quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

6 Eleição e Predestinação




Como também nos elegeu nele antes da fundação do mundo, para que fôssemos santos e irrepreensíveis diante dele em amor; E nos predestinou para filhos de adoção por Jesus Cristo, para si mesmo, segundo o beneplácito de sua vontade, Efésios 1.4-5.

ELEIÇÃO – A escolha por Deus daqueles que creem em Cristo é uma doutrina importante (ver Rm 8.29-33; 9.6-26; 11.5,7,28; Cl 3.12;  Ts 1.4; 2 Ts 2.13; Tt 1.1). A eleição refere-se à escolha feita por Deus, em Cristo, de um povo para si mesmo, a fim de que sejam santos e inculpáveis diante dEle (cf. 2 Ts 2.13). Essa eleição é uma expressão do amor de Deus, que recebe como seus todos os que recebem seu Filho Jesus Cristo (Jo 1.12). A doutrina da eleição abarca as seguintes verdades:

(1). A eleição é cristocêntrica, i.e., a eleição de pessoas ocorre somente em união com Jesus Cristo. Deus nos elegeu em Cristo para a salvação. O próprio Cristo é o primeiro de todos os eleitos de Deus. A respeito de Jesus, Deus declara: “Eis aqui o meu servo, que escolhi” (Mt 12.18; cf Is 42.1,6; 1 Pe 2.4). Ninguém é eleito sem estar unido a Cristo pela fé.

(2). A eleição é feita em Cristo, pelo seu sangue; “em quem (Cristo)... pelo seu sangue”(1.7). O propósito de Deus, já antes da criação (1.4), era ter um povo para si mediante a morte redentora de Cristo, no Calvário, para nos salvar dos nossos pecados (At 20.28; Rm 3.24-26).

(3). A eleição em cristo é em primeiro lugar coletiva, i.e., a eleição de um povo (1.4,5,7,9; 1 Pe 1.1; 2.9). Os eleitos são chamados “o seu (Cristo) corpo” (1.23; 4.12), “minha igreja” (Mt 16.18), o “povo adquirido” por Deus (1Pe 2.9) e a “noiva de Cristo” (Ap 21.9). Logo, a eleição é coletiva e abrange o ser humano como indivíduo, somente à medida que este se identifica e se une ao Corpo de Cristo, a igreja verdadeira (1.22,23). É uma eleição como a de Israel no AT (ver Dt 29.18-21).

(4). A eleição para a salvação e a santidade do corpo de Cristo são inalteráveis. Mas individualmente a certeza dessa eleição depende da condição da fé pessoal e viva em Jesus Cristo, e da perseverança na união com Ele. O apóstolo Paulo demonstra esse fato da seguinte maneira: (a) O propósito eterno de Deus para a igreja é que sejamos “santos e irrepreensíveis diante dele” (1.4). Isso se refere tanto ao perdão dos pecados (1.7) como à santificação e santidade. O povo eleito de Deus está sendo conduzido pelo Espírito Santo em direção à santificação e à santidade (ver Rm 8.14; Gl 5.16-25). O apóstolo enfatiza repetidas vezes o propósito supremo de Deus (ver. 2.10; 3.14-19;4.3-13,14;5.1-18). (b) O cumprimento desse propósito para a igreja como corpo não falhará: Cristo a apresentará “a si mesmo igreja gloriosa... santa e irrepreensível” (5.27). (c) O cumprimento desse propósito para o crente como indivíduo dentro da igreja é condicional. Cristo nos apresentará “santos e irrepreensíveis diante dele” (1.4), somente se continuarmos na fé. A Bíblia mostra claramente: Cristo irá “vos apresentar santos, e irrepreensíveis, e inculpáveis, se, na verdade, permanecerdes fundados e firmes na fé e não vos moverdes da esperança do evangelho” (Cl 1.23,23).

(5). A eleição para a salvação em Cristo é oferecida a todos (Jo 3.16,17; 1 Tm 2.4-6; Tt 2.11; Hb 2.9), e torna-se uma realidade para cada pessoa consoante seu prévio arrependimento e fé, o Espírito Santo admite o crente ao corpo de Cristo (a igreja) (1 Co 12.13), e assim ele torna-se um dos eleitos. Daí, tanto Deus quanto o homem têm responsabilidade na eleição (ver Rm 8.29).

A PREDESTINAÇÃO – A predestinação (gr. Proorizo) significa “decidir de antemão” e se aplica aos propósitos de Deus inclusos na eleição. A eleição é a escolha por Deus, “em Cristo”, de um povo para si mesmo (a igreja verdadeira). A predestinação abrange o que acontecerá ao povo (todos os crentes genuínos em Cristo).

(1). Deus predestina seus eleitos a serem: (a) chamados (Rm 8.30); (b) justificados (Rm 3.24); (c) glorificados (Rm 8.30); (d) conformados à imagem do Filho (Rm 8.29); (e) santos e inculpáveis (1.4); (f) adotados como filhos (1.5); (g) redimidos (1.7); (h) participantes de uma herança (1.14); (i) criados em Cristo Jesus para boas obras (2.10).

(2). A predestinação, assim como a eleição, refere-se ao corpo de Cristo (a verdadeira igreja), e abrange indivíduos somente quando inclusos neste corpo mediante a fé viva em Jesus Cristo (1.5,7, 13; cf. At 2.38-41; 16.31).

RESUMO – No tocante à eleição e predestinação, podemos aplicar a analogia de um grande navio viajando para o céu. Deus escolhe o navio (a igreja) para ser sua própria nau. Cristo é o Capitão e Piloto desse navio. Todos os que desejam estar nesse navio eleito, podem fazê-lo mediante a fé viva em Cristo. Enquanto permanecerem no navio, acompanhando seu Capitão, estarão entre os eleitos. Caso alguém abandone o navio e o seu Capitão, deixará de ser um dos eleitos. A predestinação concerne ao destino do navio e ao que Deus preparou para quem nele permanece. Deus convida todos a entrar a bordo do navio eleito mediante Jesus Cristo.

Fonte: Bíblia de Estudo Pentecostal (CPAD)

Postado por João Augusto de Oliveira

6 comentários:

  1. Excelente abordagem, isto é uma questão de grande debate, não sei ao certo se somos predestinados ou temos o livre arbítrio, ou como alguns dizem a livre agencia, no final só sei que quem impede a salvação somos nos mesmos, com nossa ganancia, impureza e afastamento de Deus, sabemos o que é certo e errado, mas a carne prevalece em muitos corações, e ai tendem a esquecer a grande obra que nosso Senhor realizou, se viram contra Deus, fazendo tudo o que é bom para si e nem pensam que um dia terão que dar conta de seus atos.Quem só pensa no aqui e agora, esquece da eternidade,e ai padecera com certeza, não pensem que Deus vai obriga-los a aceitar, seu amor, bondade e vida eterna não, portanto pensem muito, pois se deixarem para amanhã ele pode não existir.

    ResponderExcluir
  2. Gostei do texto,é bom pra refletir
    desejo a vc um bom final de tarde
    Abraços com carinho Rita!!

    http://cantinhovirtualdarita.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Obrigado pela visita querida Patrícia... Assim que possível passo lá no seu Blog, para ler as postagens e deixar minhas considerações!

    ResponderExcluir
  4. Paz, querida Rita... Brigadão pela vista... Brevemente passo no catinhovirtualdarita.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Paz irmão.

    Muito boa a didática de sua analogia quanto a questão da "predestinação".

    Permita-me fazer algumas ponderações sobre a conduta dos que se intitulam calvinistas e por conseguinte, "predestinados à salvação".

    Se alguém foi predestinado à salvação, esse mesmo não precisará testemunhar Jesus (Sal e Luz) e consequentemente não sofrerá perseguição.

    Não se fará necessário também lutar espiritualmente com a pregação da Verdade pelas almas daqueles que estão no caminho da perdição. Espera-se apenas que os "predestinados" compareçam aos respectivos templos de "teologia calvinista".

    Enfim, basta enganar-se a si mesmo e transferir toda batalha de evangelismo espiritual(sem pagar o ônus) para um período futuro, onde afirmam que, os que estiverem vivos em tal período, "supostamente" pagarão o preço de morrerem como mártires do Evangelho.


    Conclusão:

    Se no tempo do Evangelho da Graça, onde o Espírito Santo fortalece a Igreja com poder para testemunhar Jesus, os mesmos escolhem pertencer ao grupo das noivas Néscias, como acreditar que no governo do anticristo, esses defensores de tal teologia, terão coragem de serem fiéis até a morte?

    APENAS PARA MEDITAR!

    Um abraço do Discípulo,
    J.C. de Araújo Jorge

    ResponderExcluir
  6. Discípulo de Cristo! Obrigado amado pela vossa visita e comentários.
    Gostei bastante das vossas observações quanto a "eleição e predestinação".
    Assim que possível te faço uma visita!

    ResponderExcluir

 

A voz da Palavra Profética Copyright © 2011 - |- Template created by Jogos de Pinguins