sábado, 19 de novembro de 2011

1 Ai de ti, ai de mim, ai de nós!





Uma expressão, que na língua portuguesa é identificada como “interjeição que tem o sentido de dor, desagrado, surpresa, grito de dor ou grito aflitivo” (Dicionário on-line).
Esta interjeição permeia toda a Bíblia Sagrada e quando analisada com cuidado pode nos ensinar preciosas lições de vida, senão vejamos:
·         Ai dos que decretam leis injustas (Isaías 10.11) – Traz uma advertência a todos aqueles que no âmbito do legislativo de Israel decretavam leis que eram consideradas injustas por Deus.

É bom atentar para esta palavra, principalmente aqueles que decretam as leis em nosso país, e que têm legislado em causa própria ou aprovado leis que são totalmente opostas a Palavra de Deus.

·         Ai de vós quando todos os homens de vós disserem bem, porque assim faziam seus pais aos falsos profetas (Lucas 6.26) - Já percebeu que uma das principais características dos falsos profetas de nossos dias (falsos pregadores, pastores, professores, etc.) é exatamente o “serem louvados”.

Parece que nem se preocupam com Deus e com o que Ele pensa deles, contanto que sejam considerados “ungidos, canela de fogo, varão de Deus” pelos homens, parece que não estão preocupados com o “Ai de Deus” dirigido àqueles que desviam o rebanho da verdade em nome da própria honra.

Porque será que muitos não querem mais pregar nos cultos de domingo à noite (por ser o mais frequentado) temas como: Santificação, Salvação, Volta de Cristo, Ética, etc.? Acredito que alguns evitam para não ser impopular, ou será que estou enganado?

·         Ai dos pastores que destroem e dispersam as ovelhas do meu pasto, diz o SENHOR (Jeremias 23.1) – Às vezes fico a meditar e chego a uma conclusão: Existem pastores que, ou nunca leram a Bíblia inteira em meditação, ou simplesmente estão com a mente cauterizada. Pois, é impossível você meditar em passagens como estas em que Deus usa a figura dos pastores de Israel para advertir àqueles que cuidam do seu povo quanto aos perigos de "cuidar mal das ovelhas de Deus” e mesmo assim continuar indiferente frente ao rebanho.

Porém, mesmo assim o que tem de pastor por ai que está preocupado apenas com a lã e a carne das ovelhas não está na história. Tenho conhecido alguns que fazem tudo, menos pastorear as ovelhas.

·         Ai do mundo, por causa dos escândalos; porque é mister que venham escândalos, mas ai daquele homem por quem o escândalo vem! (Mateus 18.7) – Este “ai” tem dupla aplicação:

Primeiro - Ele aplica-se ao mundo dos homens (dominado por Satanás 2º Co 4.4) por seus escândalos e pela corrupção que grassa a humanidade.

Segundo – Direciona-se àqueles que dizendo-se cristãos, dão escândalos, sendo o motivo de que o mundo, Satanás e os demônios blasfemem do Santo Nome de Deus.

Para esses Jesus diz: Melhor fora que lhe pusessem ao pescoço uma pedra de moinho e fosse lançado ao mar... (Lucas 17.2ª ARA).

Portanto cuidado antes de praticar ações que escandalizem o Evangelho e aos pequeninos na fé, Jesus não estava brincado quando deu esta advertência.

·         Então disse eu: ai de mim! Pois estou perdido, pois sou homem de lábios impuros, e habito no meio de um povo de impuros lábios; e os meus olhos viram o rei, o Senhor dos Exércitos! (Isaías 6.5) – Para que ninguém se glorie dizendo que é alguma coisa, o profeta Isaías ao se deparar com a glória de Deus diz: “ai de mim”!

Diante de Deus, não tem bonzinho, santinho, nem perfeitinho. Todos somos carentes da sua misericórdia, a própria Bíblia diz que “as misericórdias do Senhor são a causa de não sermos consumidos” (Lamentações 3.22).
Portanto, pense duas vezes antes de apontar o dedo para alguém.

Vosso conservo em Cristo,

João Augusto de Oliveira.

1 comentários:

  1. João eu sinto que vai ser muito edificante para a minha vida seguir o teu blog.
    Visite o meu blog:
    http://cantinho-disciplina.blogspot.com/
    http://sos-tst.blogspot.com/

    ResponderExcluir

 

A voz da Palavra Profética Copyright © 2011 - |- Template created by Jogos de Pinguins