quinta-feira, 28 de junho de 2012

1 REFORMA PROTESTANTE – Uma reforma de si mesmo


No dia 15 de Outubro de 1517, Martinho Lutero afixou na porta da Igreja de Wittenberg (Alemanha) as famosas 95 teses; por causa desta atitude foi desencadeada a Reforma Protestante.

Hoje em dia, quase 500 anos depois da Reforma Protestante, ouve-se em várias bocas e em vários lugares o grito: “A Igreja de hoje precisa de uma segunda reforma”. Mas até que ponto essa frase é verdadeira hoje? Será apenas a Igreja (A Instituição) que precisa dessa reforma, ou nós individualmente precisamos nos reformar? Será que a maior reforma necessária pra os nossos dias não seria a pessoal? Individual? Para depois pensarmos na Reforma da Igreja?

REFORMA – Ação, ato ou efeito de reformar; mudar a forma (em sentido amplo) de uma construção ampliada. (Wikipédia)

Tenho pensado seriamente nesta questão, e a única resposta que me vem à mente é que antes de pensarmos na reforma da igreja, precisamos reformar a nós mesmos individualmente. Reforma esta que deve abranger desde a vida pessoal (moral), familiar, devocional, e doutrinaria.

REFORMA MORAL – Antes de mudar os outros ou as instituições, o homem deve procurar mudar a si mesmo. Esse negócio de querer promover reformas na vida alheia e nos costumes dos outros, estando arraigado a pecados na vida pessoal é no mínimo estranho.

Deus usou Lutero para a poderosa REFORMA, mas para quem já leu a biografia deste Guerreiro de Deus sabe que ele matinha uma vida moral isenta de manchas (na medida do possível).

Hoje, há pessoas que querem apregoar mudanças na vida alheia quando as suas estão cheias de adultério, prostituição, lascívia, inveja, etc. Não será isso “HIPOCRISA E FARISAÍSMO”?

REFORMA FAMILIAR – Há tempos que a família anda cambaleando feito um bêbado pelas ruas. Já não se tem mais aquele respeito para com a instituição que Deus criou para ser a célula mater da sociedade. Se quisermos uma reforma religiosa eficaz; devemos primeiro reformar a vida familiar, trazendo-a de volta aos padrões bíblicos estabelecidos por Deus.

É comum nos dias hodiernos ouvir-se falar em normalidade no sexo antes do casamento, divórcio, mulheres assumindo o papel masculino no lar, filhos criados sem pudor e limites e famílias que não sabem o que é compartilhar momentos de oração e comunhão com Deus juntos.

O avivamento começa em casa. Diz o refrão, e é verdade. Não adianta querer avivar a casa dos outros, quando a minha já virou um freezer...

REFORMA DEVOCIONAL – Como está a minha vida devocional com Deus? Ainda sinto prazer em deleitar-me na sua Palavra? Ainda dobro os joelhos para falar com Ele? Como anda a minha fé nEle? Esse é um dos passos mais importantes para aqueles que desejam reformar a igreja hodierna. Se não tivermos “vida com Deus”, jamais conseguiremos ouvir-lhe a voz e conhecer-lhe a vontade para que possamos realizar sua obra com eficácia.

O Espírito Santo não fala a ouvidos surdos e corações endurecidos, mas sim, deixa-se ouvir por aqueles que buscam na Bíblia, na oração, na vida de santidade e no jejum procurar andar mais pertinho de dEle; assim como Lutero tanto fazia.

REFORMA DOUTRINÁRIA – Agora sim estamos preparados para discutir a “Reforma doutrinária da Igreja”. É dessa maneira que eu penso. Posso estar enganado, admito, afinal de contas qual o homem que nunca se enganou. “Mas se não me refutardes pelo testemunho das Escrituras ou por argumentos – a minha consciência ficará submissa a Palavra de Deus... e não é justo nem sábio ir contra a consciência. Deus me ajude! Amém”. (Lutero)

João Augusto de Oliveira





1 comentários:

  1. Amém irmão que nossas vidas possam esta(reformadas)na presença dEle não é? Que Deus te abençoe!

    ResponderExcluir

 

A voz da Palavra Profética Copyright © 2011 - |- Template created by Jogos de Pinguins