segunda-feira, 20 de junho de 2011

2 Porque Deus permite o sofrimento do justo?




Acredito que essa seja uma das perguntas mais difíceis de responder de toda a história da humanidade.
No livro sagrado de Jó, encontramos algumas respostas ainda que incompletas acerca do sofrimento que tantas vezes assola o justo. O salmista Asafe, que escrevera o salmo 73 parece que também passou por algumas situações semelhantes às de Jó e de outras centenas de justos que sofrem, e continuarão a sofrer até que a sua redenção seja completada com a Vinda de Jesus para buscar a Igreja.

Primeiro se faz necessário dizer que o sofrimento é uma conseqüência natural da queda de Adão no Éden, a qual o condenou e também a seus descendentes de certa forma a experimentar o sofrimento a partir de então.

Outra razão de sofrermos é às vezes em decorrência de nossos próprios atos impensados e fora da vontade de Deus. Quantos crentes hoje sofrem porque casaram sem consultar a Deus, mudaram de emprego sem consultar a Deus e assim por diante. Tudo aquilo que fazemos, devemos fazer dentro do tempo e direção de Deus, senão o resultado pode ser inevitavelmente o sofrimento.

Outra razão de sofrimento do justo é habitar neste mundo dominado por Satanás e seus agentes. Então o justo sofre por contemplar o pecado e depravação que assola o ser humano, e ele muitas vezes não pode fazer nada para aliviar o sofrimento alheio.

Sofremos também porque temos como inimigo ao Diabo e seus anjos, e como tal somos atacados todos os dias pelas suas “setas inflamadas” as quais procuram nos atingir e nos fazer sofrer.
Enfim, poderíamos citar aqui uma centena de razões pelas quais o justo sofre, mesmo assim ainda perduraria a pergunta: Porque Deus permite que o justo sofra?

É difícil dar uma resposta satisfatória a esta pergunta, mas analisando a Bíblia como um todo encontramos algumas razões pelas quais Deus permite o sofrimento dos justos:

. Através do sofrimento chegamos mais perto de Deus – Quando lemos as histórias do povo D’Israel, ficamos admirados ao ver como aquele povo sofreu e sofre ao longo de seus vários anos de existência. Mas algo que nos chama atenção também é: Todo o sofrimento deles tem por fundamento o amor de Deus que os atrai através exatamente do sofrimento. Ás vezes Deus nos chama de diversas maneiras para abandonarmos o pecado e nos achegarmos a ele, mas a única maneira que realmente funciona é a lição do sofrimento.

- Através do sofrimento reconhecemos que somos pó – Fico a meditar no grande legislador de Israel – Moisés – um homem excepcional, um cientista de seu tempo.  Esse Moisés, após passar quarenta anos sofrendo no deserto de Midiã, ele finalmente tem um encontro com Deus que o manda libertar os filhos de Israel. E qual é a resposta de Moisés? QUEM SOU EU!? Você já pensou como o sofrimento quebranta o ser humano e o faz reconhecer quem ele realmente é: PÓ E NADA MAIS.

-  É através do sofrimento que Deus nos torna sensíveis a ouvir a sua voz – Deus fala conosco todos os dias e de muitas maneiras, acontece que sempre estamos tão ocupados com os nossos afazeres diários que dificilmente temos tempo para lhe ouvir. Então às vezes é necessária uma pequena dose de sofrimento (enfermidade, desemprego, etc.) para nos fazer parar e ouvir em silêncio a voz de Deus nos dizendo: EU AINDA TE AMO E TENHO SAUDADES DE CONVERSAR CONTIGO.

- O sofrimento nos torna mais semelhantes a Cristo – Nunca existiu e nem jamais existirá um homem que sofreu tanto como Jesus. E o mais interessante é que ele não sofreu por si próprio, pelos seus pecados ou porque não seguiu a direção de Deus; ele sofreu por nós. Quando rejeitamos os sofrimentos, rejeitamos também levar a nossa cruz e assim sermos mais semelhantes a Jesus. Ele mesmo disse: Não é o discípulo maior que o seu Mestre... Se ele sofreu, nós também por certo sofreremos. O importante é procurar a razão pela qual estamos sofrendo? O que Deus está tentando me ensinar com essa prova? O que tenho a aprender com esse desemprego repentino? E com essa enfermidade o que Deus está tentando me dizer?

Para encerrar transcrevo a história de um pastor de ovelhas na Palestina... Ele tinha várias ovelhas, mas uma delas era muito teimosa e o pastor sempre lhe chamava a atenção para que ela não ficasse para trás, nem entrasse nos campos alheios a comer o  pasto. Mas qual, ela simplesmente ignorava... Temendo perder a sua ovelha querida e depois de muitas tentativas frustradas de mudar-lhe a natureza, ele tomou uma medida no mínimo absurda àqueles que não entenderam: Quebrou uma patinha da ovelha para assim poder atravessar os campos inimigos com ela aos braços e assim evitar que os lobos a devorassem enquanto se desviava do rebanho. Isso lhe lembra alguma coisa? Será que Deus não precisou lhe quebrar essa patinha para não te perder pra sempre?

     Do vosso conservo em Cristo,

                                            João Augusto de Oliveira.




2 comentários:

  1. Parabéns irmão gostei muito dessa mensagem, é muito edificante.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pela palavra. Alguém podé ria mi responder porque meus brigam tanto pelo passado .e como parar com isso .sei que a resposta está na biblia mas algum odeia mi ajudar .

    ResponderExcluir

 

A voz da Palavra Profética Copyright © 2011 - |- Template created by Jogos de Pinguins