quinta-feira, 25 de outubro de 2012

0 ASAFE - O sofrimento do Justo

 
 
 

 

    
     Verdadeiramente bom é Deus para com Israel, para com os limpos de coração. Quanto a mim, os meus pés quase que se desviaram; pouco faltou para que escorregassem os meus passos. Pois eu tinha inveja dos néscios, quando via a prosperidade dos ímpios. Na verdade que em vão tenho purificado o meu coração; e lavei as minhas mãos na inocência. Pois todo o dia tenho sido afligido, e castigado cada manhã. Quando pensava em entender isto, foi para mim muito doloroso; Até que entrei no santuário de Deus; então entendi eu o fim deles. (Salmos 73: 1-3; 13 16,17).

     Quem nunca se encontrou numa situação semelhante à de Asafe que atire a primeira pedra? Dia desses fui surpreendido ao ver uma pessoa mui amada e querida, esboçar essa reação diante de uma crise de sofrimento que se arrasta por anos e anos em sua vida.

     É realmente difícil ver os ímpios prosperarem, crescerem na terra e enriquecerem; enquanto o justo muitas vezes é afligido, castigado e provado todo o dia. Essa é realmente uma situação que se a observarmos apenas com os olhos carnais e atinarmos a ela com a mera compreensão humana, jamais entenderemos como ela funciona.

     Não foi somente Asafe que passou por esta situação embaraçosa; pois vemos lá no livro do profeta Malaquias, os filhos de Israel passando pela mesma situação, senão vejamos: As vossas palavras foram agressivas para mim, diz o SENHOR; mas vós dizeis: Que temos falado contra ti? Vós tendes dito: Inútil é servir a Deus; que nos aproveita termos cuidado em guardar os seus preceitos, e em andar de luto diante do SENHOR dos Exércitos? Ora, pois, nós reputamos por bem-aventurados os soberbos; também os que cometem impiedade são edificados; sim, eles tentam a Deus, e escapam” (Malaquias 3.13-15).

     Diante dessa situação devemos tão somente fazer uma coisa; e foi o que o salmista Asafe fez: ENTRAR NO SANTUÁRIO DE DEUS (Até que entrei no santuário de Deus; então entendi eu o fim deles. Salmos 73.17).

     Entre no santuário de Deus e então entenderás e saberás aquilo que o homem natural jamais conseguirá compreender. Não estou dizendo que devemos entrar no templo de nossas igrejas, mas no nosso santuário particular de adoração; entrar na presença do nosso Deus em particular e reconhecer a soberania dEle em tudo é o primeiro passo para podermos ter uma compreensão da vontade e dos caminhos de Deus.

     Nestas horas tão críticas, foi o que falei a pessoa amada que me confidenciou; nestas horas tão amargas lembre-se das palavras de Deus aos filhos de Israel: “Então aqueles que temeram ao SENHOR falaram frequentemente um ao outro; e o SENHOR atentou e ouviu; e um memorial foi escrito diante dele, para os que temeram o SENHOR, e para os que se lembraram do seu nome”. E eles serão meus, diz o SENHOR dos Exércitos; naquele dia serão para mim joias; poupá-los-ei, como um homem poupa a seu filho, que o serve. Então voltareis e vereis a diferença entre o justo e o ímpio; entre o que serve a Deus, e o que não o serve (Malaquias 3.16-18)

     João Augusto de Oliveira

 

 






0 comentários:

Postar um comentário

 

A voz da Palavra Profética Copyright © 2011 - |- Template created by Jogos de Pinguins