segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

1 A árdua tarefa do “PREGADOR”




Estamos vivendo uma época rica no tocante a pregação do Evangelho de Jesus Cristo. Por todos os cantos e recantos do nosso país, ouvem-se as vozes de homens, mulheres, jovens e até crianças que, portando as suas Bíblias e sermonários entregam a poderosa mensagem de salvação.

     Gostaria apenas de aproveitar esse exíguo espaço que Deus me concedeu para lembrar a todos os que labutam nesta árdua tarefa, que a sua missão durante toda a sua vida divide-se em quatro áreas:

O Pregador deve pregar aquilo que vive
O Pregador deve viver aquilo que prega                                                                        O Pregador deve pregar aquilo que crê
O pregador deve crê naquilo que prega

     Não adianta ser eloquente, erudito ou até mesmo um bom exegeta; mas se não viver aquilo que predica aos outros estará o pregador por certo perdendo tempo. O que existem de pregadores que pregam aquilo que não experimentam na prática não está na história.

     A mensagem do pregador deve ser fruto da sua comunhão e obediência a Deus. O segredo é: Primeiro se vive a mensagem para depois transmiti-la aos outros. O que dizer de um pregador que fala muito sobre oração, mas não ora? E aquele que fala sobre obediência Deus enquanto que ele mesmo vive uma vida a revelia?

     Mas o que dizer então de um bom pregador, convincente nas palavras, erudito no saber, excelente nas técnicas de oratória; mas que não crê naquilo que prega aos outros? É possível enganar ao povo, mas não a Deus. Pois ele conhece o profundo do nosso ser e sabe se lá no fundo acreditamos ou não naquilo que pregamos à Igreja no púlpito.

     Já dizia o autor da carta aos Hebreus: “Ora, sem fé é impossível agradar-lhe; (A Deus) porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam”.   

     A tarefa do pregador durante toda a sua vida não se resume apenas a esboçar mensagens e despejá-las sobre o auditório; mas no ser um canal de Deus em todas as áreas da sua vida, inclusive no tocante a viver e crer aquilo que prega aos outros.

     Concluindo, lembro a todos os pregadores as palavras de um dos maiores pregadores de todas as épocas (depois de Jesus), o apóstolo Paulo:

     “Antes subjugo o meu corpo, e o reduzo à servidão, para que, pregando aos outros, eu mesmo não venha de alguma maneira a ficar reprovado”. (1 Coríntios 9.27).

     Paz de Cristo Jesus a todos!

         João Augusto de Oliveira
     

1 comentários:

  1. Bela explanação irmão, está difícil encontrar pregadores que preguem o EVANGELHO que o Senhor Jesus pregou, mas o que me consola:
    É crer que ainda existem sete mil que não se dobraram a Baal, nem a Mamon.
    A propósito, além de comentar gostaria de desejar-lhe um:

    ⋎´✫¸.•°*”˜˜”*°•✫
    ..✫¸.•°*”˜˜”*°•.✫
    ☻/ღ˚ •。* ♥ ˚ ˚✰˚ ˛★* 。 ღ˛° 。
    /▌*˛˚ღ •˚ Feliz Ano Novo!˚ ✰✰˚* ˚ ★
    / \ ˚. ★ *˛ ˚♥* ✰。˚ ˚ღ。* ˛˚ ♥ 。✰˚* ˚ ★

    Que este ano seja coroado de vitórias!!!

    Em Cristo,

    ***Lucy***

    ResponderExcluir

 

A voz da Palavra Profética Copyright © 2011 - |- Template created by Jogos de Pinguins