segunda-feira, 3 de março de 2014

0 1º Trim. 2014- Lição 10 - As leis civis entregues por Moisés aos israelitas



PORTAL ESCOLA DOMINICAL
PRIMEIRO TRIMESTRE DE 2014
UMA JORNADA DE FÉ: A formação do povo de Israel e sua herança espiritual
COMENTARISTA: ANTONIO GILBERTO
COMENTÁRIOS - EV. CARAMURU AFONSO FRANCISCO
ASSEMBLEIA DE DEUS - MINISTÉRIO DO BELÉM - SEDE - SÃO PAULO/SP


                                                                                                                  
ESBOÇO Nº 10
LIÇÃO Nº 10 – AS LEIS CIVIS ENTREGUES POR MOISÉS AOS ISRAELITAS   
                     Deus deu leis para a convivência dos israelitas.
INTRODUÇÃO
- Na sequência do estudo do livro de Êxodoestudaremos os capítulos 21 a 23, o chamado “código da aliança”, um conjunto de leis que o Senhor dá a Moisés para regular a convivência entre os israelitas.
- Na continuidade do processo de formação do povo de Israel, o Senhor dá ao povo leis para disciplinar a convivência entre os israelitas.
I – LEIS A RESPEITO DA ESCRAVIDÃO
- Deus havia dado as “dez palavras”, que era o núcleo do pacto de Deus com Israel, a espinha dorsal de todo o relacionamento que cada israelita deveria ter seja em relação a Deus, seja em relação aos demais israelitas. Os “dez mandamentos” traziam a moral, ou seja, o modo de vida que o povo deveria ter dali para diante.
- O povo, entretanto, não suportou ouvir a voz de Deus e, como já temos visto em lições anteriores, retirou-se e se pôs de longe, não quis subir ao monte Sinai, como estava previsto (Ex.19:13), preferindo que Deus falasse com Moisés e, então, Moisés se dirigisse ao povo (Ex.20:18-21).
- Diante desta posição do povo de Israel, que impediu que os israelitas recebessem a lei em seus corações, foi necessário que Deus desse a Moisés um conjunto de regras que pudesse nortear a própria convivência dos israelitas sobre a face da Terra.
- Este primeiro conjunto de regras dado por Deus a Moisés para disciplinar a convivência entre os israelitas, que os estudiosos das Escrituras chamam de “código da aliança”, fazia parte da continuidade do processo de formação do povo de Israel. Nenhuma nação pode subsistir se não tiver leis, se não tiver normas que disciplinam a convivência entre os habitantes. Como dizem os juristas, “ubi societas, ibi jus” (onde está a sociedade, aí está o direito). Nenhuma sociedade pode subsistir se não tiver um conjunto de regras e de normas que regulem a convivência, que é o que chamamos de “direito”.
- O povo não havia recebido a lei em seus corações e, por isso, não tinha condições de estabelecer um relacionamento íntimo com o Senhor de forma que não se fizesse necessário conhecer ao Senhor por intermédio de um medianeiro, como Deus fará com Israel no futuro (Jr.31:31-34) e já fez com a Sua Igreja, vez que Deus veio habitar em nós (Jo.14:17,23).
- Por isso, o Senhor, assim que o povo mandou que Moisés fosse se encontrar com Deus na nuvem escura, passou a dar instruções ao Seu servo para que ele as transmitisse ao povo, tendo iniciado com regras a respeito dos altares que se construíssem para sacrificar a Deus (Ex.20:24-26), mostrando que o primeiro ponto a ser observado na convivência do povo de Deus é a sua adoração ao Senhor.

0 comentários:

Postar um comentário

 

A voz da Palavra Profética Copyright © 2011 - |- Template created by Jogos de Pinguins