segunda-feira, 9 de abril de 2012

0 Apascentando ovelhas ou entretendo bodes ???



Um mal se infiltrou na Igreja de Nosso Senhor Jesus Cristo e é tão óbvio, que só não o enxerga quem não quer ou por interesses pessoais diversos... Interesses que podem ser justos (perante os homens) ou não... Creio mesmo, que o demônio nunca fez algo tão engenhoso e eficaz, quanto insinuar à igreja, que parte de sua missão é prover entretenimento para o povo. De aturar leviandades, com a desculpa de “alcançar o povo”. Isto tem agido como o fermento e a maioria dos líderes, tem apenas assistido... calados... até que a massa toda levede.
Promover entretenimento ao povo, em nenhum lugar das Escrituras, é mencionado como função da Igreja. Se fosse, Jesus Cristo em Lucas 16:15, teria dito: “Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura;” E provejam divertimento para aqueles que não encontram prazer na simplicidade de meu evangelho.(grifo nosso).
Mas tais palavras não são encontradas... nem parece que ocorreu ao Espírito Santo deixá-las registradas na Bíblia... Pelo contrário... Efésios 16:15 é claro: “E Ele mesmo concedeu uns para apóstolos, outros para profetas outros para evangelistas e outros para pastores e mestres.” Onde estão os animadores ??? O Espírito Santo, silenciaria quanto a eles, se necessários fossem ???
Promover distração está em direto antagonismo ao ensino, a seriedade, a vida de Cristo e de seus apóstolos. “Vos sois o sal da terra (e não o açúcar), disse ele... e muito mais preocupado com seu ministério do que em agradar a qualquer preço, foi direto e pungente quando disse em Mt. 8: 21-22 “E outro de seus discípulos lhe disse: Senhor, permite-me que primeiramente vá sepultar meu pai. Jesus, porém, disse-lhe: Segue-me, e deixa os mortos sepultar os seus mortos.”
O apóstolo Paulo, em Coríntios 14, exorta-nos a manter boa ordem nas igrejas... a buscar o entendimento e os dons espirituais, que não fazem parte de shows e sim de estudo e meditação na palavra: 1Cor:14:20: “Irmãos, não sejais meninos no entendimento, mas sede meninos na malícia, e adultos no entendimento.” 1Cor:14:26: “Que fareis, pois, irmãos? Quando vos ajuntais, cada um de vós tem salmo, tem doutrina, tem revelação, tem língua, tem interpretação. Faça-se tudo para edificação.” 1Cor:14:33: “Porque Deus não é Deus de confusão, senão de paz, como em todas as igrejas dos santos.” 1Cor:14:40: Mas faça-se tudo decentemente e com ordem. (grifo nosso).
Já tive notícia, que um pastor, fez essa incrível lamúria a um membro de sua denominação:
- Já tentamos fazer o que é certo, mas não atraía novos convertidos... tivemos que mudar... precisamos alcançá-los de qualquer jeito.
Ora, Jesus e seus apóstolos poderiam ter sido mais simpáticos... contratado empresários, homens de marketing e etc. Cristo poderia ter sido mais popular, se tivesse inserido divertimento e elementos mais agradáveis em sua missão.
Porém, eu não O escuto dizer : - Corre atrás do povo Pedro, e diga-lhes que teremos um estilo diferente de culto amanhã; algo curto e atrativo, com uma pregação bem pequena e muita “diversão santa”. Marcos, contrate alguns anões, homens de perna-de-pau, músicos e saltimbancos... mande-os dizer que são levitas... Mateus, corra e anuncie a todos que teremos uma noite agradável e divertida... Sejam rápidos, devemos alcançá-los a qualquer preço e de qualquer jeito... Eu quero “casa cheia”!!!
Já ouvi de um radialista, que ele TEM de tocar uma determinada música, que está longe de ser verdadeiramente cristã, porque o público ouvinte pede...
Misericórdia... isto é MUNDO !!! Os falsos levitas, os homens de marketing e os empresários agora ditam as regras... e parece, que todos da Igreja evangélica acham que Deus aprenderá muito com eles... pois se deixam também guiar por esse tipo de gente... Afinal... são especialistas... Depois que eles surgiram... as igrejas ficaram mais cheias... cheias de mentiras e pecados... Infelizmente é assim que tem sido...
Aliás, o que tem de “falsos levitas” e de aproveitadores faturando alto com os modismos “levitas”, é um assombro... Enquanto isto, o povo de Deus é explorado e muitas vezes, desviado debaixo das vistas complacentes de “pastores” que querem “a casa cheia”.
E você jovem músico, que ama a Deus, cuidado para não se tornar um “levita”... do verbo levitar... e ficar levitando nos ares da vaidade... Os levitas eram mestres e sacerdotes... leia o livro de crônicas, estude o que é ser levita e não se deixe enganar... Seja um cristão músico e não um músico cristão... Só um exemplo: 1Cron. 25:7 “E era o número deles, juntamente com seus irmãos instruídos no canto ao SENHOR, todos eles mestres, duzentos e oitenta e oito.”
Irmãos, Jesus compadeceu-se dos pecadores, lamentou e chorou com eles, mas NUNCA PRETENDEU ENTRETER-LOS. Em vão as escrituras serão examinadas com o objetivo de se achar nelas, qualquer traço do evangelho do deleite e da diversão. O que elas contêm é: Saia, afaste-se e mantenha-se afastado !!!
Os apóstolos e discípulos tinham enorme confiança no evangelho, e não empregavam outra arma para alcançar e converter os incrédulos. Reuniam-se em oração, mas não consta que orassem assim: - Senhor, permite-nos pelo sábio, judicioso e convincente uso da “recreação inocente”, que possamos mostrar a este povo quão felizes somos... Afinal, Davi disse: “Cantai e Salmodiai...” e o povo é tolo... gosta disto, permita-nos pois Senhor, entreter-los.
Pelo contrário... dispersados pela perseguição, eles cumpriam com zelo e seriedade a missão que lhes foi confiada, e iam por todo o mundo pregando o evangelho. Como costumamos dizer... “Viraram o mundo de cabeça para baixo”. Em cem anos, com dedicação e seriedade, fizeram infinitamente mais pela obra do Senhor, do que toda a Igreja nos outros mil e novecentos anos. E eles não tinham aparelhagens de som, carros, aviões, celulares, imprensa, rádio, TV, Internet e etc.
Por fim, a missão do entretenimento falha em realizar o objetivo a que se propõe. Ela produz destruição entre os jovens convertidos. Permite aos negligentes e zombadores, usarem o púlpito para agradecerem a Deus porque a Igreja os recebeu no meio do caminho, falando por falar... e até testificando falsamente! Permite que os sobrecarregados, que encontraram “paz” através de um concerto, não fiquem calados, o que ser-lhes-ia o indicado! Permite que o bêbado, para quem o entretenimento comovente possa ter sido o elo de Deus no encadeamento de sua “conversão”, fique em pé, mas assim que a “emoção” passa... torne a cair!
Não há contestação. A missão de entretenimento não produz convertidos verdadeiros e permanentes. Será que a direção de certas igrejas, ainda não entendeu um dos mais conhecidos e repetidos versículos bíblicos ??? Romanos 10:17: “A fé vem pelo ouvir; e o ouvir pela palavra de Deus.” Será que pensam que “evangelismo” é ouvir músicas que têm o espírito mundano ou testemunhos espetaculares... muitas vezes induzidos pela emoção??? O que os pastores precisam hoje, é crer no conhecimento aliado a espiritualidade sincera; um jorrando do outro, como frutos da raiz. Necessitam de doutrina bíblica, de tal forma entendida e experimentada, que ponham os homens em chamas.
Senhor, limpe tua igreja de toda futilidade e entulho que o diabo impôs sobre ela, e traz-nos de volta os métodos apostólicos.
Precisamos voltar e viver o verdadeiro evangelho em toda a sua simplicidade, e não criarmos práticas e métodos religiosos que diminuem e até mesmo tiram o poder de salvação e transformação sobre o homem, que só pode ser alcançado no sacrifício de Jesus na cruz do Calvário. Em Jesus tudo se torna nova criatura, passa a ser herdeiro das bênçãos de Deus, pois as coisas velhas ficaram para trás. Todas essas coisas provém de Deus que nos reconciliou consigo mesmo por Jesus Cristo. Quando Deus, através de um ato de amor e misericórdia, nos reconciliou consigo mesmo em Jesus, não nos imputou pecado algum (II cor, 5:17-19).
A minha oração, é para que os crentes que realmente foram lavados no sangue do Cordeiro, possam estar conscientes de o dever maior de um cristão, como Corpo e Igreja de Cristo. Que esquecendo das coisas que para trás ficam, possamos prosseguir pregando o evangelho da salvação em Cristo Jesus e com certeza estaremos indo em direção ao alvo que Deus nos preparou em Jesus, pois agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo.
(Fil. 3:13 e Rom. 8:1).

Enviado por:
João Augusto de Oliveira

0 comentários:

Postar um comentário

 

A voz da Palavra Profética Copyright © 2011 - |- Template created by Jogos de Pinguins