quarta-feira, 18 de julho de 2012

0 Um culto à moda antiga X um culto pós-moderno



Nesta postagem vamos falar um pouco sobre um culto na era pós - moderna, ou seja, nos dias de hoje.

Não quero dizer com isto que devemos retornar aos anos 30 e 40, ou que devemos nos vestir como eles, falar com eles e adotar o seu modo de viver. Mas que devemos ter um retorno a algumas práticas e doutrinas que simplesmente abandonamos e que está nos causado um enorme prejuízo.

Um culto nos dias de hoje.

18h30min – Inicia-se o culto com uma oração relâmpago pelo auxiliar ou co-pastor, uma vez que o pastor ainda não chegou à igreja, pois passou o dia trabalhando ou mora a quilômetros da mesma.

18h30min/19h00min – Canta-se um hino da harpa cristã, quando tanto, têm lugares que já aboliram de completo os hinos sacros da harpa e adotaram cânticos extra bíblicos ou até mesmo antibíblicos.

Faz-se a leitura oficial da Palavra de Deus.

19h00min às 19h40min – A oportunidade é dada aos conjuntos oficiais (mocidade, corais, circula de oração, etc.).

Também são ouvidos três ou quatros hinos avulsos por pessoas da igreja.
OBS: Estes hinos na sua maioria falam de prosperidade, sabor de mel, vitória sobre os inimigos (que muitas vezes sãos os irmãos da igreja), bênçãos sem medida, etc.

OBS: neste momento são colhidos os dízimos e as ofertas.

19h40min/20h00min – Pregação da palavra de Deus – O pastor da Igreja ou um obreiro por ele designado, prega no máximo 20 minutos sobre temas como autoajuda, bênçãos sem medida a todos, prosperidade financeira, supremacia sobre os demais irmãos etc.

Nesta hora convida-se o povo a ficar de pé, a repetir frases de efeito, a olhar nos olhos uns dos outros, etc.

OBS: Tira-se uma segunda e terceira oferta – Que até hoje eu não descobri pra quê.

20h10min – Encerra-se o culto – Os crentes vão pra casa sem saber se participaram de um culto a Deus, de um show de calouros ou de um desfile de modas, dado aos desfiles de algumas crentes com suas roupas extravagantes e decotadas.
Findo dizendo que a minha proposta é que venhamos a ter um retorno a:
·         Santidade, humildade, adoração verdadeira, pregação cristocêntrica, foco nas almas, etc.

João Augusto de Oliveira






0 comentários:

Postar um comentário

 

A voz da Palavra Profética Copyright © 2011 - |- Template created by Jogos de Pinguins