sábado, 24 de setembro de 2011

2 Reencarnação - verdade ou embuste? Parte 2




06 razões porque não creio em reencarnação

Reencarnação é um dos pilares da doutrina espírita. Desenvolvida pelo professor francês Hippolyte Léon Denizard Rivail, cujo pseudônimo é Alan Kardec, que segundo ele foi o seu nome em outra encarnação.

Kardec que é conhecido como o pai do espiritismo moderno (uma vez que o espiritismo em si não é novo) desenvolveu suas doutrinas e as sistematizou num sistema de crenças que ficou conhecido no mundo como “espiritismo”.

A reencarnação é um dos pilares desta crença junto à comunicação dos vivos com os mortos.
Reencarnação é uma ideia central de diversos sistemas filosóficos e religiosos, segundo a qual uma porção do Ser é capaz de subsistir à morte do corpo. Chamada consciência, espírito ou alma, essa porção seria capaz de ligar-se sucessivamente a diversos corpos para a consecução de um fim específico, como o auto aperfeiçoamento ou a anulação do carma (Wikipédia).

Bem, eu particularmente não creio na doutrina da reencarnação, pois ela não se sustenta diante de uma analise séria e comprometida da Bíblia Sagrada. Apresentarei neste breve comentário 06 razões porque não creio na reencarnação.

01. Não creio em reencarnação porque a Bíblia não incentiva tal crença – Para nós cristãos, a Bíblia é nossa regra de fé, conduta e prática normativa. Aquilo que a Bíblia defende direta ou indiretamente nós defendemos, aquilo que a Bíblia não defende nós não defendemos e aquilo que a Bíblia condena nós condenamos.

Os espíritas não acreditam na Bíblia como Palavra de Deus, para eles a Bíblia é só um livro de histórias e contos interessantes. Dai o porquê de eles não se importarem quando a Bíblia condena explicitamente uma de suas doutrinas, a comunicação de vivos e mortos. “...nem quem consulte os mortos Dt 9.11b. De onde vem então os ensinos dos espiritas? Segundo eles, o seu ensino vem dos espíritos que eles invocam em suas sessões.

Nós cristãos, ao contrário acreditamos que a Bíblia é a infalível e inspirada Palavra de Deus, e ela nada fala acerca da teoria da reencarnação. Alguns para tentar justificar suas crenas dizem que João Batista era a reencarnação do profeta Elias porque a Bíblia diz que ele (Batista) veio na virtude e espírito de Elias “E irá adiante dele no espírito e virtude de Elias, Lc 1.17ª”. Aproveitando essa suposta brecha na revelação divina argumentam os adeptos da reencarnação: João Batista era a reencarnação de Elias.

Ora, basta uma leitura superficial das Escrituras para constatar a falácia de tal ensino. Quando a Bíblia diz que ele veio no espirito e virtude de Elias era tão somente que o ministério do Batista se assemelhava ao ministério de Elias nada mais. Elias era um profeta do deserto; João também, Elias era um profeta áspero em suas palavras; João também, Elias condenava veementemente o pecado; João também. No demais se Elias tivesse reencarnado em João eu pergunto: O que ele estava fazendo no monte da transfiguração falando com Jesus? “E eis que lhes apareceram Moisés e Elias, falando com ele, Mateus 17.3”.

Em lugar algum a Bíblia defende a doutrina da reencarnação e por isto eu não posso acreditar nela.

02. Porque Jesus não reencarnou ele encarnou - Certa feita eu conversando com um espírita, ela tentava justificar a teoria da reencarnação dizendo que Jesus reencarnou em Maria e por isto eles a defendem. Em lugar algum isto está escrito na Bíblia.

A Bíblia fala que Jesus encarnou no ventre de Maria por obra e graça do Espírito Santo. O prefixo “re” da palavra reencarnação é um prefixo de duplicidade e fala de algo que está ocorrendo pela segunda vez. Jesus encarnou no ventre de Maria pela segunda vez? No ventre de quem ele encarnou pela primeira vez?

03. A reencarnação torna Deus injusto - Segundo a doutrina da reencarnação, a pessoa precisa passar por sucessivas vidas para pelo menos duas coisas: auto aperfeiçoamento e anulação do carma (pagamento dos erros cometidos noutra vida).

Como podem pessoas tão inteligentes e bem formadas como maioria dos espíritas acreditarem que uma pessoa possa pagar por erros que não cometeu? Você já imaginou a cena? Você viveu aqui na terra há cem anos e foi um bandido ou mau patrão e opressor de seus empregados. Ai você morreu e recebeu um nova chance de voltar como outra pessoa. Nasce em outra família, tem outra vida totalmente inocente quando de repente você começa a sofrer milhares de mazelas e sofrimentos como pagamento do que outra pessoa fez há cem anos atrás, o pior, tudo isto com o aval de Deus?

Bem se você quiser acreditar nisto tudo bem, não estou aqui para incutir crença em ninguém, mas para mim isto é no mínimo um absurdo. Esta ideia torna Deus, um Deus injusto, o Deus que cobra de um o preço do erro de outro.

Veja o que a Bíblia fala acerca do assunto: “Eis que todas as almas são minhas; como o é a alma do pai, assim também a alma do filho é minha: a alma que pecar, essa morrerá. Ezequiel 18:4”. A Bíblia é bem clara. Deus julga e condena aquele que comete o erro e não outro em seu lugar.

Se você está sofrendo achaques e dores na sua vida não é porque você foi uma pessoa má em outra encarnação, não acredite nisto. Então porque estou sofrendo? A Bíblia diz que nós sofremos por causa dos nossos pecados e erros e não por causa dos erros dos outros.

O que fazer para amenizar estes sofrimentos? Jesus diz: “Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Mateus 11:28” O segredo é entregar a sua vida a Jesus, crer nele e ele te perdoará os pecados e lhe ajudará levar o fardo pesado.

04. A reencarnação anula o sacrifício de Cristo na cruz – A Bíblia é bem clara quando diz que “todos pecaram e carecem da glória de Deus, Rm 3.23”. Não há ninguém justo na terra ou que tenha condições de se auto justificar a si próprio mediante sucessivas vidas.

Somos pecadores por natureza e inclinados à maldade e o único caminho preparado por Deus para perdoar os nossos pecados e nos levar a perfeição foi o sacrifício de Jesus no calvário, mediante a sua morte e ressurreição.

Se a ideia de aperfeiçoamento mediante vários nascimentos e mortes é correta, eu pergunto: O que Jesus estava fazendo na cruz? Um espetáculo? Um teatro? Ele estava morrendo na cruz para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda mancha e assim nos aperfeiçoar para entrarmos na vida eterna.

Não existe outro caminho para se chegar a Deus e aos céus. O caminho é Jesus.

05. Os profetas e o Senhor Jesus ensinaram a ressurreição e não a reencarnação – Conforme o ensino dos profetas no Antigo Testamento, principalmente de Daniel no capítulo 12 todo ser humano está destinado a ressuscitar um dia para seguir dois caminhos “a vida eterna ou a morte eterna”.

O próprio Senhor Jesus Cristo disse que chegaria o dia em que todos aqueles que morreram voltarão à vida para receber a recompensa ou castigo conforme aquilo que houveram feito individualmente durante o tempo de sua existência. “Não vos maravilheis disto; porque vem a hora em que todos os que estão nos sepulcros ouvirão a sua voz. E os que fizeram o bem sairão para a ressurreição da vida; e os que fizeram o mal para a ressurreição da condenação, João 5.28,29”.

O apostolo Paulo detalhou e sistematizou a doutrina da ressurreição dos mortos em Cristo, ou seja, daqueles que morreram tendo a sua fé firmada em Jesus e no seu sacrifício na cruz,  leiamos (1 Co 15.51 – 58 e 1 Tessalonicenses 4. 13-18).

Por esta e outras razões eu não acredito na reencarnação. Acredito sim na ressurreição dos mortos que um dia ocorrerá.  E Você em quê acredita?

06 – Não acredito na reencarnação porque ao homem está ordenado morrer uma só vez – A Bíblia diz em Hebreus 9.28 “Assim como aos homens está ordenado morrer uma só vez, vindo depois disso o juízo”.

Não se morre duas, três ou dez vezes conforme alegam os reencarnacionistas. A ordenança de Deus é viver uma vez, fazer a sua escolha do caminho a seguir e depois morrer uma só vez e encarar o juízo ou a salvação eterna. Você já fez a sua escolha?

Se a reencarnação fosse verdade a Bíblia seria mentira. Não se pode conciliar uma e outra. Ou a Bíblia está falando a verdade e o espiritismo está equivocado ou vice-versa. Eu particularmente prefiro acreditar em Deus e na sua Palavra revelada, a Bíblia Sagrada. E Você em quê vai acreditar?

   João Augusto de Oliveira.




2 comentários:

  1. Sou espírita e em nenhum momento contestamos a veracidade da Bíblia, pelo contrário. Agora fico triste com a forma como aquilo em que acreditamos é tratado por alguns crístãos. Me considero cristão como qualquer outro cristão, a única diferença é como vemos a existência humana. Não sou um profundo estudioso da Bíblia mas me lembro de uma passagem que diz: Diversos são os caminhos que levam ao pai.
    Também até o presente momento não encontrei nenhum site espírita que critica a forma como os evangélicos, católicos ou qualquer outro grupo cristão busca se encontrar com Deus. Já este tópico começa com o seguinte tema: Reencarnação ou embuste. Por acaso sabe o significado da palavra embuste? Significa Mentira artificiosa, patranha, ardil, engano, enredo. Eu pergunto, porque ofender tão violentamente a crença de outro. Se creem tanto que a Bíblia é a palavra infalivel de Deus e seu filho Jesus eu pergunto, onde fica o seu ensinamento maior - amai ao próximo como a ti mesmo. Este site se apresenta como Cristão, no entanto eu me pergunto porque este eterno ataque aos espíritas? Nosso lema maior é a caridade. O nosso maior representante no Brasil, Francisco Cândido Xavier dedicou toda a sua vida a caridade. Ele escreveu mais de trezentas obras. E sendo elas "embustes" ou não como insistem elementos neste site, tudo o que ele lucrou ele doou a hospitais, orfanatos. Ele mesmo morreu praticamente pobre mas consciente que cumpriu com o maior mandamento do mestre Jesus. Amai ao próximo como a ti mesmo.
    Fico tão contente quando passo diante de uma igreja evangelica e vejo os jovens cantando e louvando a Deus com tanta efervecencia pois embora eu seja espírita eu vejo nesta hora a obra de Deus afastando estes jovens dos caminhos nefandos que destroem a alma do indivíduo. Eu os parabenizo. Gostaria, um dia, que vocês sentissem o mesmo quando estamos a levar o amor ao próximo. Que as bençãos de Deus esteja com todos. Perdôe se fui inconveniente em minhas palavras.

    ResponderExcluir
  2. Caro Antonio...
    Primeiramente, obrigado por sua visita amiga!
    Veja bem, não estou aqui para ofender a ninguém em particular ou a nenhuma religião. Pois que, respeito bastante todas as religiões. Porém respeitar não quer dizer concordar com o que elas ensinam.
    Analisando o histórico e o desenvolvimento da "Teoria da Reencarnação" ao longo da história e principalmente a luz da Bíblia, não encontro nada que a fundamente e defenda, sendo assim só posso considerar "um embuste", um engano, um engodo.
    Ao usar esses adjetivos não estou a ofender nenhum espírita de forma pessoal, apenas não concordo com a Teoria da Reencarnação, pois não tem base bíblica, ou seja a minha apologia se atém ao campo das idéias e crenças e não a ofensa pessoal. Pois que, conheço vários espiritas que são boa gente.
    Você citou que leu na Bílbia a seguinte frase: Diversos são os caminhos que levam ao pai. Olha Antonio, com todo respeito, mas esse versículo não existe na Bíblia em lugar nenhum, pelo contrário o que a Bíblia diz é o seguinte: Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim. João 14:6.
    Donde entendemos que o "único" caminho do homem para se chegar a Deus chamasse "Jesus Cristo" e ele nunca ensinou nada a respeito de reencarnação.
    Você também fez uma citação acerca do amor...Verdade é que a maior de todas as virtudes é exatamente o amor, e é exatamente por causa deste amor que nós "cristãos" alertamos aos nossos queridos amigos espíritas acerca do caminho errado em que eles estão andando. Se eu não lhe amasse, o deixaria ao léu, não me importaria com a tua alma e nem te alertava.
    Mas o amor de Deus que está derramado no meu coração me obriga Antonio, não só a praticar a caridade mas também a alertar acerca dos falsos ensinos de alguns movimentos religiosos.
    Espero que um dia você entenda que o que faço neste espaço (BLOG) não é ofender a religião ou a crença alheia mas a "pregar a verdade que liberta" CRISTO O SENHOR!

    ResponderExcluir

 

A voz da Palavra Profética Copyright © 2011 - |- Template created by Jogos de Pinguins