segunda-feira, 28 de julho de 2014

0 3º Trim. 2014 - Lição 5 - O cuidado ao falar e a religião pura

 
 
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
TERCEIRO TRIMESTRE DE 2014
FÉ E OBRAS: ensinos de Tiago para uma vida cristã autêntica
COMENTARISTA: ELIEZER DE LIRA E SILVA
COMENTÁRIOS - EV. CARAMURU AFONSO FRANCISCO
ASSEMBLEIA DE DEUS - MINISTÉRIO DO BELÉM - SEDE - SÃO PAULO/SP
 
 Escrito por  Caramuru Afonso Francisco
                       
 
ESBOÇO Nº 5
LIÇÃO Nº 5 – O CUIDADO AO FALAR E A RELIGIÃO PURA
                                               O salvo é um praticante da Palavra de Deus e, nesta Palavra, encontra a religião pura.
INTRODUÇÃO
- Na sequência do estudo da epístola de Tiago, estudaremos a parte final do seu primeiro capítulo, ou seja, Tg.1:19-27.
- O salvo é um praticante da Palavra de Deus e, nesta Palavra, encontra a religião pura.
I – DEVEMOS TER CUIDADO NO FALAR
- Na sequência do estudo “pari passu” da epístola universal de Tiago, hoje estudaremos a parte final do seu primeiro capítulo, ou seja, o trecho dos versículos 19 até 27.
- Depois de ter mostrado que a vida cristã é permeada de provações e de tentações, que temos de ter consciência de que somos imperfeitos etotalmente dependentes de Deus e que fomos salvos para sermos primícias das criaturas de Deus, o irmão do Senhor traz um importantíssimo conselho: todo o homem seja pronto para ouvir, tardio para falar, tardio para se irar (Tg.1:19).
- Quando Tiago traz este conselho, temos como que uma consequência, um efeito da vida permeada de provações e de tentações. Já vimos que a provação tem um grande efeito na vida espiritual do salvo em Cristo Jesus: a geração da paciência.
- Ora, a paciência, ou longanimidade, como vimos, é a capacidade de suportar os males imediatos, levando em conta os benefícios que estão prometidos pelo Senhor para aqueles que lhe permanecem fiéis até o fim. Como afirma o apóstolo Paulo em Gl.5:22, a longanimidade é uma das qualidades do fruto do Espírito e tal paciência é resultado direto das tribulações (Rm.5:3).
- Ora, se o salvo em Cristo Jesus, diante das muitas aflições desta vida terrena, adquire paciência e se, consoante ensinou Tiago, pede a Deus sabedoria para saber viver sobre a face da Terra, tem-se como consequência natural que o salvo é pessoa que é pronto para ouvir, tardio para falar, tardio para se irar.
- Com efeito, se o salvo reconhece a sua imperfeição e total dependência de Deus, se pede a Deus sabedoria, não é pessoa que fale de pronto, mas, antes, procura ouvir a voz de Deus para poder se posicionar ou tomar qualquer decisão durante a sua peregrinação terrena.
 
- Somente quem reconhece a sua imperfeição e a sua total dependência de Deus pode agir da maneira aconselhada por Tiago, pois sabe que nada sabe e, portanto, depende da orientação divina para tomar decisões, a fim de Lhe fazer a vontade. 

0 comentários:

Postar um comentário

 

A voz da Palavra Profética Copyright © 2011 - |- Template created by Jogos de Pinguins