sexta-feira, 23 de agosto de 2013

3 Igreja Primitiva X Igreja Atual – Uma diferença abissal

 
 
De sorte que foram batizados os que de bom grado receberam a sua palavra; e naquele dia agregaram-se quase três mil almas,
E perseveravam na doutrina dos apóstolos, e na comunhão, e no partir do pão, e nas orações.
E em toda a alma havia temor, e muitas maravilhas e sinais se faziam pelos apóstolos.
E todos os que criam estavam juntos, e tinham tudo em comum.
E vendiam suas propriedades e bens, e repartiam com todos, segundo cada um havia de mister.
E, perseverando unânimes todos os dias no templo, e partindo o pão em casa, comiam juntos com alegria e singeleza de coração,
Louvando a Deus, e caindo na graça de todo o povo. E todos os dias acrescentava o Senhor à igreja aqueles que se haviam de salvar. (
Atos 2:41-47)
Costumamos bater no peito orgulhosamente e dizer que fazemos parte da Igreja Primitiva fundada no dia de Pentecostes e que a nossa denominação, seja ela qual for, é parte da igreja do Senhor Jesus, que tem suas raízes na primeira igreja apostólica.
Mas de uma coisa eu tenho certeza: Encontrar nos dias hodiernos igrejas que se enquadrem em Atos 2.41-47 é uma missão dificílima. Verdade é que somos fracos, humanos e limitados, mas isso não é desculpa para o nosso desleixo atual com as coisas de Deus e com a obra de Deus; pois eles também eram tão humanos quanto nós. Mesmo assim a Bíblia dá testemunho da fé, do amor, do altruísmo e caráter da Igreja Primitiva.
Observemos algumas discrepâncias entre nós (IGREJA ATUAL) e a igreja primitiva:
1.        De sorte que foram batizados os que de bom grado receberam a sua palavra; e naquele dia agregaram-se quase três mil almas – Será que somos tão tolos a ponto de dizer que nos assemelhamos a eles nesse quesito? Onde estão as almas salvas em Cristo Jesus e prontas para o batismo? Falar de Jesus e evangelizar (de forma geral) tornou-se uma utopia para a Igreja hodierna. São tantas desculpas que damos a Deus para não evangelizar nem fazer missões, que chego a ter a impressão de que não percebemos que na realidade estamos mentindo para nós mesmos.
Porque não dizer que até as pregações hodiernas são na verdade estereótipos de nossa geração e de nossa cultura. Não sei quanto aos srs, mas eu particularmente faz muito tempo que não ouço uma mensagem bíblica de verdade e que não seja recheada de teologia da prosperidade, fé na fé, dar ordens a Deus como se ele fosse nosso mordomo particular etc.
 
2.       E perseveravam na doutrina dos apóstolos, e na comunhão, e no partir do pão, e nas orações – Aqui o negócio fica realmente estreito (como dizem por ai), pois que existe um verdadeiro abismo entre este versículo bíblico e a realidade atual, senão vejamos:
a.      Perseveravam na doutrina – Doutrina? Ensino? O que é isso? As pessoas da igreja atual (salvo exceções) não gostam desse negócio de doutrina e ensinamento da palavra de Deus. O que elas gostam é de oba-oba, histórias da carochinha e pregações que não lhes cobre nada. Quando se fala em cultos de ensinamento (eu particularmente que sou assembleiano há quase vinte anos sei disso) muitos tem asco e fogem como o “diabo da cruz” (adágio popular).
Você sabe por que isso acontece? A resposta é simples: Porque as pessoas não estão dispostas a conhecer e obedecer a Deus. Muito pelo contrário, elas querem é que Deus as obedeça e traga benesses de todas as formas, mesmo elas não tendo nenhum compromisso com ele.
b.      Na comunhão – (do Gr. Koinomia) tem alguns significados especiais, vejamos: Compartilhar as mesmas ideias, pensamentos, fé, esperança, ligação de alma que se identifica com os outros em tudo, unidade de pensamento e ações etc. Temos tido esse tipo de relacionamento em nossas Igrejas atualmente? Acredito que “ninguém” em são juízo responderá a essa pergunta positivamente. O que tenho observado é a ideia do “cada um por si e Deus por nós”. Isso sem falar nas disputas intermináveis por cargos e posições dentro do corpo de Cristo (A IGREJA) como se essa fosse uma agência barata de empregos a vagabundos (ociosos) que não têm mais nada pra fazer.
c.        No partir do pão – Esse partir do pão tem um significado que vai um pouco além de “participar da ceia do Senhor juntos” (semanal, mensal ou anualmente) conformem o costume de cada ministério. Significa que entre eles não havia necessitados de forma alguma, pois eles tinham “tudo em comum”, ou seja, que não havia esse negócio de dizer que isso é meu e quem quiser que vá trabalhar.
É certo que devemos tomar cuidado com os desocupados (preguiçosos e aproveitadores) que rondam nossos arraiais, mas isso não se constitui desculpa para sermos tão egoístas. Quando você deu uma carona no seu carro a algum irmão (ã) da igreja até em casa num dia de chuva? Falar de amor no púlpito é fácil; difícil é viver esse amor.
d.      Nas orações – Particularmente eu tenho vontade de ir às reuniões de oração com uma cinta na mão (rsrsrsrsrs). Porque é inadmissível que uma pessoa cristã vá à reunião de oração e fique de joelhos batendo papo (o que tem acontecido com muita frequência). Lugar de bater papo é em casa, na praça ou no shopping e não na igreja durante a oração. Isso sem falar que muitos só chegam à reunião de oração depois que o período da oração acaba.
 
3.       E em toda a alma havia temor, e muitas maravilhas e sinais se faziam pelos apóstolos. E todos os que criam estavam juntos, e tinham tudo em comum - Não estou dizendo que sou perfeito ou que sou mais santo do que ninguém, pelo contrário, na minha concepção eu sou o mais miserável de todos os pecadores remidos por Cristo e com certeza o mais necessitado da misericórdia de Deus, mas isso não é desculpa para não escrever e pregar a verdade, mesmo que a mensagem que prego e publico no blog bata mais em mim do que nos outros.
a.      Em toda alma havia temor – Todos sabem que o temor do Senhor é o princípio de toda a sabedoria (Provérbios 9.10). Esse temor não é o mesmo que ter medo de Deus, mas respeito a sua santidade e perfeição de caráter e principalmente como atitude recíproca ao seu amor por nós.
É justamente a falte desse “temor” que tem causado tantas mazelas nos nossos dias. Pois muitos ouvem a Palavra num ouvido e sai por outro, como se estivessem surdos à voz do Senhor dos Exércitos.
Quando um salvo anda chafurdando no pecado e na lama desse mundo e mesmo assim acha que está tudo bem, pode ter certeza que ele perdeu totalmente o temor de Deus na sua vida e as consequências podem ser desastrosas, culminando na sua condenação eterna. QUE DEUS TENHA MISERICÓRDIA DE NÓS.
 
b.      Maravilhas e sinais se faziam pelos apóstolos – Não sou eu que estou inventando isso, mas está na Bíblia. Evidentemente que a viga mestra de uma igreja não deve ser “sinais e maravilhas”, mas elas são parte inseparável de uma igreja cristã que se identifica como extensão da igreja primitiva dos apóstolos.
Esses sinais e maravilhas deixam bem claro que à igreja deve ser uma agência do “sobrenatural de Deus” como salvação de almas, batismo no Espírito Santo, curas divinas e operações de milagres; se essas coisas não fizerem parte da rotina da igreja pode ter certeza que alguma está errada com ela.
 
CONCLUSÃO – Concluo dizendo que ao invés de batermos no peito orgulhosamente dizendo que somos igreja primitiva, pentecostais etc. na verdade deveríamos era fazer a oração que recomendou o profeta Joel: “E rasgai o vosso coração, e não as vossas vestes, e convertei-vos ao Senhor vosso Deus; porque ele é misericordioso, e compassivo, e tardio em irar-se, e grande em benignidade, e se arrepende do mal. Tocai a trombeta em Sião, santificai um jejum, convocai uma assembleia solene, Congregai o povo, santificai a congregação, ajuntai os anciãos, congregai as crianças, e os que mamam; saia o noivo da sua recamara, e a noiva do seu aposento, Chorem os sacerdotes, ministros do Senhor, entre o alpendre e o altar, e digam: Poupa a teu povo, ó Senhor, e não entregues a tua herança ao opróbrio, para que os gentios o dominem; por que diriam entre os povos: Onde está o seu Deus? (Joel 2:13- 17).
João Augusto de Oliveira
 


3 comentários:

  1. Excelente estudo, estamos a anos luz da Igreja Primitiva... A Igreja se tornou Comercial, e seus líderes Profissionais da Palavra, faturando muito alto em Templos Suntuosos... Não deveriam construir templos mais simples, com salários menores, de forma que sobrariam recursos para cumprir de fato o Ide, levando a Palavra e o Pão literalmente???

    ResponderExcluir
  2. Anônimo. Obrigado pela sua honrosa participação a este humilde blog. Concordo com contigo em cada palavra que dissestes. Realmente a Igreja atual (suas lideranças) perderam o foco de verdadeira agência do Reino de Deus na Terra, porém transformou-se num negócio rentável e lucrativo, mas de uma coisa não podem fugir: DO DIA DO ACERTO DE CONTAS COM DEUS!
    Fica na paz e que Deus continue te abençoando,
    João Augusto

    ResponderExcluir
  3. È interessante que só enxergamos erros nos irmãos mas,o Senhor Jesus disse a Pedro se ele o amava que cuidasse das ovelhas será que nossos lideres estão preocupados com as ovelhas ou com sigo mesmo, estão preocupados com a igreja de Jesus Cristo ou com templos feito por mãos de Homem, e o partir dos pães.

    ResponderExcluir

 

A voz da Palavra Profética Copyright © 2011 - |- Template created by Jogos de Pinguins