sexta-feira, 8 de março de 2013

1 1º Trim. 2013 - Lição 10 - Há um milagre em sua casa I


PORTAL ESCOLA DOMINICAL
PRIMEIRO TRIMESTRE DE 2013
ELIAS E ELISEU - Um ministério de poder para toda a Igreja
COMENTARISTA: JOSÉ GONÇALVES
COMENTÁRIOS - EV. CARAMURU AFONSO FRANCISCO
ASSEMBLEIA DE DEUS - MINISTÉRIO DO BELÉM - SEDE - SÃO PAULO/SP

  Escrito por  Ev. Caramuru Afonso Francisco


LIÇÃO Nº 10 – HÁ UM MILAGRE EM SUA CASA
                                               Os sinais no ministério de Eliseu evidenciam que milagre é feito em virtude do amor de Deus ao homem e da necessidade de o homem glorificar a Deus.

                                  
INTRODUÇÃO
Iniciamos o segundo bloco do trimestre, dedicado ao ministério do profeta Eliseu, que fez o dobro de milagres que Elias.
O milagre, entendemos no ministério de Eliseu, é uma demonstração do amor de Deus ao homem, mas também da necessidade que o homem tem de glorificar a Deus.
I – O QUE É E QUAL A FINALIDADE DO MILAGRE NA OBRA DE DEUS
- Estamos dando início ao segundo e último bloco deste trimestre, dedicado ao estudo do ministério do profeta Eliseu. Por ter Eliseu se sobressaído na história sagrada como o profeta que mais milagres fez em Israel depois de Moisés, entendeu nosso comentarista de, na primeira lição, sem observar a ordem cronológica, estudar o milagre da multiplicação do azeite da viúva de um dos filhos dos profetas pela instrumentalidade de Eliseu, a fim de que tenhamos ideia do significado dos milagres na obra de Deus.
O milagre é elemento indispensável na obra de Deus, pois, através dele, percebemos que Deus intervém na ordem natural das coisas por amor ao homem, sente por ele compaixão. É um dado que confirma que Deus ama o ser humano e que está disposto a salvá-lo. Não é à toa que o profeta cujo nome significa “Deus é salvação” ou “Deus salva” (Eliseu) tenha sido o profeta que mais milagres fez no Antigo Testamento depois de Moisés.
- No entanto, embora seja elemento indispensável e necessário para a realização da obra de Deus, o milagre não vale em si mesmo, não pode ser considerado separadamente, nem como elemento autenticador isolado da presença e do agrado de Deus no ministério de alguém. Faz-se absolutamente necessário que o milagre sirva para a glorificação do Senhor e como sinal confirmador da Sua Palavra.
- “Milagre” é uma palavra de origem latina, de “miraculum”, “algo espantoso, admirável, extraordinário”. No Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa, é “ato ou acontecimento fora do comum, inexplicável pelas leis naturais”. Na Bíblia On Line da Sociedade Bíblica do Brasil, milagre é conceituado como “fato ou acontecimento fora do comum, que Deus realiza para confirmar o Seu poder, o Seu amor e a Suamensagem.”
OBS: É interessante a definição dada por um texto islâmico de milagre que, por sua biblicidade, aqui transcrevemos: “Um milagre é definido como um acontecimento extraordinário que não seria possível sob condições normais e que é realizado por Deus através dos Profetas que Ele enviou como Seus Representantes para confirmar sua veracidade.…” (ZIAD, Mohamad. Que é um milagre? Disponível em: http://br.geocities.com/slidesislamicos/jesus_missao1.htm Acesso em 10 jan. 2008)
- A palavra “milagre”, na Versão Almeida Revista e Corrigida, surge apenas seis vezes (Ex.7:9; Mc.6:52; 9:39; Jo.4:54; 6:14 e At.4:22), mas a Bíblia registra, no Antigo Testamento, 67 milagres e, em o Novo Testamento, 20 milagres dos discípulos de Jesus, além de descrever 36 milagres de Jesus, embora faça menção a milagres do Senhor em outras 17 oportunidades, sem mencionar os milagres não registrados. Os milagres, entretanto, nem sempre são traduzidos para “milagre”, sendo comum o emprego de outras palavras como “maravilhas”, “sinais”, “prodígios” e “obras”.
- Em Ex. 7:9, a palavra “milagre” é tradução do hebraico “môphet” (מןפת), cujo significado é, precisamente, o de “algo admirável”, “uma demonstração do poder de Deus”. Em Mc. 9:39, a palavra “milagre” é tradução de “dynamis” (δύναμις), que tem o significado de “poder”, “poder em ação”, enquanto que, nas outras três referências (Jo.4:54; 6:14 e At.4:22), a palavra “milagre” é tradução de “semeion” (σημειον), cujo significado é “sinal”, “marca”, “acontecimento extraordinário, incomum que manifesta que alguém é vindo da parte de Deus”.
OBS: Não fizemos menção de Mc.6:52, pois a palavra “milagre”, neste texto, não se encontra no original, tanto que está em itálico na Bíblia, pois é um acréscimo feito pelo tradutor para que o texto tivesse sentido claro na língua portuguesa.
- O que se percebe, pois, é que “milagre” é um acontecimento que causa admiração, que não é comum. Por quê? Porque é um fato que foge à explicação das leis naturais, é uma ocorrência que não se consegue explicar, que aparentemente contradiz a ordem natural das coisas. Por isso, o milagre é uma demonstração de que Deus criou o mundo, não Se confunde com a Sua criação e, além disso, participa desta criação, fazendo intervenções que modificam as leis por Ele mesmo estabelecidas, quando isto é da Sua vontade e atende aos Seus sublimes propósitos.




1 comentários:

  1. Irmão João é das leituras mais fortes estas passagens de Elias e Eliseu, homens que souberam obedecer a Deus, que entregaram suas vidas parra servir o próximo e que não tiveram problemas com seus antecessores, deixaram-nos bons exemplos de vida. Eu acredito que Deus é o mesmo, só que a nossa entrega é diferente,para Deus nada é impossível no entanto nós é que fechamos as portas impedindo Deus de usar a quem quer e como quer. Bom estudo.
    Abraço.
    António.

    ResponderExcluir

 

A voz da Palavra Profética Copyright © 2011 - |- Template created by Jogos de Pinguins