terça-feira, 1 de novembro de 2011

1 02 de Novembro - deveríamos ter o dia de "finados" evangélico?



O Dia dos Fiéis Defuntos (português europeu) ou Dia de Finados (português brasileiro), conhecido ainda como Dia dos Mortos, é celebrado pelaIgreja Católica no dia 2 de novembro.
Desde o século II, alguns cristãos rezavam pelos falecidos, visitando os túmulos dos mártires para rezar pelos que morreram. No século V, a Igreja dedicava um dia do ano para rezar por todos os mortos, pelos quais ninguém rezava e dos quais ninguém lembrava. Também o abade de Cluny, santo Odilon, em 998 pedia aos monges que orassem pelos mortos. Desde o século XI os Papas Silvestre II (1009), João XVII (1009) e Leão IX (1015) obrigam a comunidade a dedicar um dia aos mortos.(http://pt.wikipedia.org/wiki/Dia_de_finados).

Não é o meu intuito falar nesta postagem contra ou favor do dia de “finados” celebrado por todo o povo “católico,” no dia 02 de Novembro de cada ano corrente.

Mesmo não sendo a favor da citada comemoração, repito, não estou aqui para discutir o assunto, pelo menos por enquanto.

O que quero propor é que deveríamos criar também um dia de “finados” evangélico. Alguém pode argumentar: Irmão, você ficou maluco? Talvez sim, talvez não. Pense bem na atual situação de muitos evangélicos dos dias hodiernos...

Quantos não estão mortos em deleites e pecados mesmo vivendo dentro das igrejas, entregando dízimos e até participando da Santa Ceia do Senhor?

Quantos estão mortos moralmente e não têm mais condições nem de abrir a boca pra falar em Nome de Jesus para não correr o risco de serem  ridicularizados e envergonhados?

E nas igrejas, durante os cultos então – que Deus nos guarde – é uma mortandade espiritual tão grande que chega a espantar! Tenho visto cultos que mais parecem velórios! Milhares de crentes mortos espiritualmente, andando como defuntos em nosso meio (parece até filme de morto-vivo).

Às vezes temos a impressão que estamos junto ao profeta Ezequiel  observando aqueles milhares de esqueletos sob a face do vale (Ez 37.1).

Diante de tudo isso e muito mais eu proponho: Vamos 
criar o dia de “finados” evangélico?

Agora a pergunta chave é: Eu estou do lado dos vivos ou dos mortos?

                              João Augusto de Oliveira

1 comentários:

  1. Muito bom o texto, concordo meu irmão, a minha igreja mesmo tem cultos que é só pela misericórdia de Deus, e respondendo a pergunta, acredito que ainda esteja do lado dos vivos.

    ResponderExcluir

 

A voz da Palavra Profética Copyright © 2011 - |- Template created by Jogos de Pinguins