quinta-feira, 5 de julho de 2012

0 SANTIDADE – Uma doutrina esquecida




Porque esta é a vontade de Deus, a vossa santificação. (1º Tessalonicenses 4.3ª)

Sempre acreditei que a Igreja Evangélica Brasileira precisa fazer urgentemente um retorno à Bíblia em suas pregações, ensino e principalmente na sua vida devocional.

Nesse retorno eu gostaria de chamar a atenção para a doutrina da “santidade ou santificação”. Doutrina essa que tem sido relegada a segundo plano em muitas igrejas e principalmente no dia-a-dia de muitos crentes.

SANTIDADE – Qualidade ou estado daquilo ou daquele que é santo.

SANTO – Aquele que é separado do mundo (sistema dominado por Satanás), e do pecado para servir somente a Deus.

Hoje em dia quando se fala em “santidade”, logo vêm àqueles que dizem que somos “legalistas”, “moralistas religiosos”, etc. Mas acredito que uma das maiores necessidades do cristão hoje é andar em santidade na presença do Senhor.  A Bíblia não apresenta a santidade como uma alternativa, mas como uma exigência a ser cumprida pelo cristão, senão vejamos:

·         Porque não nos chamou Deus para a imundícia, mas para a santificação. 1 Tessalonicenses 4:7

·         Segui a paz com todos, e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor; Hebreus 12:14

·         Mas agora, libertados do pecado, e feitos servos de Deus, tendes o vosso fruto para santificação, e por fim a vida eterna. Romanos 6:22

·         Que cada um de vós saiba possuir o seu vaso em santificação e honra; 1 Tessalonicenses 4:4

·         Porquanto está escrito: Sede santos, porque eu sou santo.1 Pedro 1:16

Isso somente para citar alguns versículos que falam dessa exigência de Deus para a vida do homem.

     Andar em santidade é separar-se de tudo aquilo que desagrada a Deus em nossa vida diária, ou seja, tudo aquilo que pode desviar-nos do alvo maior que é viver para Ele deve ser rejeitado por nós.

     Não sou nenhum legalista, nem quero aqui confundir costumes locais com doutrina bíblica, mas em nome dos “usos e costumes” muitos têm escancarado as suas vidas e as portas das suas igrejas para o “mundanismo” e já fica até difícil em alguns lugares saber quem é santo e quem é pecador.

     Uma roupa não vai me impedir de entrar no céu, mas se essa roupa escandalizar o meu irmão e provocar desejos carnais por sua sensualidade, ela deve ser evitada. Já pensou em quantos pensamentos e desejos pecaminosos não são despertados em crentes até mesmo nos cultos por causa das roupas sensuais e decotes exagerados de algumas irmãs? Repito, roupa não salva ninguém, mas a partir do momento que uma roupa serve de pedra de tropeço ao meu irmão, eu devo evitar.

     Aquele que anda em santidade deve fazê-lo em tudo na sua vida: Vestes, linguajar, olhares, pensamentos, atos, omissões, etc. Paulo diz que toda a nossa vida (espírito, alma e corpo) devem ser preservados em santidade para Deus (1 Ts 5.23).

     Esse negócio de que Deus só quer o coração e doutrina de Satanás e tem sido um ardil eficiente para afastar milhares de crentes da vida de pureza, levando-as a viver aquém daquilo que Deus escolheu e preparou para nós.

    Saiba que àqueles que se recusam a separar do pecado e viver em santidade corre o risco de perder a sua salvação. NÃO, não estou dizendo que alguém é salvo por suas obras, mas sim que somos salvos para viver em santidade na presença do Senhor e que a ausência dessa vida de santidade pode causar um grande prejuízo à vida espiritual ocasionando na perda do direito de ver “a face de Deus” – “... e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor”.

     Ora se aquele que despreza a santificação não terá a oportunidade de ver ao Senhor, então como ele será salvo?

     Que possamos aprender a viver em santidade e pureza na nossa vida e assim desfrutarmos as grandes bênçãos do Senhor nosso Deus.

       Que a paz de Cristo seja sobre todos,

                                 João Augusto de Oliveira

0 comentários:

Postar um comentário

 

A voz da Palavra Profética Copyright © 2011 - |- Template created by Jogos de Pinguins