segunda-feira, 9 de maio de 2011

0 REFLEXÃO BÍBLICA – Prega a palavra




REFLEXÃO BÍBLICA – Prega a palavra
Conjuro-te, pois, diante de Deus, e do Senhor Jesus Cristo, que há de julgar os vivos e os mortos, na sua vinda e no seu reino,
Que pregues a palavra, instes a tempo e fora de tempo, redarguas, repreendas, exortes, com toda a longanimidade e doutrina.
Porque virá tempo em que não suportarão a sã doutrina; mas, tendo comichão nos ouvidos, amontoarão para si doutores conforme as suas próprias concupiscências;
E desviarão os ouvidos da verdade, voltando às fábulas.  ( II Tm 4.1-4).

Quando lemos essa exortação do Apóstolo Paulo ao seu jovem amigo e Pastor Timóteo, ficamos a pensar se Paulo realmente escrevia focalizando os seus dias ou os atuais em quem vivemos.
Pois a cada dia parece-nos que o Apóstolo dos gentios escrevia para os nossos dias. Precisam os pregadores, pastores ou qualquer um que labuta no ministério da palavra atentar com singeleza para o que Paulo falou.
   Vivemos tempos difíceis. A cada passo que damos, a cada hora que passamos nos aproximamos mais da Gloriosa Volta de Jesus para nos arrebatar. Contudo, quanto mais se aproxima esse dia glorioso, mais as coisas ficam difíceis e isso envolve até mesmo a Igreja do Senhor.
     Homens que antigamente pregavam um Evangelho puro e cistocêntrico; hoje em dia sucumbiram aos modismos e evangelicalismos modernos, pregando tudo menos a Palavra de Deus.  Foi antevendo isso que o Espírito Santo inspirou Paulo a escrever não somente a Timóteo, mas a toda a cristandade “Prega a Palavra”. Nunca foi tão urgente essa advertência, em vista dos desmandos e pregações vazias que vemos hoje em dia.
     Púlpitos ocupados para falar de campanhas de toda natureza, de arrecadações de todas as formas (muitas delas até ilegais), usos e costumes, enfim tudo, menos a pregação do Evangelho de Jesus Cristo. Sem falar naquelas Igrejas que durante o culto são cantados trezentos hinos (falo figuradamente) e no final dá-se 15 ou 20 minutos para a ministração da Palavra. É por isso que existem tantos crentes vazios, sem alegria na alma e sem temor de Deus; pois onde não se prega a Palavra o povo vive como meninos espirituais se alimentado com leite e não com o sólido alimento.
     Mas esses são os tempos em que vivemos. As próprias pessoas (uma boa maioria) não desejam mais ouvir a verdade e sentem coceiras nos ouvidos todas as vezes que o pregador aborda um tema que exorta a Igreja; pelo contrário, o que muitos preferem são pregações que falam de bênçãos financeiras sem medida, curas mirabolantes e exaltações descabidas às vezes de pessoas que não têm compromisso algum de obedecer e servir a Deus.
    Caros pregadores (e eu sei que existem muitos no Brasil), que possamos atentar para o que escreveu o Apóstolo da Fé e quando assumirmos a Tribuna para entregar a mensagem do Senhor que seja uma mensagem realmente do Senhor para suprir as necessidades do povo e não uma mensagem do pregador para agradar a massa e garantir a agenda. Pois devemos nos lembrar que daremos conta diante do Senhor por tudo àquilo que pregarmos e ensinarmos para o povo de Deus. Muitos não querem pregar certas mensagens para não incorrer no risco de ser impopular, mas onde está escrito que Deus nos chama para sermos populares? Deus chama homens e mulheres como profetas (isas) para falar a sua Palavra seja ela agradável ou não.
     Conforme diz certo pregador: “Se agradamos a Deus, pouco importa a quem desagradamos”.
    Autor: JOÃO AUGUSTO DE OLIVEIRA

0 comentários:

Postar um comentário

 

A voz da Palavra Profética Copyright © 2011 - |- Template created by Jogos de Pinguins