segunda-feira, 5 de setembro de 2011

1 A Igreja de Cristo e os 05 Sinais




E estes sinais seguirão aos que crerem: Em meu nome expulsarão os demônios; falarão novas línguas; pegarão nas serpentes; e, se beberem alguma coisa mortífera, não lhes fará dano algum; e porão as mãos sobre os enfermos, e os curarão. (Marcos 16.17,18 – A.R.C. F).

Estes sinais hão de acompanhar aqueles que creem: em meu nome, expelirão demônios; falarão novas línguas; pegarão em serpentes; e, se alguma coisa mortífera beberem, não lhes fará mal; se impuserem as mãos sobre enfermos, eles ficarão curados. (marcos 16.17,18 – A.R.A.).

Como sempre costumo fazer, o faço também agora. Respeito aos nossos queridos irmãos que professam uma fé tradicional, cessacionista. Ou seja, aqueles que não acreditam na atualidade do Batismo com o Espírito Santo e dos Dons Espirituais.

Bem. Respeito como disse, mas infelizmente não posso concordar. Pois quando leio a Bíblia Sagrada de Gênesis até Apocalipse o que vejo é um Deus que nunca parou de agir sobrenaturalmente na vida do seu povo. Se lermos os relatos de Israel no Antigo Testamento constataremos que o nosso Deus sempre agiu de forma milagrosa na vida do seu povo. A própria criação do ser humano foi um ato milagroso da parte de Deus. Afinal qual a biologia que pode explicar a complexidade do ser humano? Seu sistema circulatório, digestivo, nervoso, reprodutor, seu supercérebro que nenhum computador jamais conseguiu se equiparar. Não sei quanto a vocês, mas para mim isto se chama “milagre sobrenatural”.

Quero dizer que não posso e não vejo nada nas Escrituras e na própria lógica que me convença que um Deus que sempre agiu de forma sobrenatural na vida do seu povo, venha agora a parar de fazê-lo. Quando lemos Malaquias 3.6a “Porque eu, o SENHOR, não mudo...”, ficamos perplexos diante de um Deus cuja “imutabilidade” é sua marca registrada.

Quero dizer que o Deus que operou no passado é o mesmo que opera no presente e continuará operando no futuro. Partindo desse ponto, é que quero discorrer um pouco acerca dos “05 sinais” que Jesus deixou para sua Igreja na terra. Estes sinais, conforme registra as palavras do evangelista Marcos, “seguirão aos que crerem”.

Eu não conseguir crer é uma coisa, outra é afirmar que estes sinais tanto assim como os “Dons Espirituais” (1 Co 12.1-11) cessaram nos dias apostólicos, simplesmente porque não tenho fé para crer neles.
Primeiro que não existe na Bíblia uma passagem de clara interpretação que defenda uma cessação destes “sinais e dos Dons”.  Pelo contrário, o que vemos é o próprio Senhor Jesus agindo na vida dos apóstolos como cumprimento da promessa dos sinais.

E estes sinais seguirão – Isso me faz lembrar o dia de Pentecostes lá no Cenáculo, em Jerusalém. Após a descida do Espírito Santo sobre a vida daqueles que estavam aguardando a promessa do Pai, da vinda do Consolador. De repente o Espírito desce sobre eles; cheios do Espírito passam a falar em Línguas desconhecidas, nisto as pessoas têm reações as mais estranhas. Umas criticam, outras dizem que estão embriagados, outras ficam sem palavras. De repente se levanta Pedro corajosamente e faz uma pregação embasada naquele evento. E que pregação maravilhosa! Cristocêntica e salvívica. Pedro nem termina a pregação quando a comoção toma conta da multidão que grita para Pedro e os apóstolos: “Que faremos varões irmãos?...” Atos 2.37b. Ao que Pedro responde enfaticamente, “E disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para perdão dos pecados, e recebereis o dom do Espírito Santo”. (grifo meu)

Porque a promessa vos diz respeito a vós, a vossos filhos e a todos os que estão longe: a tantos quantos Deus, nosso Senhor, chamar. Atos 2.38,39.

Será que existe um texto mais claro que este sobre a atualidade do Dom do Espírito Santo e dos sinais?  As palavras de Jesus são claríssimas: “E estes sinais seguirão”. Isto fala de continuidade. Você faz parte deste grupo? O grupo dos crentes que carregam os sinais?

Em meu nome expulsarão os demônios – O interessante é que o agir de Deus na vida do seu povo não está condicionado a formulas mágicas, objetos ritualísticos, flores ungidas, etc. e sim ao poderoso “NOME DE JESUS”.

É no nome dEle que os demônios que agem no mundo, num plano espiritual são expulsos das vidas que oprimem. Têm pessoas que não acreditam na existência de demônios, mas eles existem, são seres espirituais que influenciam a vida das pessoas para o mal, tentam os salvos, se apossam dos corpos dos ímpios.

Com o advento da moderna psicologia e psiquiatria quase não se fala mais em possessão demoníaca. Mas eles existem e não podem ser ignorados. Não quero dizer que tudo o que acontece no mundo é ação direta de demônios, não é isso. Mas não podemos simplesmente atribuir toda maldade do mundo a má índole do ser humano, a sua falta de caráter, etc. e nos esquecer de que os demônios estão a solta agindo no meio da humanidade.

É hora de orarmos e jejuarmos com mais compromisso, para que nos preparemos para enfrentar essas potestades do mal (Ef 6. 12) que agem no mundo espiritual. Não em nosso nome, mas no Nome de Jesus, toda casta de demônios é expulsa das vidas e o pecador é liberto para glória de Deus.

Falarão novas Línguas - Bem não fui em quem disse isso, mas foi o Rei dos Reis e Senhor dos senhores. Você fala novas línguas? Não? Então comece a buscar, pois a promessa é pra você também. Uma coisa interessante nesse aspecto das Línguas é que alguns alegam que essas línguas que os apóstolos falaram em “Pentecostes” eram línguas estrangeiras e não “línguas estranhas”, desconhecidas aos homens.

Bem, analisando o texto de Atos 2.1... Detalhadamente somos obrigados a reconhecer que o milagre naquele dia incluía o falar em línguas estrangeiras (xenolalia), mas também o falar em línguas estranhas (glossolalia), senão, porque as pessoas imaginavam que alguns estivessem embriagados Atos 2.13?

No demais, se essas Línguas que o Espírito trouxe à Igreja fossem apenas línguas estrangeiras porque Paulo quando instruía a Igreja de Corinto sobre o uso das Línguas no culto e da sua importância para a vida do cristão em particular, diz: “Porque o que fala língua estranha não fala aos homens, senão a Deus; porque ninguém o entende, e em espírito fala de mistérios”. (1 Co 14.2). Será que Paulo estava falando simplesmente das línguas estrangeiras (xenolalia)? Bem é uma interpretação quase impossível de se admitir. Pois, se essa língua estranha fosse apenas “língua estrangeira” e nada mais porque Paulo diria que ninguém o entende, senão Deus?

Nós Pentecostais, admitimos que o milagre em Pentecostes foi duplo.  É a única interpretação que se coaduna ao restante das Escrituras sem entrar em choque com outras passagens paralelas. Os apóstolos falaram línguas estrangeiras (xenolalia) e línguas estranhas (glossolalia).

Repito. O Senhor Jesus disse: Em meu nome falarão novas línguas. Se você ainda não recebeu essa dádiva então busque-a, é um presente de Deus para a edificação de seu povo e da Igreja como um todo.

Pegarão nas serpentes – Conheço poucas ocorrências na Bíblia que registram a ação direta deste sinal. Mas uma e a mais tradicional que conheço é o caso de Paulo na ilha de Malta após escapar do naufrágio.

Paulo com destino a Roma sofreu um naufrágio como todos sabem. Deus poupou a vida de todos os que estavam no navio com ele. Eles então depois de nadar bastante chegaram a Ilha de Malta, onde foram socorridos pelos bárbaros. Veja o que Lucas registra sobre esse episódio: “Havendo escapado, então souberam que a ilha se chamava Malta.

E os bárbaros usaram conosco de não pouca humanidade; porque, acendendo uma grande fogueira, nos recolherem a todos por causa da chuva que caía e por causa do frio.

E, havendo Paulo ajuntado uma quantidade de vides e pondo-as no fogo, uma víbora fugindo do calor, lhe acometeu a mão.

E os bárbaros, vendo-lhe a víbora pendurada na mão, diziam uns aos outros: Certamente este homem é homicida, visto como, escapando do mar, a Justiça não o deixa viver.

Mas, sacudindo ele a víbora no fogo, não padeceu nenhum mal” (Atos 28.1-5).

E, se beberem alguma coisa mortífera, não lhes fará dano algum - Esse é outro ponto que muitos discutem. Pelo fato de não encontrarmos uma narrativa da atividade direta deste sinal no período neotestamentário, alguns dizem que ele é um falso ensino. Ora, será que podemos chamar o ensino do próprio Jesus de falso ensino? Simplesmente pelo fato de que não há registros da sua ocorrência na sequência dos fatos?

Acredito piamente que este sinal está presente na Igreja hodierna, e poderia até citar testemunhos de pessoas que comeram ou beberam comidas envenenadas e estão vivos para a glória de Deus. Mas como não quero usar fontes secundárias que não sejam as Escrituras, digo: “Jesus Cristo e o mesmo ontem, e hoje e eternamente” Hb 13.8.

E porão as mãos sobre os enfermos, e os curarão - Deus ainda cura enfermos atualmente? Para quem duvida precisa ler mais atentamente a Bíblia. Deus cura e continua curado em toda a história bíblica. Na verdade um dos nomes pelos quais Deus se apresenta na Bíblia é “... Eu Sou o SENHOR que te sara”, Êx 15.26 b.

A cura física de doenças é uma benção de Deus para alívio do corpo acometido pelas enfermidades e doenças. Na verdade o próprio evangelista Mateus usando o texto clássico de Isaías 53.4 ele fala: “Para que se cumprisse o que fora dito pelo profeta Isaías, que diz: Ele tomou sobre si, as nossas enfermidades e levou as nossas doenças” (Mateus 8.17 A.RC. Ed. 2009 – Bíblia de Estudo palavras chave).

E Deus cura usando as mãos e as orações de seus santos. Você e eu somos os instrumentos que Deus quer usar para operar curas na vida de milhares de pessoas que estão enfermas. Você está disposto a pagar o preço para ser usado pelo Senhor em curas divinas e alívio para milhares de vidas?

O Senhor perguntou a Isaías: “A em enviarei, e quem há de ir por nós?”, Is 6.8ª. Você está disposto a ir? Então consagre a sua vida a Deus, busque a santificação e comece a fazer a obra de Deus. Por certo este sinal da “cura divina” também fará parte da sua vida.

Existem alguns que pensam que Deus só pode usar o pastor, o apóstolo, o missionário, etc., mas não é verdade. Jesus disse de forma bem clara “E ESTES SINAIS SEGUIRÃO AOS QUE CREREM”. Você crer? Então você é um deles.

   Que Deus abençoe a todos abundantemente em Nome de Jesus,

                         João Augusto de Oliveira.

1 comentários:

 

A voz da Palavra Profética Copyright © 2011 - |- Template created by Jogos de Pinguins