domingo, 6 de dezembro de 2015

0 Reflexão Bíblica – Voltando aos princípios



Tenho, porém, contra ti que deixaste o teu primeiro amor.

Lembra-te, pois, de onde caíste, e arrepende-te, e pratica as primeiras obras; quando não, brevemente a ti virei, e tirarei do seu lugar o teu castiçal, se não te arrependeres (Apocalipse 2.4-5)

Interessante que de todas as Igrejas que João escreve as cartas remetidas diretamente pelo Senhor Jesus, somente Filadélfia recebe elogios da parte do Mestre. Todas as demais são censuradas, repreendidas e admoestadas.

 Em Éfeso por exemplo, o Senhor comtempla um quadro interessante:
1.      Éfeso era uma igreja que trabalhava;
2.      Aguardava no Senhor
3.      Não tolerava os hipócritas disfarçados de santos;
4.      Era incansável e sofredora.

No entanto Jesus diz que nela havia um GRAVE PROBLEMA: A Igreja havia abandonado o seu PRIMEIRO AMOR.

Quando olho pra diversas Igrejas hodiernas, parece-me que vejo um quadro nítido dos efésios, tentando agradar a Deus de todas as outras maneiras, quando já perderam o seu primeiro compromisso com Deus; ou seja, são igrejas que fazem de tudo, menos o que é essencial: TRABALHAR POR AMOR A DEUS.

Estamos vivendo uma época rica em conquistas materiais pela Igreja: Faculdades e cursos livres de Teologia em todas as congregações, sistemas de som modernos e potentes, formações em música acessíveis as pessoas mais simples financeiramente etc. e eu não quero dizer que tudo isso é ruim, de maneira nenhuma. No entanto nunca vimos em nenhuma época anterior uma igreja tão fria, descompromissada, sem “conhecer a Deus “e sem frutos como a IGREJA ATUAL.
Se é pra ser a cada dia mais fria e carnal à medida que faz conquistas teológicas, então não vejo Deus nesse negócio, ou no mínimo as pessoas não estão administrando seus estudos direito (submetidos ao Espírito Santo), por isso proponho que:

a.       Fechemos essas FACULDADES e Cursos Teológicos, pelo menos até que aprendamos que o conhecimento na Igreja é importante, mas ele não substitui a unção de Deus na vida do pregador. Pelo contrário, ambos (CONHECIMENTO E UNÇÃO) devem caminhar juntos, caso contrário você está fadado ao fracasso ministerial e espiritual.

b.      Cada lar se transforme novamente num centro de adoração e Louvor, para que as pessoas se encham do Espírito Santo antes mesmo de irem ao culto, ao invés de irem para a Igreja vazias, esperando que o pregador faça truques com sua caixinha de surpresas.

c.       Que reabramos os cultos matutinos para que aprendamos a dar lugar a Deus em primeiro lugar nas nossas vidas, ao invés de cultuar nosso próprio egoísmo e vaidades.

d.      Que voltemos a promover “vigílias de oração” (não cantorias a noite toda) para que cada crente seja cheio do Espírito Santo de forma que paulatinamente o Senhor nos guie ao retorno ao primeiro amor.

e.       FINALMENTE que cada Igreja, Congregação, Salão, Casa de Oração etc. torne-se num centro de evangelismo, a fim de que “almas se rendam ao pés de Cristo”, para que assim possamos cumprir realmente o “IDE” do Mestre; enquanto esperamos o seu retorno para BUSCAR UMA IGREJA avivada e renovada aos céus.

Boa semana a todos,

                                João Augusto de Oliveira

0 comentários:

Postar um comentário

 

A voz da Palavra Profética Copyright © 2011 - |- Template created by Jogos de Pinguins