domingo, 26 de junho de 2011

13 Apologia - Unicismo: heresias ou questões secundárias?



Apologia - Unicismo: heresias ou questões secundárias?
Seita ou movimento evangélico com crenças aberrantes? Seja como for, o certo é que os unicistas destoam do cristianismo histórico-ortodoxo. Eles são monoteístas e creem na deidade absoluta do Senhor Jesus. Até aí estamos de acordo. Porém, a identidade de Jesus Cristo que eles defendem contradiz o ensino do próprio Senhor Jesus e de todo o Novo Testamento.

  O número deles é grande no Brasil e no sul dos Estados Unidos. Sua origem retrocede ao bispo Sabélio entre o final do segundo século e o início do terceiro. O unicismo é conhecido como modalismo. Essa crença desapareceu aos poucos da história, mas John G. Scheppe, fundador da seita “Só Jesus” em 1913, a trouxe de volta, ainda que com algumas modificações.

No Brasil, os movimentos unicistas mais conhecidos são Igreja Voz da Verdade, do conjunto de mesmo nome: Igreja Apostólica do Brasil; Assembleia de Deus do Nome: Assembleia de Deus Renovada; Assembleia de Deus unicista de Osasco; Igreja Cristã de Osasco; Igreja Cristã Apostólica; Igreja Cristã Evangélica de Jesus Cristo; Igreja de Deus no Brasil; Igreja Pentecostal dos Apóstolos; Igreja Pentecostal Unida do Brasil; Igreja Pentecostal Unida Internacional; O Tabernáculo da Fé e o Movimento das Maravilhas de Jesus.

Os movimentos unicistas são pentecostais e creem na autoridade da Bíblia. A maioria de seus membros vive uma vida petista e de bom testemunho. Esses são os pontos comuns entre eles e nós, mas divergimos no que diz respeito à doutrina da Santíssima Trindade e ao batismo nas águas.

Cremos em um só Deus que subsiste em três pessoas distintas, o Pai, o Filho e o Espírito Santo. Eles entendem que Deus seria uma mônada estéril, pois defendem a ideia de que Pai é Filho e Filho é Pai, e da mesma forma o Espírito Santo é Pai e Filho, e vice-versa. Trata-se de um monoteísmo absoluto. Ser Jesus o mesmo Deus com o Pai e com o Espírito Santo não significa que são os três uma mesma Pessoa.
Cremos que o batismo é uma das ordenanças dadas pelo Senhor Jesus para os que se convertem a Ele. Logo, é algo para quem já é salvo e não para salvar alguém. Eles, porém, creem no batismo como condição para salvação e o praticam em nome de Jesus, e não em nome Pai, e do Filho e do Espírito Santo, como determinou o Senhor em Mateus 28.19.

Até que ponto o unicismo afeta a salvação é muito discutível. O livro Teologia Sistemática – Uma Perspectiva Pentecostal mostra as duas faces da questão. O capítulo onze, de autoria de Mark D. Mclean, diz: “Embora a sã doutrina seja indispensável ao processo da santificação, o Espírito Santo parece estar mais interessado no que a pessoa tem no coração do que em seu sistema teológico” (pág. 396). É verdade que os unicistas são pentecostais, mas também é verdade que o batismo com o Espírito Santo não significa salvação (1 Co 13.1-3).

Kerry D. McRoberts, na mesma obra, apresenta fortes argumentos bíblicos mostrando que o unicismo compromete a salvação. Reconhece que o conceito unicista da natureza de Deus “deixa totalmente abolida a obra mediadora entre Deus e as pessoas (...) No modalismo, o conceito da morte de Cristo como uma satisfação infinita está perdido (...) Semelhante modalismo é deficiente no que diz respeito à salvação” (pág. 179-180).

Se um unicista ou trinitarianista falar de Jesus para o pecador, sem mencionar a questão teológica, e ele se converter, será salvo? Sim, pois a salvação está no nome de Jesus. Ninguém precisa conhecer a doutrina da Trindade ou qualquer ramo da Teologia para ser salvo. Muitos milhões já estão na glória eterna sem sequer ouvir falar em Trindade. O problema pode residir na continuidade e no discipulado, naquilo que ele vai crer depois, se ele deixar o Jesus do Novo Testamento que recebeu no princípio.
Muitos desses movimentos são agressivos e há os que ousam chamar os evangélicos de diabólicos. O estatuto da Igreja voz da Verdade defende o batismo em Nome de Jesus e o unicismo de Deus.

No manual de batismo, apostila escrita pelo próprio fundador, a Instrução Inicial Pró-batismo, na pergunta da questão 10, diz: “Qual é o significado da palavra Trindade? a) Associação de três pessoas com pensamentos iguais; b) Teoria religiosa de intenção carnal e diabólica com o sentido de alimentar uma ilusão de Satanás que teve a pretensão de pluralizar a plenitude da divindade; c) Decreto religioso por parte ao clero no Conselho de Nicéia no ano de 325 d.C.”. Com essa resposta falsa afirmam que seguimos uma teoria diabólica.

A Bíblia ensina que Jesus é o Filho do Pai ( 2 Jo 3) e não o próprio Pai. Basta uma leitura simples da Palavra de Deus, principalmente nos quatro evangelhos, para se descobrir o absurdo da doutrina unicista. No batismo de Jesus são manifestadas as três Pessoas da Trindade: “O Pai falando do céu, o Filho saindo da água e o Espírito repousando sobre Ele (Mt 3.16-17). Como os três podem ser uma só Pessoa? Nos Evangelhos encontramos com frequência Jesus fazendo menção do seu Pai como uma outra Pessoa. Muitas vezes Ele se dirigia ao Pai em oração (Jo 17). Afirmar que Pai e Filho são uma mesma Pessoa é um disparate.

Jesus disse: “E na vossa lei também está escrito que o testemunho de dois homens é verdadeiro. Eu sou o que testifico de mim mesmo, e de mim testifica também o Pai, que me enviou”, Jo 8.17-18. Jesus está falando de duas pessoas e não de uma. Ele afirmou que veio do Pai e que voltava para o Pai (Jo 8.42; 16.25; 17.3,8). Mais de 80 vezes Jesus afirmou que não era o Pai.

O unicismo é contrário à nossa doutrina. O nosso Cremos, publicado em cada edição do Jornal Mensageiro da Paz, órgão oficial da Convenção Geral das Assembleias de Deus no Brasil (CGADB), diz em seu primeiro artigo de fé: “Cremos em um só Deus, eternamente subsistente em três pessoas: o Pai, o Filho e o Espírito Santo (Dt 6.4; Mt 28.19 e Mc 12.29)”.

A doutrina de Deus é o primeiro de todos os mandamentos (Mc 12.29-30) e é uma questão de vida ou morte (Jo 17.3) e não uma alternativa. A Bíblia diz que negar o Pai e o Filho traz a condenação (Jo Jo 1.22-23). Os unicistas mutilam a personalidade do Pai e do Filho com a doutrina das “manifestações”, que é uma maneira camuflada de negar Jesus como o Filho de Deus (1 Jo 5.5-9). O “Jesus” dos unicistas não é o Jesus da Bíblia (1 Co 11.4). Seguir um Jesus errado leva tal pessoa a adorar um deus errado e vai fazê-lo terminar também num céu errado, logo não se trata de questões secundárias.

OBS: É bom lembrar que o tão popular conjunto “VOZ DA VERDADE” é unicista, portanto partilha do pensamento exposto no artigo acima.

     Na paz de Cristo Jesus a segunda pessoa da Trindade,

                                          João Augusto de Oliveira

Este artigo é de autoria do Digníssimo Pastor Esequias Soares – Pastor da Igreja Assembleia de Deus em Campinas, Teólogo-Apologista e presidente do Conselho de Apologia da CGADB. (publicado no Jornal Mensageiro da Paz - ano 2003).

13 comentários:

  1. Querido irmão,
    Animo-o a conhecer mais sobre o que crêem os unicistas, pois não afirmamos que o Pai é o Filho, pois as NATUREZAS DISTINTAS de ambos faz com que sejam manifestações independentes, de modo que o Filho é Deus em natureza humana e o Pai é Deus em natureza Divina, caso contrário Jesus não seria nem Deus, nem homem. Jesus é Deus no céu, na eternidade e na terra ele era como homem, o filho de Deus. este homem era totalmente dependente do PAI, se comunicava com o Pai e dependia dEle para tudo o que sabia, falava e fazia.
    Há uma só pessoa na Divindade, mas esta se manifesta de três formas TOTALMENTE distintas. Essas manifestações não são só aparentes, elas são reais e substancialmente distintas. Veja bem: O Pai é DEUS na eternidade. A bíblia afirma que nem os céus, nem os céus dos céus podem conter a sua glória. A sua criação não lhe cabe, para que ele se manifeste no mundo Ele o faz pelo seu ESIRITO, que não é uma outra pessoa e sim Ele mesmo, numa manifestação que a criação possa conter. GEN 1:2;
    O Filho é a manifestação de Deus em carne, revelando-nos o pai e apresentando-se como o cordeiro que tira o pecado do mundo, pois ao contrário do que o irmão afirma, Deus, o Pai, vendo que não havia nenhum homem que pudesse se oferecer como expiação pelo pecado, ELE MESMO se fez homem e se ofereceu por nós. O Homem Jesus ofereceu-se a sí mesmo ao Pai como expiação pelos nossos pecados. Nós acreditamos que Deus ao se fazer homem, tornou-se de fato um homem, e como tal fez a vontade do Pai.
    Não vejo como isso possa ser tão difícil de se entender e aceitar mais que a doutrina da trindade que nem na bíblia é mencionada.
    A bíblia refer-se ao mistério da piedade:
    -I Timóteo 3:16
    16 E, sem dúvida alguma, grande é o mistério da piedade: Deus se manifestou em carne, foi justificado no Espírito, visto dos anjos, pregado aos gentios, crido no mundo, recebido acima na glória.
    Hebreus 1:3
    3 O qual, sendo o resplendor da sua glória, e a expressa imagem da sua pessoa, e sustentando todas as coisas pela palavra do seu poder, havendo feito por si mesmo a purificação dos nossos pecados, assentou-se à destra da majestade nas alturas;
    Tornar uma explicação mais aceitável sobre por que ela foi validada pelo concílio católico de NICÉIA não a torna verdade.
    Cremos que há um só Deus e um só Senhor e um só Espírito e nunca afirmamos que o Pai é o Filho, como Deus não é homem, mas sim que Jesus, enquanto Deus é o Pai da Eternidade como diz Isaias e que Jesus é o filho de Deus enquanto homem.
    A paz do Senhor.

    ResponderExcluir
  2. Queridos Pr. Paulo David e Pra. Mel,
    agradeço a vossa honrosa participação neste blog.
    Respeito a vossa opinião e pontos de vista, mas acredito que o artigo acima demonstra de forma inequívoca a exposição da doutrina da Trindade. Doutrina essa que qualquer leitor mediano das Escrituras, mediante uma simples leitura percebe saltar aos olhos essa verdade desde Gênesis até Apocalipse.
    Ademais, fica a pergunta: Se Jesus fosse o próprio Pai, então pra quem ele pagou o preço da redenção na Cruz? Seria pra Ele mesmo? Ou pra Satanás?
    Quando Jesus dizia, na sua humanidade: O Pai é maior do que (Ouvistes que eu vos disse: Vou, e venho para vós. Se me amásseis, certamente exultaríeis porque eu disse: Vou para o Pai; porque meu Pai é maior do que eu. João 14:28).
    Se Ele fosse o Pai então o que estava dizendo seria no mínimo confuso de entender.
    Porque não falar no batismo em Mateus 3.1... "O Filho saindo da água, o Espírito descendo em forma corpórea de pomba e o Pai falando dos céus"... SERÁ QUE PRECISAMOS DE MAIS ALGUMA PROVA?
    Então meus queridos fiquem a vontade para opinar e criticar, mas têm coisas que simplesmente são irrefutáveis.
    Paz.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paz em nome de Jesus!
      Gostaria de saber do nobre irmão, segundo as Escrituras Sagradas, quantos Espíritos há na Divindade?

      Excluir
  3. lendo o texto no blog recomendado pela irmã e pisicologa e conselheira da assembléia em campinas, eu me deparo com um estudo sistematico na crença da trindade assim como os comentários deste pastor e pastora unicistas com explicaçoes sistemáticas....o que não entra em meu coração é que um ou outro ambas as partes sejam condenados ão inferno por acreditarem desta maneira, a menos que não se arrependam das más obras......a exencia do cristianismo é amar o próximo crer em um só DEUS e faser a sua vontade quem tem o filho tem igualmente o pai mas quem nega o filho tbm nega o pai prefiro acreditar e recomendo ãos q tem duvidas em DEUS EM SEU FILHO E NO ESPIRITO SANTO... E ESQUECER DUAS PALAVRAS QUE NÃO ESTÃO NA BIBLIA.... TRINDADE E UNICIDADE...... A SANTIFICAÇÃO APÓS O PERDÃO NO NOME DE JESUS É O SUFICIENTE SEGUINDO ATÉ A MORTE , POIS ESTÁ ESCRITO AQUELE Q PERSEVERAR ATÉ O FIM SERÁ SALVO.....trindade e unicidade são conseitos humanos baseados na biblia mas acreditar em Deus pai, em seu filho Jesus Cristo ,e no Espirito Santo sem questionar ou ir além do que está escrito será melhor para edificação do corpo de cristo amém.....

    ResponderExcluir
  4. Querido compositor berg rodrigo !
    Sou grato pela vossa honrosa cooperação a este humilde blog.
    Claro que repeito o vosso ponto de vista. Se o irmão analisou bem (e credito que o fez) verá que o Mui Digno Pastor Esequias (escritor do artigo), defende praticamente a mesma posição (talvez com palavras um pouco diferentes).
    No demais, fique a vontade para visitar, ler, argumentar e seguir este blog,
    Do vosso conservo em Cristo,
    João Augusto

    ResponderExcluir
  5. Continuação...
    Para os seus defensores, é um dos dogmas centrais da fé cristã, e considerado um mistério. Tais denominações consideram-se monoteístas.
    O termo "Trindade", para expressar a idéia de que a unidade divina existiria em três pessoas distintas, foi Tertuliano. No início do século III, em sua obra "Adversus Praxeas" (2,4; 8,7), ele utilizou o termo latino de "trinitas". Antes disso, e no Oriente cristão, só há o registo do termo grego "Τριας" nos escritos de Teófilo de Antioquia ("Três Livros a Autolycus", 2, 15) redigidos por volta do ano de 180 d.C.
    Pelo menos a Igreja Católica anuncia e ensina o mistério da Santíssima Trindade com base em citações bíblicas, mas desencoraja uma profunda investigação no sentido de querer decifrá-lo.
    Santo Agostinho, grande teólogo e doutor da Igreja, tentou e esforçou-se exaustivamente por compreender e desvendar este enigma. Após muito tempo de reflexão, esforço e trabalho, chegou à conclusão que nós, devido à nossa mente extremamente limitada, nunca poderíamos compreender e assimilar plenamente a dimensão (infinita) de Deus somente com as nossas próprias forças e o nosso raciocínio. Concluiu que a compreensão plena e definitiva deste grande enigma só é possível quando, na vida eterna, nos encontrarmos no Paraíso com o Pai, o Filho e o Espírito Santo.
    Todos os seus ensinamentos têm fundamentos, com bases pagãs, são sustentados com a palavra ‘MISTÉRIO’. Veja o que diz Apocalipse 17:4,5 sobre isto: ‘E a mulher estava vestida de púrpura e de escarlata, e adornada com ouro, e pedras preciosas e pérolas, e tinha na sua mão um Cálice de ouni cheio das abominações e da imundícia da sua Prostituição; E na sua testa estava escrito o nome: Mistério, a grande Babilônia, a mãe das Prostituições e abominações da terra’:
    Obrigado pela atenção

    ResponderExcluir
  6. continuação...
    "De sorte que haja em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus, que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus, mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens; E, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte de cruz." Filipenses 2:5-8 Amém

    ResponderExcluir
  7. Realmente é muito grande o Mistério da Santíssima Trindade de Deus revelada nas Sagradas Escrituras.
    Porém, não é pelo fato de não conseguirmos assimilar o assunto na sua completude que ele deva ser rejeitado, afinal de contas se analisado a luz da Bíblia veremos que a Trindade está lá, do Genesis ao Apocalípse.
    Mas também tenho certeza de que quando chegarmos ao céu, o que compreendemos em parte aqui, então nos será revelado na sua totalidade.

    ResponderExcluir
  8. Saudações

    Porém eu tenho certeza e a convicção da verdade, pois me foi revelada.
    Este dia será um dia ‘singular’ conhecido do Senhor (Zac 14:7). Neste dia todos saberão que um é o Senhor e um é o seu nome (Zac 14:9). Isto acontecerá quando Jesus voltar a Jerusalém. Quando os exércitos das nações parecerem invencíveis, Jesus Cristo, pessoal e visivelmente, o único Deus verdadeiro, o Rei dos reis, o Senhor dos senhores, o Senhor dos Exércitos, voltará ao Monte das Oliveiras, fazendo com que este se fenda - "E naquele dia estarão os seus pés sobre o monte das Oliveiras, que está defronte de Jerusalém para o oriente; e o monte das Oliveiras será fendido pelo meio, para o oriente e para o ocidente, e haverá um vale muito grande: e metade do monte se apartará para o norte, e a outra metade dele para o sul E fugireis pelo vale dos meus montes (porque o vale dos montes chegará até Asel), e fugireis assim como fugistes do terremoto nos dias de Uzias, rei de Judá então rirá o Senhor meu Deus, e todos os santos contigo, ó Senhor” (Zac 14:4, 5; veja também Zac 14:16,17). Perante Ele se dobrará todo o joelho e toda língua confessará que Jesus é o Senhor (Isa 45:21-23; Rom 14:11; Filip 2:10; I Cor 12:3).
    Obrigado pela atenção

    ResponderExcluir
  9. bom . nao consequir entender o "seu" ponto de vista se concorda ou nao com a unicidade>.porem sou da ipb e creio no nome de Jesus. nao é nos pensarmos se Deus e pai ou filho mas " tudo que fazeis faça em meu nome". a paz de Cristo.

    ResponderExcluir
  10. Olá Graça e Paz!
    Amados irmãos em Cristo Jesus, enquanto os filhos de DEUS se dividem em placas de igrejas os filhos do fogo se juntam. Temos que ser uma só Igreja em Jesus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ricardo é um prazer tê-lo em nosso blog. Realmente é triste ver as divisões que existem, porém não nos esqueçamos que o próprio Senhor Jesus ensinou que ele veio trazer divisão neste sentido.
      Oxalá que todos nós estivéssemos no mesmo e no mesmo espírito, mas assim como o apóstolo João ensina: Há o Espírito Santo e o espírito do engano operando no mundo. É claro que não estamos pregando guerras religiosas nem fanatismo, mas não podemos simplesmente concordar com o erro doutrinário que tem proliferado em determinados grupos e fechar os olhos como se tudo estivesse bem.
      Não podemos de maneira nenhuma comungar com o erro e a mentira disfarçada de religiosidade. INFELIZMENTE NESTE SENTIDO temos que nos dividir.

      Excluir
  11. Eu acho muito bonito o que vocês pregam, mas eu fico indignado com a falta de amor de alguns líderes da sua igreja.
    Eu acho que deveria haver um canal aberto para membresia e o concelho de éticas para apurar fatos como o meu, no caso humilhação de um líder ao não me ajudar, mesmo este podendo.
    Eu gostaria de saber qual o canal a ser utilizado para alcançar o conselho de ética, sem prejudicar ninguém nem a mim mesmo.


    ResponderExcluir

 

A voz da Palavra Profética Copyright © 2011 - |- Template created by Jogos de Pinguins