segunda-feira, 27 de maio de 2013

0 Qualificações biblicas para o Episcopado


Fiel é a palavra: se alguém deseja o episcopado, excelente coisa almeja” (Tm 3.1).

Paulo descreve algumas qualificações necessárias para se exercer o ministério cristão:

1. Ser irrepreensível em todos os aspectos (I Tm 3.2; I Ts 5.23);

2. Marido de uma só mulher (I Tm 3.2);

3. Que governe bem a sua casa, os filhos na disciplina e com respeito (V4);

4. Temperante, sóbrio (V2);

5. Parco e moderado (V2);

6. Hospitaleiro (V2);

7. Apto para ensinar (V2);

8. Não dado ao vinho (V3);

9. Não violento (V3);

10. Cordato (V3);

11. Inimigo de contenda (V3);

12. Não avarento (V3);

13. Não neófito, novato, calouro (V6);

14. Ter bom testemunho com os que estão de fora (I Tm 3.7; At 22.12; I Ts 4.12).

OBS: Engraçado que dentre todas estas qualificações eu não vejo a seguinte: “É necessário que o obreiro que aspira ao episcopado seja DIZIMISTA FIEL”.

Por que estou dizendo isto? Pois que na maioria dos ministérios evangélicos atuais a condição matre para que seja separado um obreiro ao diaconato, presbitério etc. é justamente o “ser dizimista”.

Mas estudando os evangelhos, as cartas paulinas, as petrinas, as joaninas etc. eu não encontrei essa exigência em lugar nenhum. Alguém poderia por gentileza me mostrar onde isso está escrito? Se não está escrito na Bíblia, então é antibiblico e eu não devo nenhuma obediência aquilo que os homens inventaram de suas mentes como se fosse doutrina bíblica:

. Em vão, porém, me honram, Ensinando doutrinas que são mandamentos de homens. Marcos 7:7

. As quais coisas todas perecem pelo uso, segundo os preceitos e doutrinas dos homens; Colossenses 2:22

. Å lei e ao testemunho! Se eles não falarem segundo esta palavra, é porque não há luz neles. Isaías 8:20

. “...para que em nós aprendais a não ir além do que está escrito...”(1 Co 4.6ª)

Porque eu testifico a todo aquele que ouvir as palavras da profecia deste livro que, se alguém lhes acrescentar alguma coisa, Deus fará vir sobre ele as pragas que estão escritas neste livro; Apocalipse 22:18

Joao Augusto de Oliveira


0 comentários:

Postar um comentário

 

A voz da Palavra Profética Copyright © 2011 - |- Template created by Jogos de Pinguins