segunda-feira, 18 de julho de 2011

0 O Batismo com o Espírito Santo




Texto: E disse-lhes Pedro: arrependei-vos e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para perdão dos pecados e recebereis o dom do Espírito Santo. Porque a promessa vos diz respeito a vós, a vossos filhos, a todos os que estão longe: a tantos quantos Deus Nosso Senhor Chamar(Atos 2-38,39).
.Vós – os judeus (vocês)
.Vossos filhos – dos judeus (seus descendentes)
Os que  estão longe – todos os gentios de todos os povos, tribos línguas e nações. O texto ainda diz: “A tantos quantos Deus Nosso Senhor chamar”. Todo aquele a quem Deus chama tem o direito  ao dom do Espírito Santo, e segundo as próprias escrituras o chamado de Deus é irrestrito, ou seja, ele chama a todos:
...todos os que tendes sede vinde às águas...(Isaías 55-1).
Vinde a Mim todos...(Mateus 11-28).
     É claro que nem todos atendem ao chamado de Deus, mas àqueles que atendem sejam  eles ricos ou pobres, sábios ou incultos, eruditos ou analfabetos... todos tem o direito ao dom do Espírito Santo. Porém quero aqui abrir um parêntese para deixar claro que quando digo que todos tem o direito , esse direito é tão somente pela graça de Deus e não por mérito próprio.
    Olhando através das escrituras  vemos que estas não são passagens isoladas, ou seja, elas se harmonizam as escrituras como um todo. Confira os textos (Isaías 41-18,19 ; Mateus 3-11 ; Lucas 24-49 ; João 16-13 ; Atos 1-8 ; Joel 2-28,29 e Atos 2-27,18). Todos esses textos falam-nos a respeito do quê? É claro que do dom do Espírito Santo. Existem inúmeras outras pasagens nas escrituras que falam a respeito do mesmo tema, provando que o batismo(dom) no Espírito Santo é para nós, ele é atual. Porém analisaremos superficialmente apenas dois desses textos: Joel 2-28 e Atos 2-17: Vejamos:
 ...E há de ser que depois destas coisas derramarei do meu Espírito.
E nos últimos dias acontecerá diz Deus que do meu Espírito derramarei sobre toda carne.
     Observe com bastante atenção a expressão do profeta Joel: Depois destas coisas. Enquanto que o apóstolo Pedro diz: Nos últimos dias.
Joel profetizara a respeito do derramamento do Espírito Santo que ocorreu no dia de Pentecostes em Atos cap. 2-1... e este derramanento continuou e continuará por muitos anos. Porém Pedro olhando para horizontes futuros pelo Espírito de Deus ele diz: nos últimos dias. Observe a ênfase da expressão “últimos dias”, e eu lhe pergunto: Que dias nós estamos vivendo? Não será esse o tempo do Senhor cumprir integralmente a profecia que saira dos lábios de Pedro? Ou será que algum de nós é capaz de ver tudo que está acontecendo a nossa volta com o mundo, Israel e a igreja e ainda assim dizer que não estamos nos últimos dias?
     Deus quer derramar hoje o Espírito Santo sem medida sobre o seu povo, um grande avivamento está prestes a ser derramado. Então o que está faltando? Eu diria que o que falta é nós nos colocarmos em sinceridade e santidade diante de Deus fazendo aquela mesma oração do profeta Habacuque. Aviva ó Senhor a tua obra (Hc 3-2). Que o Senhor vos abençoe. Amém
Είθε η ειρήνη του Κυρίου μας ΙησούΧριστού να είναι μαζί σας (Que a paz de Nosso Senhor Jesus Cristo seja convosco).
     Do vosso conservo em Cristo,

João Augusto de Oliveira

0 comentários:

Postar um comentário

 

A voz da Palavra Profética Copyright © 2011 - |- Template created by Jogos de Pinguins