Espírito Santo.

Não estou dizendo com isso que o pregador deve se ater de forma mecânica e somente ler os textos sem tomar o cuidado de fazer a correta interpretação. Podemos usar até mesmo fontes externas (devemos) na interpretação, tais como livros, enciclopédias, dicionários, comentários exegéticos etc., mas jamais devemos esquecer que essas fontes são de origem puramente humana e podem se CONTRADIZER e ERRAR. A única fonte fidedigna e confiável 100% é a Bíblia.

Conclusão –  Já ouvi Pessoalmente cada história absurda contada por GRANDES PREGADORES durante a sua ministração e quando fui buscar a fonte daquelas estórias não as encontrei em lugar nenhum. Donde imagino que as mesmas só podem ter sido fabricadas nas mentes doentes e deturpadas desses homens.

Por isso meu amigo pregador você que foi privilegiado com esse DOM de ministrar as revelações de Deus a Igreja faça com fidelidade, graça e coragem. Não tenha medo de pregar “todo o conselho de Deus” (Atos 20.27). QUER ouçam, quer deixem de ouvir, saberão que esteve entre eles um PROFETA DE DEUS.

    Bom final de semana a todos,

                   João Augusto de Oliveira

0 comentários:

Postar um comentário

 

A voz da Palavra Profética Copyright © 2011 - |- Template created by Jogos de Pinguins