terça-feira, 3 de dezembro de 2013

0 4º Trim. 2013 - Lição 10 - Cumprindo as obrigações diante de Deus I



PORTAL ESCOLA DOMINICAL
QUARTO TRIMESTRE DE 2013
SABEDORIA DE DEUS PARA UMA VIDA VITORIOSA: A atualidade de Provérbios e Eclesiastes
COMENTARISTA: JOSÉ GONÇALVES
COMENTÁRIOS - EV. CARAMURU AFONSO FRANCISCO
ASSEMBLEIA DE DEUS - MINISTÉRIO DO BELÉM - SEDE - SÃO PAULO/SP


                                                                                           

ESBOÇO Nº 10
LIÇÃO Nº 10 – CUMPRINDO AS OBRIGAÇÕES DIANTE DE DEUS
                        Como seres humanos, criaturas de Deus, temos obrigações diante do Senhor e Criador.
INTRODUÇÃO
- Na sequência do estudo do livro de Eclesiastes, hoje veremos quais os deveres que temos diante do Senhor.
Como seres humanos, criaturas de Deus, temos obrigações diante do Senhor e Criador.
I – OLHANDO ALÉM DO SOL
- Na sequência do livro de Eclesiastes, hoje veremos quais os deveres que temos diante do Senhor.
- Na lição anterior, quando adentramos o estudo do livro de Eclesiastes, verificamos que o tema do pregador é a “vida debaixo do sol”, ocasião em que Salomão fez uma análise de tudo quanto existe “debaixo do sol”, verificando que a dimensão terrena, por si só, não tem sentido algum, é “vazia de sentido”, ou, na expressão do texto sagrado, é “vaidade”.
- Nesta reflexão, porém, como também vimos na lição anterior, ao tratar do trabalho (Ec.2:24-26), mostra que há uma dimensão “além do sol”, “acima do sol”, de sorte que não se tem um quadro pessimista e de desencanto existencial em Eclesiastes, mas uma análise realista de que a dimensão terrena não basta por si só, só tem sentido quando nos voltamos para Deus.
OBS: “No princípio criou Deus o céu e a terra. Assim começa o que chamamos o tempo, pois, antes desse princípio, existia a eternidade, que, uma vez acabado o tempo, continuará.…” (KASTBERG, Nils. Lição 1 – O princípio do mundo. 5 jan.1936. Coleção Lições Bíblicas, v.1, p.320).
- O pregador, portanto, apesar de notar que tudo na “vida debaixo do sol” é “vaidade de vaidades”, já indica, logo no limiar de seu livro, que existe uma dimensão “além do sol”, algo “acima do sol”, que é a dimensão em que está Deus, que dá não somente a capacidade de desfrute do fruto do trabalho, como também sabedoria, conhecimento e alegria.
OBS: No Talmude, segundo livro sagrado do judaísmo, é dito que a expressão do pregador em Ec.1:2 remonta a “sete” vaidades, pois a palavra se repete duas vezes no singular e duas vezes no plural, assim, remontaria ao número “sete”. Por isso, ante um funeral, era recomendado que o judeu se levantasse e sentasse sete vezes, para indicar a finitude da vida debaixo do sol (Baba Bathra 100b). Podemos dizer, com isso, que a menção ao número “sete” indica que o mundo é imperfeito, finito, dependente de Deus, este, sim, perfeito e controlador de todas as coisas.
O pregador, então, em perfeita consonância com todas as Escrituras (numa prova de que se trata, sim, de um texto inspirado pelo Espírito Santo),mostra-nos que somos criaturas divinas, que estamos num patamar abaixo do do Criador, que, assim, merece toda honra e toda a obediência de nossa parte.
Não há sentido na vida se não levarmos em conta esta dimensão vertical, se não aceitarmos que há um ser que está acima de nós, a quem devemos honra e obediência, ou seja, o Senhor.
- Esta consciência de que a posição humana está abaixo da divina é essencial para que possamos ter uma conduta agradável ao Senhor. Quando Deus pôs o homem no jardim que havia formado por Éden, fez questão de dar uma ordem ao homem, para bem indicar que existe uma hierarquia, a necessidade de nos portarmos como servos e Deus, como o Senhor (Gn.2:16,17).



0 comentários:

Postar um comentário

 

A voz da Palavra Profética Copyright © 2011 - |- Template created by Jogos de Pinguins