segunda-feira, 16 de julho de 2012

0 Um culto a moda antiga X um culto pós-moderno


Quando falamos que as coisas mudaram na igreja de uns anos para cá e mudaram muito, as pessoas (algumas) nos chamam de “saudosistas”, mas a verdade é que mudaram mesmo. E em muitos casos, pasmem, mudaram para pior!

Vamos imaginar um culto a moda antiga (lá pelos de 1930-1980), época áurea para várias igrejas de linha pentecostal, citação honrosa à “Assembleia de Deus”.

Culto à moda antiga

·         18h30min – Inicia-se o trabalho com um período de uns 30 minutos de oração – Toda a Igreja está envolvida nesta oração, que inclui quebrantamento, confissão de pecados e adoração a Deus.

·         19h00min/19h30min – Inicia-se a liturgia propriamente dita – Canta-se três hinos da harpa cristã, com o acompanhamento dos instrumentos, que muitas vezes não passava de um violão velho ou uma guitarra.
Contudo enquanto se louva Deus com os hinos da harpa cristã, sente-se que a presença de Deus é notável no meio dos irmãos, que muitas vezes choram e já glorificam a majestade divina.

·         19h30min/20h00min – Realiza-se a “Leitura Oficial” da palavra de Deus, faz-se uma oração para agradecer pela leitura e pedir a direção de Deus sobre o trabalho.
Na sequência dá-se a oportunidade aos órgãos da igreja para que louvem a Deus (mocidade, circulo de oração, crianças, corais, etc.). Muitas vezes o louvor é acompanhado de manifestações de alegria, línguas estranhas, profecias, interpretações de línguas, etc.

·         20h00min/20h20min – É concedida a oportunidade a alguns irmãos para uma saudação rápida e a alguns cantores avulsos da igreja, que louvam a Deus geralmente com hinos que falam da cruz, da salvação, do poder de Deus para operar milagres e da volta de Jesus para arrebatar a Igreja.
Essas saudações e louvores quase sempre são acompanhados também de manifestações espirituais e sobrenaturais que dão à Igreja um aspecto quase divino, os crentes são realmente “cheios do Espírito Santo”.
OBS: Recolhem-se dízimos e ofertas para a manutenção dos trabalhos.

20h20min:/21h00min – Pregação da Palavra de Deus – Neste momento o Pastor da Igreja ou algum obreiro por ele designando e capaz de manejar a palavra de Deus; prega então à santa Palavra, geralmente a bordando assuntos como a salvação em Cristo, o calvário, a redenção, a santificação, o suprir de Deus às necessidades do crente, o batismo com o Espírito Santo, a volta de Cristo, etc.
Assuntos estes que levam a igreja de fato às regiões celestiais, quando o povo é tomado totalmente pela alegria do céu e quase geralmente acontecem batismos no Espírito Santo, curas divinas, manifestação dos Dons Espirituais e salvação de almas.

·         21h00min/21h10min – Encerra-se o culto com a benção apostólica e oração final.
No entanto, mesmo o culto propriamente dito sendo encerrado neste horário, alguns (muitos) crentes passa a noite ainda sentindo a grandiosa presença de Deus manifesta no culto, a ponto de quase não poderem dormir!

Que saudades eu tenho desses cultos abençoados e cheios da glória do Deus.

Na próxima postagem nós falaremos sobre um culto na era atual (pós-moderna).

João Augusto de oliveira




0 comentários:

Postar um comentário

 

A voz da Palavra Profética Copyright © 2011 - |- Template created by Jogos de Pinguins